Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
tavaresn13
Registrado: 06/04/12 Idade: 30 Mensagens: 23 Localização: Lisboa-PORTUGAL
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 2:15 pm Assunto: Ulmero com folhagem acastanhada AJUDA |
|
|
Boas
Tenho notado que algumas folhas nao sao muitas, estao a ficar com um tom acastanhado e varias sao verdes claras e verdes escuras e a as os galhos sao vermelhos nao sei mesmo o que se esta a passar. Tenho feito bem a rega a adubaçao tambem esta a ser feita correctamente e ele esta a apanhar mais ou menos entre 5 a 7 horas de sol por dia.
As folas sao essas que estão ai na imagem o que pode ser isto?!
Cumprimentos
 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 3:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Tavares,
Em que estação do ano vocês estão ai em Portugal? Notou algum tipo de parasita nas folhas, galhos ou tronco? O Ulmus costuma ter problemas com ácaros. Faça o seguinte teste: coloque uma folha branca em baixo da folhagem e sacuda as folhas, veja se caem pequenos bichinhos parecidos com aranhas bem pequeninas, se for isso é o ácaro, pode ser de cor branca, vermelha ou amarelado. Outros sinais são manchas em forma de pó de cor branca sobre folhas, nas axilas dos galhos e tb fios de teia muito finos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
tavaresn13
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 4:00 pm Assunto: |
|
|
Vou fazer agora memo o teste, em portugal entramos agora na primavera começou dia 21 de Março faz pouco tempo de iniciaçao da primavera |
|
|
 |
tavaresn13
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 4:03 pm Assunto: |
|
|
acabei agora de fazer o testezinho e nada nao tnha bichinhos nenhuns |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |
tavaresn13
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 4:12 pm Assunto: |
|
|
vou agora mesmo tratar disso já daqui a uns minutos ja tem aqui algumas fotos
 |
|
|
 |
tavaresn13
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 4:36 pm Assunto: |
|
|
estao aqui as fotos
a qualidade não é a melhor mas acho que da para ver
depois diga ao qualquer coisa eu estou sempre aqui no forum procurando aprender sempre um pouco mais todos os dias  |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 4:52 pm Assunto: |
|
|
Para que seja feita uma análise um pouco melhor pelos amigos do fórum, acho legal você informar como está adubando a planta, a quanto tempo ela está envasada, que tipo de substrato está usando.
Disse que pega de 5 à 7 horas de sol por dia, em qual horário?
Já observou se não existem parasitas nos galhos e tronco, outra possibilidade é a conchonilha, que pode ser de carapaça mole ou carapaça dura, a de carapaça dura é um pouco mais difícil de visualizar, pois a cor fica bem parecida com a dos galhos e tronco. Procure imagens na internet p/ tentar identificá-la caso esteja em sua planta. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
tavaresn13
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 5:14 pm Assunto: |
|
|
esta planta comprei nao faz 15 dias ainda, uso "Adubo Biogold" adubo organico, a exposiçao solar é mais a tarde apanha ai bem com o sol das 14:30 15:00 ate mais ou menos 18:30 19:00 mas esse sol é tramado sol da tarde é bem quentinho mesmo as vezes.
Rego apenas quando o solo aparenta estar seco e verifico com os dedos e quando rego 1º borrifo a terra e so passado uns minutinhas é que rego, utilizo uma garrafa com furinhos na tampa para sair uns fiozinhos fininhos.
Quando recebi-o foi logo uns dos cuidados que tive foi, mandar um email para a luso bonsai a perguntar quando seria necessario fazer transplante e eles so me endicaram daqui a 1 anos na proxima primavera.
Apos estar a escrever e a reflectir ao mesmo tempo cheguei a conslusao que pode ser mesmo do sol nao sei estava a pensar como cerca de 10 15 folinhas no maximo dos maximos estao assim acastanhadas achas que devo podar essas e esperar pela reaçao do bonsai?!
Uma ajudinha ai por favor pessoal :c |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 5:45 pm Assunto: |
|
|
tavaresn13 esse tipo de folhagem é normal no ulmus. Quando ele brota algumas folhas nascem avermelhadas, passam pelo castanho e depois amadurecem. Não tem com o que se preocupar. |
|
|
 |
tavaresn13
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 5:49 pm Assunto: |
|
|
OBRIGADAOOO MESMO!!!
Tenho estado estes dias um pouco em baixo por causa dele, parecia que ele estava a sofrer e sentia-me triste por ver isto acontecer e nao sabia o que era :c, mas agora que disse-me isso fico muito mais descançado obrigado mesmo  |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 8:42 pm Assunto: |
|
|
O galho vermelho é uma característica da planta, pelo menos em todos os ulmus que ja tive e que ja vi, observei isso, isso indica saúde da planta pois está vindo brotos com força, agora as folhas não tive esse problema, nao consigo enxergar direito, mas talvez seja algum fungo. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 18, 2012 11:48 am Assunto: |
|
|
Olá Tavares,
Pelo que mencionou os cuidados estão corretos, apenas não exagere na dosagem de adubo (digo isso, pois não mencionou como está procedendo).
Bem assim sendo, concordo com o amigo Marco. De qualquer forma esteja sempre atento, esse é um dos princípios da arte, "atenção, carinho e paciência". _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
tavaresn13
|
Enviada: Qua Abr 18, 2012 2:54 pm Assunto: |
|
|
o abudo que uso é Adubo organico Biogold na embalagen endica para a medida do meu vaso entra 6 a 8 cubos mensalmente e eu só pus 5.
Obrigadao mesmo |
|
|
 |
|