Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 9:40 am Assunto: OUTRO BUXINHO |
|
|
Aqui esta outro buxinho com +ou- 5 anos , estou na duvida quanto ao estilo , podem me ajudar..??? MUITO OBRIGADO   |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 9:50 am Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 1:25 pm Assunto: |
|
|
Ai esta , meus caros , outro buxinho para opiniões , 5 anos 35 de altura , esse me parece um ereto-informal {certo??} Pretendo adensar mais a copa e trocar de vaso { claro , por outro maior ..rsrsr meu pecado } Aceito de bom grado sugestões de todos , que por sinal são excelentes padrinhos ... |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 1:40 pm Assunto: |
|
|
Eu cortaria o galho do meio, formando copa com as massas da esquerda e da direita..
o que os outros pensam? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 5:32 pm Assunto: |
|
|
Talvez aramar e podar , deixar crescer este galho pequeno da ultima foto , perceberam o uro na segunda {não tenho alicate bola , custa muito caro,me viro como posso ..rsrsr} vou pensar se corto o galho do meio .. valeu ARZIVENKO; |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 41 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 5:55 pm Assunto: |
|
|
Eu reduziria ele aos poucos p/valorizar mais o tronco, vai ficar bem parrudo...vc pode esconder um pouco mais as raízes no próximo transplante...raizes aparentes são legais p/dar idéia de força, mas quando aparecem em demasia, junto com as mais finas como é esse caso dão a ideia mais é de relaxo (desculpe por nessas palavras, não me veio outra melhor)
Junto com a valorização do tronco segue o urô, que está bem interessante...talvez só cavocar mais um pouco p/que fique mais fundo...
Vc pode podar na altura onde tem aquele galinho nna forquilha e reiniciar o trabalho a partir daí e das novas brotações que virão...sei q é meio drástico, mas tb é bem gratificante ver a planta tomando forma aos poucos...
Para isso vc talvez devesse plantá-la em uma bacia com substrato bem drenante e nutritivo... quanto ao estilo, pode ser um hokidachi ou quem sabe mesmo um moyogi...isso vai depender da resposta da planta... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 5:53 am Assunto: |
|
|
Sérgio
Estou com o pessoal... Podando e aramando (aramação pesada ) Também poderia futuramente pensar em algo parecido com o projeto abaixo:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 31, 2009 11:50 am Assunto: |
|
|
Sempre tive problemas com vasos , falta de opção , fiz um pedido e chegará por estes dias .. vou trocar estes que estão pequenos demais .. vou baixar a copa e melhorar o uro .. obrigado a todos ,,.... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 7:25 pm Assunto: Buxos sempervires 3 |
|
|
Boa noite!
Reparem que este tópico é de março de 2009 , ou seja de quando me registrei no forum.
Apesar de já cultivar meus pseudobonsai a varios anos não tinha referencia , fotos , dicas ou material de estudo. Caminhava sem rumo ...
Alguns topicos que criei na epoca ficaram esquecidos e resgatei este para mostrar a evolução do buxus em 3 anos de cultivo e condução mais apropriada, valendo-me das dicas e do material de estudo do Atelierdobonsai.
Em 2010
Em 2011
Março/2012
 |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 8:18 pm Assunto: |
|
|
Ficou show.
Tu evoluir muito.
Um dia chego lá!!!!! _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 8:34 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pelo resultado que você conseguiu,
na minha humilde opinião ficou tudo muito bem distribuído.
Vlw. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 10:58 pm Assunto: |
|
|
Ficou show hein.
Se conseguir enterrar mais esse nebari ficará melhor ainda. |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Seg Abr 02, 2012 9:10 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pela evolução de sua planta!
E tratando-se de um buxinho, pois o crescimento é lento e sem contar que é um pouco temperamental, pois não suportam muito bem as intervenções mais drásticas.
Este ano fiz estacas de buxus, e enraizaram, mas o desenvolvimento é quase zero...
Grande abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 03, 2012 10:31 am Assunto: |
|
|
Bonsérgio, excelente trabalho!!!
Vendo a foto de 2009 alguém imaginaria poder dobrar o primeiro galho?
Bem aplicada a técnica de cortar o galho na axila.
Ficou 10!!
Bonsérgio, estou com o Tiago. Para melhorar o que já está bom, é enterrar mais as raízes mas, não simplesmente enterrar e sim aramar cada raiz e posicionar mais na horizontal, com isso reduzindo a altura das mesmas.
Já está merecendo um vaso de respeito!
abração e mais uma vez, parabéns!!! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 03, 2012 4:35 pm Assunto: |
|
|
José e Dablo19, obrigado pelo apoio...
Felipe: A evolução de qualquer planta depende do manejo, depois que aprendi a cultivar , minhas plantas apresentaram um desenvolvimento muito mais rápido e eficaz. Nas intervenções tambem temos que ter critérios e técnica. Quanto a fazer estacas, serve como experiencia e estudo , mas para se conseguir material de qualidade , acredito ser uma maneira equivocada , pois vc terá muitos galhínhos com brotos que levarão anos para atingirem um porte médio para a condução como bonsai . mais rápido e eficaz seria comprar ou fazer yamadori.
Tiago:Obrigado. Vamos fazer o procedimento no próximo reenvase...
Elio: Obrigado , pois é .. estudando e aprendendo ... Mas alguem, aqui do forum, comentou que melhor que cortar na axila, seria cortar em cima do galho , evitando assim o interrompimento do fluxo de seiva ... Mas por baixo , acredito que a cicatrização é melhor , pois cortamos e fechamos o corte em seguida ... Qual sua opinião?
Quanto as raizes , antes de começar a estudar, praticava bonsai por instinto, autodidata ... e cometi muitos erros , um deles era pensar que quanto mais raizes expostas , mais bonito o bonsai . Outro : quanto menor o vaso, melhor . Hoje sei que minha duas teorias estavam erradas... estou corrigindo aos poucos ...
Abraço. |
|
|
 |
|