FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

o que seria isso??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
srandreluiz

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2012 6:27 pm    Assunto: o que seria isso?? Responder com citação

Pessoal.. estou com problemas em 2 plantas minhas.. 1 Jabuticabeira e 1 muda de Pitanga.. seguinte...

Na Jabuticaba existe bastante brotações porem elas ja secam não chega a formar as folhas direito e algumas folhas estão com veios amarelos e verdes o que seria isso.. esta no substrato bem orgânico e drenante, deixo ela sempre bem aguada pelo falo da jabuticaba gostar bastante de água.

o outro problema é numa muda de Pitanga, esta bonitinha mas derrepente as novas folhinhas começaram a sair umas verrugas nelas, nunca vi isso..

a uns 8 dias eu coloquei adubo nelas, aquele proprio para Bonsai da VitaPlan comprado em supermercado..

tirei umas fotos com o celular pra vcs verem, e quem sabe me ajudar a resolver isso. Obrigado

e as berrugas q falei na pitanga

Editado pela última vez por srandreluiz em Sex Abr 20, 2012 9:14 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2012 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Na pitangueira são galhas! Tem retirar todas as folhas que estejam atacadas e queimá-las.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Na jabu parece ser clorose, deficiência de nitrogênio e outros micro e macro nutrientes também. Como anda a adubação delas?

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
srandreluiz

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio.. vou fazer isso.

Átila.. eu adubo ela com aquele adubo próprio para bonsai q vende em supermercado se não me engano NPK 8-9-9 no mês de Março utilizei tb Farinha de osso e torta de mamona.

o que vc me recomendaria?
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 10:23 am    Assunto: Responder com citação

desculpe me meter na conversa, na jabu concordo com a clorose, mas pode ser tb falta de sol deixa ela o máximo que puder no sol a pino tenho uma jabuticaba, que apesar da temperatura estar baixando sensivelmente, continua emitindo brotos pra caramba. qt a adubação coloca borra de cafe com torta de mamona em proporções iguais e espalha por cima do substrato. eu evito a farinha deosso pois ela pode ser toxica se mal administrada.

no mais é isso , espero ter ajudado
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Penso que adubo próprio para bonsai não seja o ideal para plantas em formação, ainda jovens e com crescimento acelerado.
Alem de custarem mais que outras opções, são de liberação lenta e devem ser usados em bonsai pronto , finalizado e envasado .

Para mudas e pré em bacias ou vasos de treinamento acredito ser melhor TM+FO intercalado com adubo liquido raiz e foliar e organicos... Ou até mesmo o uso de adubo quimico granulado, este devendo ser usado com muito cuidado, sob o risco de matar a planta por overdose.

Minhas pitangas tb estão sendo atacadas por estas "verrugas" , agora sabemos o que é e como combater.

Boa sorte.
srandreluiz

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

ok.. muito obrigado pela ajuda amigos... Abraço a todos
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 5:58 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Minhas pitangueiras ficaram assim tb e o curioso é que só as que eu adubei com fertillizante granular, igual o do colega do post., É que ficaram com estás deformidades. Pode haver alguma ligação, mas qual? Pitangueiras coladas uma nas outras com o contato físico entre as folhas e somente as adubadas com o adubo especificado é que sofreram estás anomalias. Estou tirando manualmente... A jabu parece ser algo ligado a adubação tb, excesso de um nutriente pode inibir a absorção de outro que dependendo da quantidade de sol, acumula e a planta não metaboliza gerando deficiência por excesso
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Marco, o aparecimento de galhas,, não creio ter haver com adubação, pelo menos não diretamente.

As galhas surgem pela ação dos galhadores que, podem ser, insetos, vírus, bactérias e a planta responde criando esse "calombos" como forma de se defender,enclausurando o ovo, larva, etc.

Quanto á descoloração das folhas entre as nervuras é provável falta de magnésio. Contudo a falta de sol ocasiona sintomas parecidos.
Já, na falta de nitrogênio a folha fica amarela por inteiro.
Em ambos os casos isso ocorre nas folhas mais velhas. Se estiver acontecendo na folhas novinhas também......aí, não sei dizer!

Um bom sol e um adubo que contenha micronutrientes deve resolver.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2012 7:14 am    Assunto: Responder com citação

Concordo Élio! Mas há uma relação entre os fatos que me intriga... será que pode ser pelo fato das folhas estarem bem nutridas, e ser um atrativo para tais insetos? Pois as folhas das plantas que não adubei, não criaram estes antí-corpos! E ficam lado a lado na prateleira... Shocked
srandreluiz

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2012 9:12 am    Assunto: Responder com citação

Marcos.. eu tb tenho outras pitangueiras e adubo todas da mesma forma... mas apenas nesta que apareceu essas gralhas.. estava ate pesquisando na internet sobre elas são como se fossem tumores mesmo, e surgem através de insetos.. mas de acordo com o que li não deve matar a planta pelo menos não tao rápido como eu estava pensando.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2012 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Marco, é como eu disse, diretamente não creio que adubo possa interferir, porém, indiretamente pode contribuir à medida que a planta possa ser mais saudável, atrattiva aos insetos. Faz sentido!

André, exatamente, as galhas não matam as plantas porque, na realidade acabam sendo "berçários" de ovos, larvas...

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: