|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Genaro Mascarenhas
Registrado: 10/04/12 Idade: 41 Mensagens: 32 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 2:03 am Assunto: Comprei este pre, em hidaka e estou trabalhando. |
|
|
Rafael Spinola. esta me ajudando com a caliandra estou aberto a qualquer opiniao!!!
 |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 2:05 am Assunto: |
|
|
E esse o espirito da coisa rsrs boa sorte!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 8:24 am Assunto: |
|
|
Suas plantas estão super adiantadas, vç já sabe mais ou menos o que vai fazer com elas, ou está em busca disso de maneira geral?
Gostei das pitangueiras, mas está caliandra está muito bacana, acho que com uma aramação só, que consiga posicionar os galhos de maneira à uma visualização individual de cada um, o resultado vai ser majestral. Manteria a mesma forma triangular que a imagem apresenta, tirando apenas alguns galhos que possam estar fora de lugar, atrapalhando o visual harmônico do conjunto. Galhos primários do tronco precisam ser tracionado o quanto antes, vendo que já estão num nível de diâmetro mais avançado podendo dar mais trabalho no futuro seu pocisionamento. Se tentar fazer movimentos e/ou curvas acentuadas em galhos que ofereçam muita resistência, proteja o galho, envolvendo-o com ráfia evitando que se rache com força exagerada. Agora no inverno vai ser bom clarear ela um pouco e colocar os arames. fazer uma boa adubação antes disso e esperar pela primavera onde brotará com vigor e as podas constantes se farão necessárias.
Poda de raíz...quanto tempo faz a última? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Genaro Mascarenhas
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:46 am Assunto: |
|
|
OLa Marco , muito obrigado pelas dicas, entao eu fiz a poda de raiz a pouco tempo no ultimo sabado com o Rafael Spinola ele esta me ajudando bastante, mais gostaria de saber na sua opiniao quais galhos tiraria.. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 11:07 am Assunto: |
|
|
Genaro, complementando as excelentes dicas do amigo Marco, sugiro tirar ou diminuir aquele galho grosso á esquerda que vai até o alto.
Ele compete com o galho central (ápice)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
Analisando criteriosamente essa caliandra, vejo apenas duas possibilidades:
Uma, seria manter o galho que segue à esquerda, mais grosso, e formar nele toda a estrutura aerea da planta, transformando todos os demais, opostos a esse galho da esquerda, bem como apice principal e outros galhos, em jin. Com esse trabalho, sua planta ficaria com um formato bem diferenciado, mas bem original e interessante, esteticamente falando.
A outra opção passa justamente pelo corte desse galho grosso da esquerda, bem como outros galhos grossos, inclusive o da direita, mais acima. A redução no comprimento deles ensejaria sua transformação em jin, para não deixar o tronco muito monotono. Por outro lado, buscaria remodelar o apice, buscando um ligeiro movimento, levemente sinuoso, em direção acima, preservando apenas galhos finos, que seriam tambem encurtados, para favorecer uma construção aeres equilibrada, forçando a brotação mais próxima do tronco, aumentando a densificação (maior massa verde).
Veja na imagem abaixo que indico os pontos ideais dos cortes que estou sugerindo, bem como a recondução do galho apical. Esse ultimo, irá agregar a sua planta uma conicidade mais de acordo, menos forçada e natural:
Está claro que manter a planta como está, é algo impensável. Ela não tem nenhum atrativo visual, perde em conicidade e a distribuição de seus galhos depõe contra sua manutenção nesse formato.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:55 pm Assunto: |
|
|
Só acompanhando as ideias e comentários dos mais experientes!
Vlw. |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:57 pm Assunto: |
|
|
Vou acompanhar também!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Abr 12, 2012 8:32 am Assunto: |
|
|
Genaro!...
A imagem apresenta um lado da planta 2x em distâncias diferentes. Seria legal postar os outros 3 lados e a parte aérea... O Nick deu uma idéia, gostaria de entender melhor olhando pelos outros lados da planta... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 12, 2012 1:06 pm Assunto: |
|
|
Genaro, após as explicações e sugestões do velho amigo Nicly, gostei da primeira sugestão, em aproveitar somente o galho da esquerda. Pense nessa possibilidade!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 13, 2012 5:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
Como bem diz nosso bom amigo Elio, essa possibilidade permite uma construção area inegavelmente superior, em termos de qualidade técnica, no resultado final. Além disso, ela admite variações interessantes, senão vejamos algumas imagens possíveis (os exemplos abaixo são de buxus):
O resultado acima foi conseguido a partir de um trabalho inicialmente assim:
Esse outro exemplo é um trabalho do bonsaista Valdir Hobus, realizado no Atelier do dom Mario em 2006:
Aqui, um trabalho de minha autoria:
Este outro é um trabalho do bonsaista Francisco Lustosa (DF):
O inédito nesse trabalho, tanto assim que as sugestões acima são calcadas apenas em trabalho com buxus sempervirens, é que não há, ainda, nenhuma caliandra nesse formato. A mais próxima disso é essa, da variedade spinosa, uma planta recuperada (yamadori):
Esse estilo de trabalho não é um fukinagashi (varrido pelo vento), e sua denominação irá depender, basicamente do tronco: se for sinuoso, moyogi ou literati, se for reto, literati ou chokkan. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Genaro Mascarenhas
|
Enviada: Sex Abr 13, 2012 7:51 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito das sugestões, mais acho que devo aguardar um pouco para ela se recuperar da poda de raiz que fiz a uma semana, depois do descanso postarei novas fotos como me pediram de todos os lados e uma foto superior !! abraco |
|
|
 |
Rafael Spinola 2.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Idade: 56 Mensagens: 261 Localização: Salvador-Ba
|
Enviada: Sáb Abr 14, 2012 5:01 pm Assunto: |
|
|
Genaro, foi uma honra começar esse projeto com vc, sendo um exemplar do mestre Hidaka fica mais emocionante ainda! A foto não mostra o potencial dessa planta, na próxima etapa ela ja estará muito mais bonita, o nebari dela é algo incrível (pena a foto não mostrar!), boa sorte e vá com calma, bonsai é assim, calma, observação e objetivo!
Abração! _________________ Parabéns por viver bonsai!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|