|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 17, 2012 11:47 pm Assunto: ok |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:18 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 10:39 am Assunto: |
|
|
Jubras,
Bela planta. As raízes devem ter forçado passagem para baixo. Típico das figueiras, que costumam nascer em qualquer lugar, e lançam raízes que chegam ao solo.
Se a intenção for, porém, mantê-la nesse tronco seco, sugiro fazer um tratamento para que a madeira não apodreça.
A demais, penso ser conveniente eliminar a parte de baixo da madeira, para eliminar essa conicidade invertida. Depois, uma alporquia na figueira, logo abaixo do corte, para iniciar um nebari. Assim, aliás, poderia aproveitar a parte de baixo para outro trabalho.
Depois de trabalhada, se mantiver o tronco seco, será um tanuki bem natural. Acho que pode render um ótimo trabalho.
Boa sorte. Abraços. |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 12:01 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:18 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 1:09 pm Assunto: |
|
|
Me desculpe, Jubras,
Me detenho em dar muitos detalhes para não alongar em demasia o texto, subentendendo que já tenha algum conhecimento sobre as técnicas que eu citei. Mas de forma alguma me absteria em ajudar o colega em suas dúvidas.
O tratamento no tronco pode ser feito de diversas formas. O mais utilizado pelo pessoal do bonsai é a Calda Sulfocáustica, que pode ser comprada pela internet, pelo nome comercial de Limesulfur. Recomendo o site da Bonsai ideal http://www.idealbonsai.com.br/calda-sulfocaustica-limesulfur-300ml-p76/ . No entanto, a calda dá um efeito de esbranquiçamento na madeira, o que pode redundar em algo pouco natural, em algumas situações, além do incômodo de ter que reaplicar periodicamente à medida em que vai perdendo seu efeito. Assim, também posso sugerir, caso seja de sua preferência, que utilize um verniz, ao invés da calda. Uma seladora incolor seria o ideal, para dar um aspecto mais natural. Pode ser encontrado facilmente em qualquer loja de materiais para construção.
Já quanto ao corte, para explorar melhor a beleza da madeira, eu o faria de maneira a eliminar a conicidade invertida. Explico: Na natureza, ao observarmos uma árvore velha, alta e imponente, percebemos que a base do tronco se inicia com uma largura grande, e se afunila, até o topo. A isso, chamamos conicidade. No entanto, em alguns casos, pode ocorrer que uma praga, doença, ou condição adversa interfira nessa natural formação do tronco, o que chamamos de conicidade invertida. Em outras palavras, a conicidade correta deve aparentar assim: / \, enquanto a conicidade invertida aparenta assim: \ /.
No caso do seu tronco, observa-se uma boa conicidade, do topo, até a região onde sai esse galho à direita. Logo abaixo, inicia-se uma conicidade invertida. Então, cabe a você escolher, entre manter o galho, eliminando a parte logo abaixo, ou realizar o corte logo acima dele. Eu optaria por esta segunda opção, mas a decisão é sua. Ao cortar a madeira seca, tome cuidado para não ferir a árvore viva que está por baixo.
Para o alporque, eu postei uma explicação rápida no tópico de um outro colega forista, no seguinte link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20837 . No entanto, a forma que eu expliquei ao colega, e que ele utilizou foi uma maneira alternativa. O alporque tradicionalmente feito é muito bem explicado no vídeo que se segue nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=CREGA3jxGJE&feature=mfu_in_order&list=UL
Pré-julgando que você não seja um entendedor do idioma inglês, explico o vídeo: Primeiro ele marcou com um pincel atômico a área do corte, depois descascou a planta com uma faca bem afiada. Ao descascar, esteja atento a retirar toda a casca, até atingir a madeira. Depois de descascar a área, ele raspou com a faca a madeira, a fim de retirar uma película que fica entre a casca e o cerne. Isso é muito importante para que o anel não cicatrize. A raspagem é feita até que seja removida a camada lisa e úmida que fica por baixo da casca. Depois disso, ele utilizou musgo esfagno, envolvido por uma sacola plástica para cobrir a área do corte, e mais uma porção acima dela. Isso é necessário, pois as novas raízes serão lançadas acima do corte, e não no corte em si. Caso não disponha do musgo, pode utilizar areia, vermiculita etc.
Para um sucesso consideravelmente maior, deve ser utilizado um hormônio enraizante. O mais recomendado seria o superthrive, encontrado à venda no Mercado Livre. Também pode ser utilizado um comprimido vendido em farmácias com o nome de benevera. A forma de utilizar, você pode encontrar com uma rápida pesquisa aqui mesmo no fórum, utilizando a ferramenta de busca: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/search.php
Espero ter sido mais útil desta vez. Se ainda restarem dúvidas, sinto-me grato em poder ajudar.
Abraços. |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 5:59 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:19 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 23, 2012 4:39 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:19 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 24, 2012 9:32 am Assunto: |
|
|
Jubras,
Sim, ele tem diversos vídeos, que eu recomendo como estudo complementar.
Que bom que pôde compreender bem o video. Eu, particularmente, utilizo a técnica do vídeo apenas às plantas às quais não tenho muito acesso (plantas do mato), e utilizo a técnica da garrafa, como no outro link que eu te enviei, para as plantas aqui de casa.
Quanto à casuarina, não tenho nenhuma itimidade com a espécie, mas acredito que os cuidados sejam semelhantes aos relativos aos juníperus e tuias. Com uma boa pesquisada no fórum, você vai encontrar algum material, e pessoas mais experientes podem te dar opiniões mais precisas. Abra um tópico para ela.
Abraços. |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 24, 2012 1:05 pm Assunto: |
|
|
ok |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|