FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cerejeira (Eugenia involucrata)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gabriel3687

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 3:22 pm    Assunto: Cerejeira (Eugenia involucrata) Responder com citação

Olá amigos,

Essa é a segunda cerejeira que eu plantei há uns 2-3 anos e agora está 'no ponto' pra começar a trabalhar Very Happy

Planejei um transplante pro inicio da primavera, vou coloca-la num escorredor+bacia.

Por agora, que posso fazer para estilizá-la?
que estilo indicam?
projeções? Very Happy

Detalhe do nebari:

Abraços.[/img]
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2012 7:50 am    Assunto: Responder com citação

Gabriel eu apostaria no estilo moiogy ou shakan,veja ai a projeção que eu fiz:

com um trato correto ela poderia ficar assim:

Espero que minha projeção possa le ajudar,um grande abraço!
Gabriel3687

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2012 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Belo trabalho, com certeza ficaria ótimo...

Vou refletir a sugestão e se eu a concretizar posto aqui...

Mas meu muito obrigado mesmo, valeu. Very Happy
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2012 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Gabriel,
sei pouco sobre a espécie mas se fosse minha não faria nenhuma intervenção.
Deixaria ela na engorda pra ver como vai ser o desenvolvimento e só depois que já tivesse um bom calibre e com mais ramificação faria a escolha dos galhos.
Abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2012 9:26 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O ideal é fazer o movimento de caule sugerido pelo nobre colega Thássio, o que certamente irá agregar certa beleza técnica ao caule da planta, só que alterando o galho apical pelo segundo galho da esquerda, favorecendo nele uma melhor conicidade (base larga que se estreita tronco acima). Nesse caso, esse galho, após ser aramado, deverá ser corrigido, ao receber movimento levemente sinuoso, ficando com a ponta em linha com a base do tronco.

De resto, não há nada a ser feito com a planta agora, a não ser continuar seu cultivo sistemático, visando engrossar mais o tronco. Essa espécie, por ter uma folha grande, que não se reduz facilmente nem com desfolha sucessiva, precisa ter um tronco grosso e alto, para render um bonsai de qualidade técnica superior, do contrário, ficará uma planta atarracada, sem harmonia visual, por melhor que seja a distribuição de galhos no futuro.

Voce pode considerar o movimento levemente sinuoso sugerido pelo Thassio, ou algo mais radical, como mostro na correção abaixo:

De resto, é fazer mais furos na lateral dessa bacia, para favorecer uma melhor drenagem e permear o acesso de mais oxigenio no sistema radicular da planta, bem como estimular o desenvolvimento dela, com o aporte regular de adubação organica. Cultivo a pleno sol, rega diária, se não dispuser de chão onde replantar. O plantio no solo favorece um engrossamento mais rápido do que qualquer tipo de cultivo em bacia. Dentro de seis anos no chão vc terá um material bem melhor para trabalhar. Na bacia esse tempo geralmente é o dobro.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: