Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 30, 2004 8:15 pm Assunto: ACER POR SEMENTE |
|
|
Após estudar algumas coisas sobre acer e consegir algumas especies começei a estudar algumas tecnicas de reprodução e então resolvi fazer esse artigo pra compartilhar com vcs a parte de reprodução por semente que estou tentando fazer agora.
Primeiro eu recebi umas sementes de acer negundo que me foram cedidas por um amigo do sul do brasil, e tentei fazer como um site da internet ensinava, em um vaso de barro coloquei camadas de areia fina e tufa e as sementes ficavam na camada de areia, e repeti varias vezes ate o topo como nas fotos abaixo
no site mandava deixar por 3 meses na geladeira so que o melhor resultado que consegui foi deixando cerca de 25 dias, e so para o acer negundo. (70% de germinação)
depois recebi umas sementes de portugal de acer palmatum e ginnala so que desta vez eu plantei direto em um vaso de plastico com um substrato que retinha um pouco de umidade e então depois de 2 meses começaram a sair 2 ginnalas do chão e então tirei eles da geladeira e resultado, um queimou pois ele havia saido primeiro que o segundo e durou muito na geladeira e então torrou com o calor e o outro segue crescendo (depois descobri que as sementes eram um pouco velhas)
e por ultimo e com mais sucesso recebi cerca de 60 sementes de acer de um amigo da hungria (acer Ginnala, palmatum, burgerianum, japonicum e outro que não veio identificado) e plantei em um substrato mais granulado em uma bandeja e levei a geladeira dentro de uma bacia alta para as sementes começarem a nascer dentro da geladeira....
bacia sendo tirada da geladeira pra tirar uma muda...
ai a bandeja com o substrato bem granulado....
Ai a foto em detalhe das sementes saindo da terra....
ai uma foto pra ver o detalhe do substrato
aqui o material que vou usar pra transplatar a muda.
aqui a muda transplantada do vaso a dois dias, e colocada
em um copinho todo furado com o ferro de solda, pra fazer
uma mini mamadeira mais a frente
aqui um aquario que uso de estufa tanto pras mudas quanto
estacas....
depois de 1 mes na geladeira começaram a nascer mais isso pode acontecer ate com 3 meses dai quando a semente esta na altura de um dedo fora da terra eu transplanto ela como vcs puderam ver, pois se demorar depois ela vai torrar com o calor pois elas são muito sensiveis.
mais a frente posto mais algumas fotos dando continuidade ao topico. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Dez 31, 2004 7:48 am Assunto: |
|
|
É meu amigo...
como já foi dito antes, desse jeito em pouco tempo vc vai ser referëncia no cultivo de acer aqui no Brasil...
PARABÉNS, E UM ANO NOVO DE MUITAS CONQUISTAS !!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Dez 31, 2004 9:45 am Assunto: |
|
|
Legal, André!
Parabéns pelos resultados...
Uma coisa: Eu também fazia minis estufas com aquários, mas sempre tive problemas com fungos. Na sua estufa prolifera fungos?
Um abraço,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 31, 2004 10:55 am Assunto: |
|
|
alexandre como ja disse é muita bondade fazer esses comentarios de minhas experiencias....
lando, ja respondi sua pergunta no forum da nipon..... |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 31, 2004 10:56 am Assunto: |
|
|
continuando o topico aqui vai o transplante que fiz....
primeiro preparo o substrato
depois com um palito de dente retiro a semente com bastante cuidado
depois planto ela....
coloco um pouco de hormonio com agua pra fazer uma rega de imerção...
faço a imerção por 5 minutos (não deixe a agua passar da borda do vaso)
e depois coloco elas assim pra evitar que os passaros façam laches com elas....
em breve coloco mais algumas fotos... |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 01, 2005 9:24 am Assunto: |
|
|
Olá André,
Parabéns pela excelente matéria: gostei muito!!!
Como diz o Alexandre, você está realmente se tornando uma referência em Ácer no Brasil.
Gostaria de saber qual a mistura que você utiliza no substrato e o onde você coloca sua estufa/aquário (meia-sombra, sombra?).
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 01, 2005 11:45 am Assunto: |
|
|
lembra do substrato do pau mulato? transplantei ele pra um mais granulado pois essa epoca não esta boa pra enviar eles pra ligia, então quero que ele cresca mais um pouco, então peguei ele e misturei com um granulado como o que plantei as sementes em 50% de cada.
então vc nos responde agora? que substrato é aquele? pois achei ele ideal pra mudas novinhas...
a estufa fica a sombra e so recebe a luz, mais a muda so fica la por 2 ou 3 dias ate levantar e se abrir para começar a emitir o primeiro par de folhas. (coloca na estufa mais pra proteger do vento pois elas são muito frageis) |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 02, 2005 3:47 am Assunto: |
|
|
Caro André,
Nem todos participam de outros fóruns. Se possível nos informe se ocorre a proliferação de fungos na utilização de aquário como mini-estufa.
Um grande abraço
bergson |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 02, 2005 9:25 am Assunto: |
|
|
depende da umidade que vc coloca na estufa entende, se vc deixar a terra enxarcada provavelmente ocorera fungos, mais é so deixar ela ligeiramente umida, eu não rego todos os dias....
mais agora devido ao aquario na caber mais as mudas arrumei outro jeito de protegelas dos passaros....
que vcs podem ver nas fotos acima |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 02, 2005 9:27 am Assunto: |
|
|
andre escreveu: | lembra do substrato do pau mulato? transplantei ele pra um mais granulado pois essa epoca não esta boa pra enviar eles pra ligia, então quero que ele cresca mais um pouco, então peguei ele e misturei com um granulado como o que plantei as sementes em 50% de cada.
então vc nos responde agora? que substrato é aquele? pois achei ele ideal pra mudas novinhas...
a estufa fica a sombra e so recebe a luz, mais a muda so fica la por 2 ou 3 dias ate levantar e se abrir para começar a emitir o primeiro par de folhas. (coloca na estufa mais pra proteger do vento pois elas são muito frageis) |
André,
As mudas de pau-mulato foram plantadas em uma mistura de terra vegetal (Plantmax) + pedriscos de rio, em proporções iguais. Atualmente estou agregando o coxim (fibras de coco) e carvão vegetal, de forma que resulte numa proporção 4-4-1-1, mais solta e com maior absorção.
Um abraço,
Sergivaldo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 02, 2005 2:22 pm Assunto: substrato |
|
|
Sergivaldo, em primeiro lugar gostaria de desejar um feliz 2005 a voce, sua familia e a todos os golegas deste site.
Obtive uma informação junto a Mestre Hidaka, em relação ao uso de carvão de origem vegetal no composto do substrato. Na ocasião, ele disse que o melhor carvão seria o obtido pela queima de bambu. essa planta, como sabemos, possui propriedades excelentes, que são utilizadas num sem numero de produtos manufaturados, desde tempos remotos.
como Hidaka san não dá ponto sem nó, aceitei o conselho dele de olhos fechados e repasso aos colegas. ao invés de usar o carvao comum, passei a fazer carvao com bambu, o qual coloco no vaso logo após a primeira camada de pedrisco para drenagem. acima dele é só acrescer o substrato onde ficará a planta. é supimpa.
Um abraço.  |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 03, 2005 10:47 am Assunto: |
|
|
Oi Nick,
Agradeço e retribuo os votos de felicidades em 2005.
Pois é, sem saber direito qual a verdadeira vantagem do uso do carvão vegetal, resolvi utilizá-lo pois, não lembro onde, fá li algo a respeito das vantagens que o mesmo proporciona.
A princípio a mistura resulta num composto mais solto e isto, por si só, já é um grande benefício.
Agora, com essa dica do carvão de bambú proveniente do mestre Hidaka não tenho mais dúvidas de que realmente funciona muito bem.
Obrigado por nos repassar essas informações,
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 03, 2005 11:02 am Assunto: carvão |
|
|
Sergivaldo, fico feliz em poder ajudar, não só a vc mas a todos os colegas que aqui trocam informações. mesmo porque acredito que só teremos bonsais com niveis cada vez maiores na medida em que partilharmos todo e qualquer conhecimento que tenhamos e que possa, ainda que numa medida pequena, contribuir para alavancar a qualidade de nossas plantinhas. |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 8:43 pm Assunto: ACER POR SEMENTE |
|
|
Oi andre,
fiquei com algumas duvidas depois de ler a sua mensagem sobre a germinação do acer e gostaria que você as esclarecesse se possivel. Sou grande apreciador da arvore de acer e quando conseguir algumas sementes gostaria de obter a melhor percentagem de germinação possivel .
No site
http://www.backyardgardener.com/tm1.html
informa que a melhor germinação para o acer é a seguinte:
deixar as sementes de acer durante 2 dias em recipiente com agua à temperatura ambiente. Colocar de seguida as sementes em temperatura amena (20 a 25ºC) durante 2 meses e de seguida colocar durante 2 meses no frigorifico.
Temperatura de germinação=> 18 a 21ºC
Substrato=> Turfa
Profundidade da semente=> à superficie do substrato
Luz=> requer luminusidade para germinação
Tempo de germinação=> 30 a 365 dias
Você não refere, por exemplo, se deixa as sementes em agua à temperatura ambiente nem se deixa durante 2 meses à temperatura de 20 a 25ºC e só depois coloca no frigorifico.
Gostaria que você comentasse.
Obrigado
Abraços _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 16, 2005 4:46 pm Assunto: turfa |
|
|
Perdoem-me a ignorância, mas o que é turfa????
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
|