Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Kassius
|
Enviada: Dom Abr 15, 2012 8:31 pm Assunto: Buxus - o q fazer? |
|
|
Amigos, boa noite!
Esse é o meu primeiro post e gostaria da opinião de vcs se esse Buxus tem potencial para se transformar em um bonsai? Coprei essa planta que estava "abandonada" em um fundo de quintal. Parece ser vem antiga, o seu caule é bem grosso, qse do diametro de uma lata de refrigerantes e está com muitos galhos longos. O vaso é bem grande e todo o conjunto tem uns 1,80 metro.
Tenho muito pouca experiência com bonsais, por isso preciso da ajuda dos amigos e amigas mais experientes.
Aguardo.
IMG]http://img88.imageshack.us/img88/6016/dsc00285qz.jpg[/IMG]
Shot at 2012-04-15
Shot at 2012-04-15
Shot at 2012-04-15
Editado pela última vez por Kassius em Dom Abr 15, 2012 10:23 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Kassius
|
Enviada: Dom Abr 15, 2012 8:33 pm Assunto: |
|
|
Shot at 2012-04-15 |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Dom Abr 15, 2012 8:47 pm Assunto: |
|
|
Na minha opinião tem muito potencial, terás bastante trabalho e terá que fazer uma poda bem drástica nessa planta, na época certa (não sei a qual para essa espécie). Pesquise bastante antes de qualquer procedimento e poste quando puder.
Vlw. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 15, 2012 9:17 pm Assunto: |
|
|
Kassius, você tem aí realmente uma planta com muito potencial. mas vai ter que ter paciência para trabalhar ela pois na verdade você vai ter mesmo que baixar esta planta bastante antes de começar qualquer intervenção como bonsai.
Mas este baixar tem que ser feito relativamente devagar sob pena de por em risco a vida do buxinho. Poda drástica do jeito que se faz com outras plantas podem ser fatais para o buxus. Então tem que se fazer o seguinte: escolha cerca de um terço dos galhos e pode eles bem baixo. Lembrando que o ideal é fazer isso no início da primavera. Depois de uns 3 meses, estes galhos que foram podados já terão rebrotado. Daí é a hora de fazer a poda em outro terço dos galhos e numa terceira etapa podar o restante. Depois de consolidada esta brotação então será a hora de estilizar sua planta. Acho que é só o que posso dizer por enquanto a fim de trabalhar com segurança. Mas outros amigos podem ter opinião e receita diferente...Aguardemos...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 10:14 am Assunto: |
|
|
Quero acompanhar essa beleza. |
|
|
 |
Kassius
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 10:48 am Assunto: |
|
|
Amigos, a primeira coisa é transportar esse material para minha casa.... estou pensando em realizar uma poda inicial para diminuir o volume para que possa transportar em meu carro... uma palio adventure, pq da forma que está somente com um carro de carroceria...
o q vcs acham, será muito arriscado realizar essa poda nessa época do ano?
Desde já agradeço os comentários.
 |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 11:26 am Assunto: |
|
|
fala ae Kassius
foi como o Elio Luis disse, o buxinho é meio chato no quesito poda....
nos meus eu fiz podas parciais, sempre acima(depois) dos primeiros brotos, até onde eu sei, galho sem folhas no buxu vira lenha, consegui as brotações mais baixas e apartir dai diminuindo novamente a altura...
mas sempre deixando alguma brotação, galho ou mesmo algumas folhas.
se zerar, seca!!!!... _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 10:45 pm Assunto: |
|
|
Tirar tudo isso numa vez só e nesta época acho perigoso. Se puder subir o corte mais uns 25-30 cm acho que é seguro.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 9:09 am Assunto: |
|
|
Kassius,
esta planta realmente tem boa estrutura, além da coloração e textura do tronco mostrar que é uma planta de considerada idade. Eu seguiria à risca as dicas dos amigos para não arriscar perdê-la. O Buxus é realmente muito chato; perdia conta de quantos deles mandei a óbito...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 10:16 am Assunto: |
|
|
Kassius o importante é realmente paciência, da um jeitinho e carrega ela assim mesmo, espera a época certa. Sua planta tem um ótimo potencial. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 1:00 pm Assunto: |
|
|
Bom eu estou trabalhando um a dois anos e ja baichei bastante a copa, e se servir como dica, eu carregaria ela deitada no carro com o substrato e o vaso ensacado, e a poda referida pelos colegas eu faria varios jins, ate definir a copa, pois depois de podar não teeras mais a chance de faze-los.
E quanto ao esperar pela epoca certa, acho que ai no DF vcs não tem inverno, por tanto não ha estado de dormência então quanquer época ela estara ativa.
Mas temos colegas da tua região muto mais experientes que eu aqui no forum, aguardemos.
Atenciosamente. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Abr 18, 2012 11:22 am Assunto: É |
|
|
QUEBRA LOGO ESSE VASO...HEHEHEHEHEHE _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Kassius
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 7:12 pm Assunto: |
|
|
Então, o buxus já está em sua nova morada... resolvi seguir as recomendações dos colegas e transportei ela inteira.... Ela estava com a terra muito seca, acho que so recebia agua da chuva, por isso está com as folhas um pouco amareladas... vou deixar ela quieta por enquanto para se acostumar e recuperar as energias... seguem mais fotos para os colegas já irem pensando no que dá pra fazer com essa planta e por onde começar. Sei que será um processo longo que exigirá muita paciencia, mas pergunto: por onde começar?
Obrigado amigos.
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 9:13 am Assunto: |
|
|
Poda definitiva de uma vez só, tem muita, mas muita mesmo brotação baixa, sem qualquer risco de perdê-la por isso. Como os amigos alertaram o galho não pode ser pelado de folhas antes do corte, sua planta já possui um desenho inicial, qualquer um destes galhos que forem podados, ficarão com bastante folhagem antes. Ah!... E tô com o Rogério, mete a marreta nele e já deixa a metade do torrão por ae! leva embalado num plástico(torrão)! Sei que que parece louco, mas é coisa que eu faria, desculpe! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Kassius
|
Enviada: Dom Abr 22, 2012 1:31 pm Assunto: |
|
|
Valeu Marcos a dica, mas como não tenho a mesma experiência de vcs eu vou mais devagar... Fiz uma poda de cerca de 1/3 da altura da copa... baixei e agora vou deixar ela quieta um tempo e depois vejo o que fazer... vejam como ficou depois da leve poda.
Vi esses bonsais abaixo na edição nr 11 da revista Bonsai e acho que irei escolher um destes dois modelos para seguir... o q vcs acham?
 |
|
|
 |
|