|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Silvia Regina da Silva
|
Enviada: Qua Abr 04, 2012 4:06 pm Assunto: socorro urgente estou de mudança....... |
|
|
Boa tarde, preciso de socorro, pois estou mudando não só de casa( oque já seria um transtorno), mas também de estado. E aí é que esta meu problema. Pergunto:
(1)Oque faço com 4 buxões que tenho, estão em bacias enormes com areia já rebrotaram porem estão com 1,20 de altura .Posso poda-los para facilitar o transporte? pretendia aproveitar os galhos para novos bonsais, mas terei de abrir mão disso, oque é uma pena pois tem alguns muito bons...
(2)Tenho aceres ( liquidanbar e atropurpureo) e aqui em Carazinho( RS) temos temperaturas negativas e geadas fortes no inverno. Para onde vou ( Járagua do Sul, SC) o clima é de no máximo 12° no inverno. Consigo mante-los sem um frio mais intenso? Não irei perde-los facilmente?
(3) Proximo a coleta dos buxos também recolhi uma bourganvillea com mais de 2,20 de altura e troncos otimos, não podei mais baixo na intenção de fazer varios bonsai cortando posteriormente. Agora nesta época posso corta-la em vários pedaços? E a observação da fase da lua pode ajudar?
Sei que este não é o local ideal para as perguntas mas observei que todos os que eu mais admiro são os responsaveis pelo forum central, então em desespero decidi por postar aqui, pois sei que suas opiniões podem ser seguidas sem medo.
Hoje estamos no inicio de abril e faço a mudança na metade de maio ou até antes...
Senhores acreditem está dificil de decidir se me desfaço de algum dos meus bonsais ou não, mas é certo que levar 57 unidades de médios a GG, não vai ser fácil....
Obrigada. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 04, 2012 4:39 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Oí Sílvia!
Que transtorno hein! Faça o que puder por suas plantas, vale a pena!
Quanto aos buxus, cortar drasticamente só se ficar alguma coisa verde abaixo do corte, fora isso vira lenha!
Os "Aceres" creio que se adaptarão facilmente ao clima de SC, o risco de perdê-los lá será igual ao daqui, mais por desleixo ou imprudência do que pelo clima.
A bulga poderá ser cortada pra levar se estiver saudável. Maio já estará bem frio.
E se quiser dar tudo pra mim, não vou ficar bravo!rsrs
Sucesso, espero que dê tudo certo por aí! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 04, 2012 7:49 pm Assunto: Re: socorro urgente estou de mudança....... |
|
|
Silvia Regina da Silva escreveu: | Boa tarde, preciso de socorro, pois estou mudando não só de casa( oque já seria um transtorno), mas também de estado. E aí é que esta meu problema. Pergunto:
(1)Oque faço com 4 buxões que tenho, estão em bacias enormes com areia já rebrotaram porem estão com 1,20 de altura .Posso poda-los para facilitar o transporte? pretendia aproveitar os galhos para novos bonsais, mas terei de abrir mão disso, oque é uma pena pois tem alguns muito bons...
R: Concordo com o MarcobonsaiPoa!
(2)Tenho aceres ( liquidanbar e atropurpureo) e aqui em Carazinho( RS) temos temperaturas negativas e geadas fortes no inverno. Para onde vou ( Járagua do Sul, SC) o clima é de no máximo 12° no inverno. Consigo mante-los sem um frio mais intenso? Não irei perde-los facilmente?
R: Conheço o clima de Jaragua do Sul. Os aceres apenas sobreviverão sem grande desenvolvimento. Mesmo assim, com risco de morte.
(3) Proximo a coleta dos buxos também recolhi uma bourganvillea com mais de 2,20 de altura e troncos otimos, não podei mais baixo na intenção de fazer varios bonsai cortando posteriormente. Agora nesta época posso corta-la em vários pedaços? E a observação da fase da lua pode ajudar?
R: A Primavera é muito resistente. Pode cortá-la em pedaços, sim. Eu não sigo as fases da lua!
Sei que este não é o local ideal para as perguntas mas observei que todos os que eu mais admiro são os responsaveis pelo forum central, então em desespero decidi por postar aqui, pois sei que suas opiniões podem ser seguidas sem medo.
Hoje estamos no inicio de abril e faço a mudança na metade de maio ou até antes...
Senhores acreditem está dificil de decidir se me desfaço de algum dos meus bonsais ou não, mas é certo que levar 57 unidades de médios a GG, não vai ser fácil....
Obrigada. |
Silvia, tem uma turminha legal de bonsaístas em Jaragua. Quando se mudar, se quiser, te passo o telefone deles. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Silvia Regina da Silva
|
Enviada: Qui Abr 05, 2012 9:02 am Assunto: socorro urgente estou de mudança....... |
|
|
Bom dia Marco e Hélio, muito obrigada por sua atenção...
Os buxus tem de 15 a 20 anos e eram uma cerca viva, desde que coletei eles, rebrotaram por baixo, estão cheios de brotos de 6 cm ou mais.... Acho que estão bem , porem deveria começar a adubar ,pois estão a 4 meses na areia.
Quanto aos aceres devo tomar algum cuidado maior?
Aqui já pegaram frio de 6°,temo perde-los pois paguei bem caro....Mais do que devia.
Quanto a dar os meus bonsais, Marco, até dou, mas vai ter de buscar aqui em Carazinho....E aí? Tenho azaleias, paineiras, lingustros, cerejeiras riograndense e japonesas......Mas vai ter de ser bom de convencimento.
Falando nisso: as cerejeiras florecem em Jaragua?
E Hélio, quero muito ter contato com o pessoal de Jaragua.Agradeço os contatos...
Muito Obrigada.
Abraços e Feliz Pascoa a todos....  |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Abr 07, 2012 11:30 am Assunto: Bonsai |
|
|
Oi sílvia!
Creio que o cuidado maior com os seus aceres lá será no verão. Proteja eles do sol forte, deixando-os à meia sombra. Jaraguá tb é frio e no verão é bem quente. O risco maior será no verão sendo que no inverno as temperaturas estão abaixo de 12¤.
Quanto a ter que ir aí... Olha que eu vou hein!
Quando vê, chega um "loko" de caminhão por aí.
Quanto ao convencimento, isso será improvisado na hora mesmo! Rsrsrs
Brincadeira... Espero que consigas levar tudo! Boa sorte!abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|