Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 58 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 1:23 am Assunto: Praga atacando os Fícus |
|
|
Olá amigos,
pequenos insetos parecidos com pequeninas moscas estão atacando os Fícus que tenho no meu viveiro: Ficus retusa, F. Boni e F. Benjamina. Só escapou o F. Grenn Island provavelmente por ter a folha mais grossa.
Os pequenos insetos colam nas folhas e provavelmente sugam a seiva provocando a queda das folhas.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 1:24 am Assunto: |
|
|
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 1:24 am Assunto: |
|
|
Em princípio achei que com novos brotos a planta ia se recuperar mas as novas folhas também morrem depois de um tempo:
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 1:25 am Assunto: |
|
|
O primeiro combate foi feito com Óleo de Neem sem sucesso; seguido pela aplicação de calda de fumo. Nada dos bichos morrerem... A única coisa que está morrendo são os meus Fícus...
Se alguém puder ajudar eu agradeço...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 9:45 am Assunto: |
|
|
Edson,aqui em casa esses bichos atacaram um pé de graviola,ai eu usei barrage,que é um produto para matar carrapato,você dilui umas 4 á 5 gotas em 500 ml e borrifa no local atacado(não deixe cair no substrato borrife de longe para não afetar a planta)se não funcionar aumente a dosagem.
 _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 10:30 am Assunto: |
|
|
edson0605,
tambem tenho sofrido com esses insetos.
a unica coisa que fiz e amenizou por um tempo foi retirar todas as folhas infectadas de todos os ficus ao mesmo tempo, ensacar e queimar.
não tenho usado produtos quimicos mais e por tanto foi a solução viavel.
apos isso, acho que a aplicação semanal de oleo de neen deve mater estes insetos afastados.
é dificil que qualquer agente não sistemico derrube esses insetos pq eles se protegem dentro das folhas que eles fecham como um casulo.
vlw
abraços |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 9:05 pm Assunto: |
|
|
Estou com este mesmo problema inclusive o pé de graviola coitado ja sofre a anos e sempre é atacado por essa praga, agora porem em menor quantidade é minha acerola, bom vou tentar fazer o que o irmao thassio indicou se melhorar na graviola que esta no chao e é antiga, eu uso na acerola, Abraço e boa sorte Irmaos! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 9:13 pm Assunto: |
|
|
Bom dei uma pesquisada aqui e achei um Irmao que indicou este produto, parece ser menos agressivo do que aquele que o Thassio indicou, enfim vou tentar este antes caso alguem alem do irmao que indicou ja tenha usado e queira reforçar com alguma experiencia seria valido, bom segue o link Abraços!
http://www.idealbonsai.com.br/inseticida-forth-defende-com-borrifador-500ml-p288/ _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Dante
Registrado: 10/11/07 Mensagens: 20 Localização: Juiz de Fora - MG
|
Enviada: Qui Dez 20, 2012 1:24 pm Assunto: |
|
|
Oi, pessoal!
O nome desses bichinhos aí é Tripes, conhecido também como Lacerdinha.
De vez em quando e agora muito raramente, tenho problema com eles nos meus Fícus. Quando isso ocorre e somente em casos extremos faço o combate com o inseticida SBP com óleo de citronela (comprado em supermercados), o qual tem se mostrado bem eficaz. Além do uso do insetida, corto todas as folhas afetadas, queimando-as imediatamente.
Como preventivo, uso mensalmente o óleo de neem que é um inseticida totalmente natural e eficiente no combate a várias espécies de insetos e ácaros.
Existem também na net, várias receitas de caldas e inseticidas alternativos que podem ser usados como preventivos...
O tópico abaixo pode auxiliar também.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14505&sid=85fb501839095b47ee2fe3cd149cd306
Grande abraço! _________________ Dante.
Juiz de Fora - MG |
|
|
 |
|