Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Jose Hereck 2.o PASSO

Registrado: 02/06/10 Mensagens: 237 Localização: Nova Alvorada do Sul-MS
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 5:47 pm Assunto: ACREDITE SÃO IRMÃOS |
|
|
A uns dois anos atras um amigo aqui do forum o seisdedos, me mandou algumas sementes de piteco, germinaram quase todas as sementes, e algumas mudas eu consegui planta-las no chão no sitio do meu pai, e outras por não conseguir leva-las acabaram ficando na bacia mesmo, e recentemente estive no sitio mas precisamente agora na pascoa e como meu pai vai fazer uma construção tive que arrancar o piteco que estava noi local a ser erguida a construção, e pasmem a diferença é muito grande com relação a muda que ficou na bacia.
Então esta mais do que provado quer engordar sua muda se possivel plante-a no chão o resultado é fantastico.
,
att.
Marcos Hereck |
|
|
 |
Mário César B Moro
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 6:42 pm Assunto: |
|
|
Muito grande a diferença.
Mas esse não é um conceito meio relativo?
Tipo, se eu plantar em bacia com um substrato bem orgânico e adubar bastante não vai ter um efeito igual (ou até melhor) do que plantar no solo?
Quero engordar algumas mudas, estava pensando em plantar todas em escorredores. |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 6:50 pm Assunto: |
|
|
Caramba foram plantadas na mesma época mesmo?
Muita diferença.
Vlw. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 7:02 pm Assunto: |
|
|
Mario Cesar quanto a mamadeira não posso lhe afirmar se tera o mesmo resultado que se plantado no chão, isso porque nunca me utilizei desta tecnica, costumo plantar em bacia grande com substrato bem drenante e rico em material organico no entanto não obtive o resultado esperado.
dablo19, sim foram plantadas juntas, a unica diferença quando transplantei as mudinhas umas foram para o chão e outra ficou na bacia em substrato como mencionado acima, acredito que tudo influencia no chão a muda cresceu livremente nunca foi podada nem galhos nem raizes, na bacia como se pasaram 2 anos eu renvazei podando as raizes e alguns galhos.
att.
Marcos Hereck |
|
|
 |
Mário César B Moro
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 7:34 pm Assunto: |
|
|
Vou ver se arrumo uns espaços aqui no quintal com a mãe pra plantar algumas no chão rsrs.
Você utilizou algum substrato especial na cova ou deixou na terra original do solo? Fazia adubação ou não? Algum trabalho no que diz respeito as raízes para crescerem radialmente? Realmente essa planta desenvolveu muito mais do que a da bacia.
Se me permite uma observação acho que faltou ir educando os galhos com arames, exceto se essa posição dos galhos é a que você pretendia mesmo. |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 8:05 pm Assunto: |
|
|
Uma amiga me disse que se plantar a muda no chão, deve colocar algo por debaixo das raizes (tipo uma cerâmica usada em pisos, ou pedra de mármore) para que as raizes cresçam de forma radicular e assim tenha um nebari satisfatório, pois se deixar por muito tempo plantada o chão, a raiz pivotante cresce muito o que geralmente atrapalha para se ter um bom nebari. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 10:06 pm Assunto: |
|
|
EITA CHÃO BÃO |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 2:11 pm Assunto: |
|
|
Mário César, foi direto no chão mesmo, usei esterco de gado curtido e nada mais, e cresceu livremente durante dois anos, quanto a condução dos galhos não fiz nada até porque o sitio fica a 400km da minha cidade, mas acho que a natureza se encarregou de formar uma bela planta, que agora ao se recuperar irei conduzi-la tentando formar um bom bonsai, o nebari sera necessario ser trabalhado mas nada que um pouco de paciencia não resolva. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 9:33 pm Assunto: |
|
|
Nada substitui o chão... Não considero nem a tal mamadeira como algo que compense muito. O que faço hoje em dia é plantar no chão, preparando a cova como se fosse plantar uma frutífera por exemplo.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 10:23 pm Assunto: |
|
|
Como disse o amigo Ricardo...
Eita chão bom!
Tenho umas mudas de jabuticaba, que plantadas no chão se desenvolveram muito mais.
Abraços _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Abr 18, 2012 10:40 am Assunto: É |
|
|
REALMENTE,,,,E PITECO É UMA PLANTA DEMAIS MESMO,,,MAS COMO FOI A ADUBAÇÃO DO QUE ESTÁ NO ESCORREDOR? _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 8:25 am Assunto: |
|
|
Rogerio na planta da bacia adubei com farinha de osso e torta de mamona, mas mesmo assim a planta evoluiu pouco com relação a que foi plantada no chão.
att.
Marcos Hereck |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 9:04 am Assunto: |
|
|
Realmente plantar no chão é hiper calórico! Engorda pra mais de metro! Na mamadeira é mais diet!
Não fui feliz com uma muda de piteco aqui no sul... sem contar que o preço é alto pra uma muda do diâmetro inferior a um tubo de caneta bic... se alguém tiver umas sementes ou indicar onde conseguir, ando bem a fim! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 1:33 pm Assunto: |
|
|
Indiscutivelmente o chão é a melhor opção de desenvolvimento de uma planta, mas eu acho que devido ao absurdo contraste entre as duas plantas deve ter faltado algum trato na muda da bacia. Pode ser que a bacia não fosse assim tão grande; substrato pouco drenante, desfavorecendo o crescimento e a "respiração" radicular; pouca insolação... Se ainda assim vc me disser que num faltou nada disso, comece a empacotar a terra do sitio do seu pai que eu quero um tanto...rsrs
Forte abraço e parabéns!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 3:17 pm Assunto: |
|
|
Mário Sérgio, assim que possivel vou por outro exemplo, eu adquiri uma primavera flor na cor rosa, como se tratava de uma planta com calibre bem fino resolvi planta-la no sitio veja a diferença:
Planta antes de ser plantada no chão a serca de 1 ano e meio atras, ela foi plantada bem depois da muda de piteco:
Situação da planta atul, veja como houve uma grande evolução:
att.
Marcos Hereck |
|
|
 |
|