FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Rosa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2012 4:05 pm    Assunto: Caliandra Rosa Responder com citação

Olá pessoal, abaixo fotos de minha Caliandra Rosa. Adquiri essa planta em um viveiro, estava com o torrão bastante danificado, literalmente, quebrado bem na metade de sua altura dentro de um daqueles sacos plásticos de mudas, quando levantei a planta ela saiu em minhas mãos e ficaram metade das raízes com um substrato seco e duro que já estavam quebradas mas a parte foliar estava bem saudavel e deduzi que o problema fora recente, então pechinchei no preço e levei pra casa.
O que fiz nela até agora foi reenvazar, diminuir, limpar a copa e aramei uns galhos de formação de uma copa mais baixa, isso faz uns 20 dias atrás, deixei o substrato alto pq cobri bem o neebari onde usei bastante hormonio enraizador para estimular raízes capilares, daqui 1 ano vou retirando e descobrindo as raizes, agora está na recuperação ainda na sombra, mas já está lançando algumas folhas novas e até já me presenteu com duas ou tres flores.
Gostaria de opiniões e idéias de projeção.

Vista de Frente
[/img]

Vista lateral

Vista de cima
[/img]

Detalhe da flor...coisa linda de se ver...sou apaixonado por essa planta
[/img]
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2012 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

Exemplar bacana hein cláudio!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2012 12:53 pm    Assunto: Responder com citação

Belo material, parabéns.
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2012 10:22 pm    Assunto: Re: Caliandra Rosa Responder com citação

Bela planta. Acompanhando!
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2012 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Convido meus amigos a não somente acompanhar...podem participar tb...preciso de idéias e projeções....Abraço a todos
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2012 5:02 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Claudio, vc fez uma ótima aquisição. Entretanto, ao proceder com a recuperação dela, cometeu um pequeno engano, que foi o de replantar num vaso como esse, que não oferece condições razoáveis para proporcionar estabilidade no raizame da planta, comprometendo seu desenvolvimento. O correto seria ter usado uma bacia plastica média, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante.

Vasos, aliás, são a ultima etapa no processo de formação do bonsai, e devem sempre ser adquiridos apenas quando a planta estiver definitivamente pronta para ser envasada neles. A bacia, dentro dos padrões que citei, possibilita um ótimo controle do cultivo, favorecendo o desenvolvimento radicular correto, e estabelecendo linhas de trabalho e de intervenções mais facilmente aplicaveis.

Minha sugestão é aguardar até a primavera e proceder ao reenvase para uma bacia. No inverno, proceda a um corte sistematico em todos os galhos, reduzindo seu comprimento. Com isso, vc irá conseguir aumentar a area de densificação, aproximando as brotações do tronco, o que deixará sua planta com uma aparencia melhor, com a folhagem bem densa.

Enquanto isso, não estando nós nem no inverno nem na primavera, para as intervenções necessárias, vá adicionando adubação liquida, sendo a melhor época no período exato que completar 45 dias desde o reenvase atual. Experimente o FOSWAY, da empresa Tecnutri. Ele é excelente para frutiferas e floriferas, e deixará sua planta mais vistosa e com saude revigorada, apta a suportar os cortes que sugeri fazer no inverno, sem risco de perda.

Um detalhe curioso sobre um bonsai é que se trata de uma arvore, ou arbusto, ou trepadeira, em que o mais importante é a distribuição correta dos galhos formadores da estrutrua aerea. Geralmente, opta-se por um minimo de galhos e não um maximo de galhos. Sua planta está nessa segunda condição, então alguns desses galhos, inclusive esses que voce aramou, terão que ser cortados fora, pois não servem para nada, ocupam uma posição fraca na planta e subtraem energia onde ela é mais necessária, comprometendo o desenvolvimento otimizado da planta.

Na segunda imagem, percebe-se a existencia de dois ápices, quando a planta só irá precisar de um. O ideal será eliminar o excedente fora, para que ela possa se recuperar adequadamente, e fortalecer-se, facilitando o trabalho de formação apical posteriormente. Para decidir qual apice cortar e qual manter, siga a linha de movimento do tronco desde a base e observe qual conduz a melhor conicidade até o topo (conicidade é o fator primordial que determina que a base é larga e afina-se, à medida em que o olhar avança em direção ao final).

Preserve sempre o de menor conicidade, isto é, que seja mais fino em contraponto contrário a base do tronco. Se um dos apices tiver a mesma grossura do tronco no tachiagari ou próxima a isso, então esse deve sair. (tachiagari é o primeiro terço do tronco, desde a base até o primeiro galho). Nessa planta, considerando a melhor frente a que é mostrada pela primeira imagem, primeiro galho é o galho da direita, vez que os dois da esquerda (que estão aramados) devem ser cortados fora, pois não servem para nada e estão mal posicionados.

Esse primeiro galho sim, poderá ser aramado e reconduzido a uma posição correta, mais para o centro, com um ligeiro movimento sinuoso lateral. Com isso, estabiliza sua planta, agregando a ela mais movimento no tronco.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2012 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

Eu ja estava sentindo falta das aulas do colega nickyfury, grande encinamento.
Valeu
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Grande palavras do amigo Nicky.
Se me permite completar, eu retiraria todo o musgo para que as raízes terem uma melhor aeração.

Abraços
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Nicky, na verdade fiquei inseguro de efetuar poda radical então me lembrei da regra básica, para se retirar um galho precisamos de alguns segundos, para termos ele de volta, muitos anos, se tivermos sorte, então deixei tudo como estava, apenas reduzi a massa foliar como comentei. Não consigo visualizar exatamente a sua sugestão de poda e estilização da copa, vc poderia, se não for incômodo, indicar na foto onde eu cortaria para ficar mais claro? Obrigado.
Quanto ao vaso, eu coloquei nesse pq julguei que a planta já tivesse um tamanho adequado, aprox. 50cm, inclusive pretendo reduzir uns 20% na altura ainda e sua base é bastante interessante...não visualizamos pq eu cobri...mina idéia seria apenas trabalhar a copa, mas agora vejo que está longe disso.
Para melhorar a visualização e estudo, estive pensando numa desfolha total, poderia fazer isso nesse momento, aí tiraria novas fotos apenas da estrutura dos galhos e postaria aqui, o que acham?
Em resposta a sugestão do Luan, apenas coloquei bastante musgo para que o substrato não se perca com as regas, pretendia retirar daqui uns 60 dias.
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio,

Visto que já estamos no outono, o que faz as plantas crescerem num ritmo muito lento acho melhor não realizar desfolha agora. Sei que as vzs temos a pressa de realizar intervenções e ver logo a planta "pronta", acho melhor, como já disse o Nicky, aguardar até a primavera.

Quanto ao musgo, foi só uma sugestão, pq o musgo apesar de se apresentar muito bonito, dando o aspecto de gramíneas, não traz nenhum benefício à planta.

Abraços
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Certo então, farei o seguinte, manterei o que foi feito, de olho na recuperação da planta, daqui um mês, aproximadamente, entrarei com adubação e só, no inverno, manterei ela no sol da manhã porém, fora da geada pq aqui o bixo pega, aguardarei até o mês de agosto, final do inverno e aí sim, voltarei a trabalhá-la, colocar em vaso de treino novamente, poda e tal...no mas....agradeço pelas dicas.
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 15, 2012 11:40 pm    Assunto: EVOLUÇÃO DA CALIANDRA Responder com citação

Bem pessoal, acho que já é hora de postar novidades sobre minha caliandra, não foi fácil mas procurei seguir as orientações de vocês, no final do inverno, mais precisamente 2ª quinzena de agosto eu efetuei uma desfolha total e poda de estilização na planta, nesse meio tempo eu li bastante e acompanhei no fórum vários trabalhos a fim de me capacitar para executar essa etapa, olhava pra ela todo dia e a cada olhada eu definia qual seria o melhor caminho, enfim, decidido, chegou a hora de praticar, só não efetuei o envase para a bacia pq ela respondeu muito bem com a adubação, emitindo ótima brotação e, pra não gerar mais stress no mesmo ano, decidi deixar pro ano que vem, se precisar. Quanto aos 2 galhos mais baixo que o amigo nick sitou...Esses sim eu não tive como resolver, acho que se retirá-los, o 1º galho, que hoje é o 3º ficará posicionado muito alto desvalorizando o tronco que é meio fino para essa proporção, o que penso em fazer é reduzir ainda mais a altura da árvore e retirar apenas um dos dois, ainda não decidi.
segue foto, amanhã fotografarei mais angulos e postarei pra voçês, agora ela se encontra com mais brotações.

Gustavo Santos

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 12:04 am    Assunto: Responder com citação

Acredito que fez uma ótima escolha no estilo. Acompanhando!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2012 11:21 am    Assunto: FOTOS ATUAIS Responder com citação

SEGUE MAIS FOTOS

FENTE

DETALHE DO NEBARI FRENTE

CIMA

ATRAZ, NOTEM ONDE RETIREI O GALHO QUE FORMAVA COPA DUPLA, ESPERO QUE CICATRIZE BEM.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: