|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rômulo
Registrado: 18/02/09 Idade: 41 Mensagens: 16 Localização: São Sebastião da Amoreira-PR
|
Enviada: Seg Mar 26, 2012 9:00 am Assunto: |
|
|
Bom dia IVO! Estou com algumas dúvidas, acho que vc consegue elucidá-las, como eu disse tenho sementes de Acer Negundo e de Liquidambar Styraciflua, mas vi na net sobre o Acer Buergerianum, este último, adquire uma coloração outonal mais intensa do que os dois anteriores? se adapta bem aqui no PR? e entre o Acer Negundo e o Liquidambar, qual se adapta melhor? Ouvi falar que existe também um tal de Acer Floridanum, dizem que é uma variação do tradicional Acer Saccharum e que se adapta bem a clima como o do Paraná? aliás, o Acer Saccharum vai bem por aqui?
Quantas perguntas eim?
E seu Nothofagus Obliqua, como vai? |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Seg Mar 26, 2012 10:22 am Assunto: |
|
|
Oi, Romulo.
Vamos por partes:
1) O Acer buergerianum é muito fácil de encontrar, basta procurar. Eu mesmo tenho mudinhas para intercâmbio. De fato é muito bonito no outono, coloração alaranjada ou vermelha;
2) Tanto faz o Liquidambar ou o A. negundo; ambos se adaptam muito bem. Apenas o liquidâmbar é mais exigente em solo úmido;
3) Não conheço o Acer floridanum, mas tenho o Acer saccharum; aqui ele se adaptou, mas como o cultivo como bonsai, faço um agradinho para ele deixando-o seis semanas numa câmara fria no inverno a 3°C.
Abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Rômulo
Registrado: 18/02/09 Idade: 41 Mensagens: 16 Localização: São Sebastião da Amoreira-PR
|
Enviada: Seg Mar 26, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
Ivo escreveu: | Oi, Romulo.
Vamos por partes:
1) O Acer buergerianum é muito fácil de encontrar, basta procurar. Eu mesmo tenho mudinhas para intercâmbio. De fato é muito bonito no outono, coloração alaranjada ou vermelha;
2) Tanto faz o Liquidambar ou o A. negundo; ambos se adaptam muito bem. Apenas o liquidâmbar é mais exigente em solo úmido;
3) Não conheço o Acer floridanum, mas tenho o Acer saccharum; aqui ele se adaptou, mas como o cultivo como bonsai, faço um agradinho para ele deixando-o seis semanas numa câmara fria no inverno a 3°C.
Abraço!
Ivo |
Obrigado pelas respostas, então quer dizer que onde o inverno é frio, mas um pouco mais seco o Acer Negundo é uma melhor opção do que o Liquidambar?
Dizem que o liquidambar fica enorme, será verdade?
Dizem que o Acer Buergerianum é muito pequeno quase um arbusto,será verdade, ele demora em sua extratificação?
É verdade que quanto mais seco for o inverno, e maior a amplitude térmica, mais intensa a coloração das árvores decíduas?
Uma última pergunta: Você conhece, ou seja, existe alguma árvore nativa brasileira que adquira coloração outonal? ou todas as caducifolias do Brasil são como os ipês que só trocam as folhas em épocas de seca?
Muito obrigado mesmo pelas respostas, vc é muito gente boa!
Desculpe tantas perguntas, mas como você disse que também é apaixonado por espécies decíduas temperadas, vi que vc tem um conhecimento nesta área.
E seu Nothofagus Obliqua como vai? |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 9:54 am Assunto: |
|
|
Oi Rômulo.
Vamos por partes:
1) "quer dizer que onde o inverno é frio, mas um pouco mais seco o Acer Negundo é uma melhor opção do que o Liquidambar?" R. Não; o teor de umidade que conta é o do solo;
2) "Dizem que o liquidambar fica enorme, será verdade?" R. Sob condições adequadas, sim, fica enorme. Em Campos do Jordão, aqui perto, há alguns com cerca de 30 metros!;
3) "Dizem que o Acer Buergerianum é muito pequeno quase um arbusto,será verdade, ele demora em sua extratificação?" R. Atinge uns 5 metros; a estratificação é das mais fáceis: 2 a 3 meses em areia úmida;
4) "É verdade que quanto mais seco for o inverno, e maior a amplitude térmica, mais intensa a coloração das árvores decíduas?" R. Sim, é verdade, embora isso não impeça que as árvores na costa leste dos EUA, mais úmida, sejam talvez as mais bonitas do mundo no outono;
5) "Você conhece, ou seja, existe alguma árvore nativa brasileira que adquira coloração outonal? ou todas as caducifolias do Brasil são como os ipês que só trocam as folhas em épocas de seca?" R. Sim, existem. Não como as de clima temperado frio, elas são especializadas, mas há. Eu tenho, por exemplo, o capitãozinho (Terminalia triflora), da floresta estacional do interior de SP e do PR, que aqui em minha região, sob cultivo bonsai, fica alaranjada em junho antes de se despedir das folhas. Há outras também: o espinilho da serra (Sebastiania commersoniana), abundante por aqui, fica amarela no fim do outono; a maria pobre do cerrado (Dilodendron bipinnatum) fica vermelho vivo quando chega o outono em regiões mais frias que a sua origem; e assim vai, vale a pena testar.
Abraço!
Ivo
PS: meus Nothofagus estão ótimos  _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Rômulo
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 2:17 pm Assunto: |
|
|
IVO, quer dizer que essa Terminalia triflora, é nativa de minha região? nunca vi essa árvore, é difícil encontrar sementes?
E o Acer tridente, vc tem sementes? quanto tempo dura uma semente de acer?
Outra coisa, quando disse invernos secos, quer dizer que aqui no norte do PR chove menos do que em Curitiba, mas faz frio quase como lá, e outra, é a chuva que determina a umidade do solo não? se for isso, quer dizer que o Acer Negundo ficaria um amarelo mais intenso?
Você conhece o Cedro (cdrella Físsilis), tem um em uma avenida no meu bairro, agora no outono ele perde todas as folhas e até começa uma coloração diferente, algumas folhas ficam meio amareladas, outras meio avermelhadas, mas é muito pouco perceptível, mas já é um começo hehehe.
Amigo, agradeço muito pelas suas respostas e pela paciência, gosto muito desse tipo de assunto, árvores decíduas é o que há hehehehe. |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 1:41 pm Assunto: |
|
|
Oi, Romulo.
Para responder, de novo, por partes.
1) "quer dizer que essa Terminalia triflora, é nativa de minha região? nunca vi essa árvore, é difícil encontrar sementes?" R. Ela ocorre na mata estacional, cujo nome técnico é Floresta Latifoliada Semidecídua da bacia do Rio Paraná; não ocorre nos pinhais, embora possa aparecer na transição (tensão ecológica). Apesar de ampla distribuição, é descontínua e aparece em baixíssima frequencia, sendo ocasional em vária áreas. Não posso garantir que exista aí perto de você. Não sei onde obetr sementes.
2) "E o Acer tridente, vc tem sementes? quanto tempo dura uma semente de acer?" R. Não tenho.
3) "Outra coisa, quando disse invernos secos, quer dizer que aqui no norte do PR chove menos do que em Curitiba, mas faz frio quase como lá, e outra, é a chuva que determina a umidade do solo não? se for isso, quer dizer que o Acer Negundo ficaria um amarelo mais intenso?" R. A quantidade de chuva pode influir mas não determina a umidade do solo; isso depende da composição do solo. Solo arenoso em área chuvosa é mais seco que solo argiloso ou turfoso em área de clima seco.
4) "Você conhece o Cedro (cdrella Físsilis)...?" R. Sim, ele é abundante aqui onde moro.
Abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Rômulo
|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 1:52 pm Assunto: |
|
|
Novamente lhe agradeço IVO, vc tem sido muito esclarecedor e tem me ajudado a decidir o que fazer e qual espécie escolher.
Aqui onde moro é solo vulcânico, a famosa terra vermelha do norte do PR, ou seja não é solo arenoso.
Outra pergunta, por quanto tempo eu posso guardar as sementes de Acer e de Liquidâmbar?
Acho que por hora é só isso mesmo, e desde já lhe agradeço novamente. |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 29, 2012 12:48 pm Assunto: |
|
|
Oi Rômulo
É muito vaga a resposta sobre quanto tempo podem ser armazenadas as sementes em questão. Depende de alguns fatores. Mas vou tentar:
1) Em temperatura ambiente: 2 a 4 meses;
2) Em câmara fria (pode ser geladeira), secas e em recipiente hermeticamente fechado: 2 anos;
3) Já em estratificação úmida: até germinar; se não germinarem, morreram.
Abraço!
|
|
 |
Irineu Santana

Registrado: 02/07/10 Idade: 53 Mensagens: 29 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 10, 2012 7:15 pm Assunto: |
|
|
Ola Amigos
Ivo, você não é o único que possui Roble Pellin, he, he.
Quanto à Lenga, está indo bem, apesar de ser difícil avaliar pelo pouco tempo que trabalho com esta espécie. Suponho que além do frio a altitude também influencie no seu desenvolvimento. Continuo tentando...
Abraços _________________ O grande elefante
não anda pelas trilhas
dos pequenos coelhos |
|
|
 |
Rômulo
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 8:49 am Assunto: |
|
|
Alguém de vocês, Ivo ou Irineu Santana, tem sementes de Rooble pelin ou de alguma outra decícua para vender ou doar? |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:07 am Assunto: |
|
|
Irineu Santana escreveu: | Ola Amigos
Ivo, você não é o único que possui Roble Pellin, he, he... |
Que bom, Irineu! Numa outra mensagem sua entendi que o seu havia morrido; fiquei bastante decepcionado pensando que não teria mais com quem trocar experiências. Mas agora me animei de novo.
Como está se comportando? Já começou a colorear-se no outono? Está ativo? _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Irineu Santana

|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 1:33 pm Assunto: |
|
|
Ivo, de fato as mudas que eu tinha não vingaram, mas consegui novas. Estou com Lengas, Coihues, Robles e Arrayan.
Rômulo, as sementes que eu tinha eu já plantei. Mas a germinação é baixa. Dentro de uns 10 anos talvez eu tenha plantas disponíveis para a troca ou venda, vai depender da aclimatação. Por enquanto, é só uma experiência. _________________ O grande elefante
não anda pelas trilhas
dos pequenos coelhos |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 13, 2012 12:35 pm Assunto: |
|
|
Oi Irineu.
Novo início, parabéns
Tenho uma dica para cultivar o Nothofagus obliqua, descoberta por pesquisa e testes: use para eles no vaso uma mistura, em partes iguais, de areia de filtro de piscina e esfagno picotado; este substrato dá a drenagem e a umidade necessárias de forma equilibrada. O pellín é muito exigente em solo úmido, mas não tolera solo encharcado, daí a dica do equilíbrio.
Também, não é conveniente expô-lo a pleno sol nos primeiros 3 anos, use sombrite a 50% ou 70%. Ele nasce em áreas semi sombreadas nos bosques caducifólios entre os paralelos 33 e 43 no Chile e Argentina e só atinge o pleno sol quando é maiorzinho. Aliás, sob semi-sombra, ele dispara a crescer, o que é muito conveniente para nós. Os meus, com menos de um ano, já passam dos 30cm em vaso de 1 litro!
Quanto à propagação, vou tentar sashiki quando perder as folhas.
Abraço! _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 8:01 am Assunto: |
|
|
Irineu Santana escreveu: | Ivo, de fato as mudas que eu tinha não vingaram, mas consegui novas. Estou com Lengas, Coihues, Robles e Arrayan.
Rômulo, as sementes que eu tinha eu já plantei. Mas a germinação é baixa. Dentro de uns 10 anos talvez eu tenha plantas disponíveis para a troca ou venda, vai depender da aclimatação. Por enquanto, é só uma experiência. |
Oi Irineu,
Conforme eu havia dito tentei reproduzir o pellín (Nothofagus obliqua) por estaquia; deu certo Vou tentar mais no próximo inverno.
Dos arrayanes que me enviou um não vingou mas o outro está crescendo muito!
Infelizmente perdi minha lenga por razão ainda desconhecida. Paciência. Quem sabe no futuro eu possa ter outra
Abraço! _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Irineu Santana

|
Enviada: Ter Dez 11, 2012 12:22 pm Assunto: |
|
|
Ola Ivo
Ótimas notícias sobre o Roble Pellin. Lamento pelas perdas, ainda mais sabendo da dificuldade de se conseguir estas espécies. Quanto a mim, continuo tentando (as minhas ainda são pequenas mudas).
Abraços _________________ O grande elefante
não anda pelas trilhas
dos pequenos coelhos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|