| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Qua Mar 21, 2012 5:06 pm Assunto: Arvores da Mata Atlantica |
|
|
| Gostaria de abrir uma discussão para colher informações para um projeto pessoal. "Quais árvores que existem ou existiram na Mata Atlantica posso trabalhar para obter bonsai?" De outra forma: gostaria de a partir de uma relação de árvores consideradas da Mata Atlantica, pesquisar as experiencias já feitas no desenvolvimento de bonsai, obter mudas em viveiros e repantla-las para trabalhá-las objetivando os bonsai. Vou mais longe no meu sonho, descrever todo o trabalho, fotografar e por fim apresentar o resultado dele nesse e em outros foruns. Mais longe ainda: se alguem ja andou por esse caminho, me permitiria descrevê-lo também? Absurdo, esse sonho? Quem pode me ajudar respondendo? |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 12:19 pm Assunto: |
|
|
| Não tenho conhecimento para ajudar muito Edgard, mas com certeza já virei fã de seu projeto!! A idéia é fantástica, vou acompanhar!! |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 1:19 pm Assunto: |
|
|
Edgard,
Achei muito interessante seu projeto.
Acredito que para melhores resultados, o interessante é iniciar pela experimentação. Geralmente, mudas nativas são baratinhas, e você pode comprar alguns espécimes para fazer seus testes.
Eu tenho um projeto um pouco menos ousado, em desenvolvimento. Utilizo várias espécies pouco conhecidas entre os bonsaistas e faço minhas experiências. Já descartei algumas espécies da minha lista.
Uma espécie que tem me dado esperanças de um grande trabalho é a sangra d'água (Croton urucurana), planta da qual não encontrei nenhuma informação em condução como bonsai, mas que é muito atrativa por suas folhas em forma de coração, e que mudam de cor, de um verde claro para um alaranjado muito bonito.
Além dessa espécie, há algumas mais comumente utilizadas para esse fim, como a sibipiruna, angico, aroeira, branquilho, canafístula, figueira-mata-pau, guajuvira, as várias mirtácias, imbiruçu, ipê, jacarandá, paineira, caliandra, Cambuí, Chuva-de-ouro, Copaíba, jatobá, jequitibá, Bougainvillea glabra, tamboril e outras que também são encontradas na mata atlântica.
Também não encontrei informações sobre tarumã, outra espécie que tenho cultivado no meu viveiro, e que apresenta grandes possibilidades.
Desejo-te boa sorte na empreitada.
Abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 6:17 pm Assunto: |
|
|
| Bem amigos, consegui apoio de uma empresa (ONG) que trabalha com reposição florestal e outros projetos ligados à sustentabilidade, como por exemplo moagem de podas de árvores de ruas e condomínios para formação de adubo, etc que é a Pé-de-Planta com sede em Sorocaba. Colocarei vcs à par, até pq este forum será meu registro. O que espero deles agora: a lista das árvores, o fornecimento de mudas (em saquinho, por exemplo), alguma literatura sobre o cultivo das referidas árvores. Mas, espero forte participação de vcs, colaborando com o conhecimento que vcs têm e relatando experiencias. Depois de algum tempo, produzirei relatório/resumo. No futuro, quem sabe poderemos despertar o interesse dos bonsaístas para cultivo de nossas árvores nativas da Mata Atlântica. Já agradeço as manifestações e aguardo muitas outras. Abraço. Edgard de Vinhedo. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 10:20 pm Assunto: |
|
|
Beleza de projeto Edgard!!! Realmente a nossa Mata Atlântica tem um grande potencial de plantas para bonsai que ainda não foram exploradas, como exemplo posso citar 3 espécies que tenho aqui, que são o manacá de jardim, (ou de cheiro) o qual obtive por meio de um yamadori numa pequena ilha de Mata Atlântica na minha região, o angico cascudo, que tem um tronco fantástico, e que também tem uma matriz aqui perto, na qual já estou de olho, só esperando ela florescer para fazer a coleta, e o pau ferro que me surpreendeu positivamente pelo rápido crescimento, brotação e propagação. Além das quaresmeiras, manacás da serra, aroeiras e uma infinidade de leguminosas com ótimo potencial de trabalho. Já tive também alguma experiência com o jatobá, e o pau brasil (extremamente lentos).
Em breve estarei em maior contato com sementes e mudas de várias nativas da MA, qualquer novidade te comunico.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 26, 2012 3:16 pm Assunto: |
|
|
Amigos, em abril vou visitar o viveiro da Pé de Planta em Sorocaba, para o qual fui convidado. Existem mudas à minha disposição. Mas meu interesse é instruir um técnico para eles proprios irem prerando as mudas para futuros bonsai (mamadeira+substrato+fertilização+trato diário), pq não vou dar conta nem tenho lugar para algo tão grande. No meu projeto idealizo em 2016 (por exemplo) levar para a reunião de Ribeirão Preto (ouviu Mario!) uma apresentação com audiovisual e etc do andamento do projeto, pq já teremos algo andando depois de tres anos.
Atila, do manacá tenho umas mudas que brotaram a partir de estacas do meu proprio pé. Os outros ainda não tenho. Mande-me as informações que vc tem de cultivo por favor. Abraços a todos. |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Mar 29, 2012 4:44 pm Assunto: |
|
|
fala ae Edgard...
coloquei esse link no forum...
não é especifico da mata atlantica...
e sim nativas do brasil...
tem uma tabela bem interessante, quanto a época de colheita das sementes,
acho que vale só pelo nome cientifico e o popular...
ajuda bastante na identificação e busca por espécies.
http://www.cepen.com.br/arvore_nat_dicas.htm
espero ter ajudado em alguma coisa..
abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 29, 2012 6:16 pm Assunto: |
|
|