|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
romulodorneles
Registrado: 01/05/12 Idade: 37 Mensagens: 2 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Maio 01, 2012 11:08 pm Assunto: Gostaria de algumas orientações iniciais |
|
|
Olá
Estava há algum tempo querendo comprar um bonsai para aprender a arte. Há uns 4 dias resolvi comprar uma muda bem nova pra expertimentar. Comprei como Junipero, não tendo nenhuma outra especificação quanto ao tipo. Já estava vislumbrando um pouco sobre como eu gostaria que ficasse. Coloquei alguns arames direcionando os galhos, mas gostaria de conselho de pessoas mais experientes.
Gostaria também de dicas de quem tenha conhecimento quanto ao trato com esta espécie, sobre a rega, periodos de poda, aramação, sol, se pode pegar um frio forte (moro no Rio Grande do Sul) e etc.
Essa abaixo é +- o que eu vislumbro
Grato! |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qua Maio 02, 2012 8:50 am Assunto: |
|
|
Romulo,vou tentar lhe dar dicas basicas com o junípero
o crecimento do junípero é rápido quando jovem e diminuindo em exemplares mais velhos.
quando aramar
a melhor época para aramar o junípero é em bril e a retirada deve ser no mês de novembro.
adubação
em janeiro deve-se aplicar adubo quimico de liberação gradual,em março devemos aduba-lo com farinha de osso,nos meses de abril,maio outubro e novembro devemos aplicar torta de mamona e em setembro uma mistura de 50% adubo quimico de liberação gradual e 50% torta de mamona.
substrato
20%argila,60%areia e 20% terra bem adubada.
transplante
a melhor é poca para transplante é no inicio da primavera,devemos transplanta-lo a cada 2 a 3 anos e cortar 1/3 das raizes(não aconselho a você cortar as raizes da sua planta, pois ele está muito nova ainda)
espero ter respondido alguam de suas dúvidas,amigos foristas caso acharem que eu falei algo errado me corrijam! _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Maio 02, 2012 6:57 pm Assunto: junipero |
|
|
Romulo
Considerto uma boa escolha, levando-se em consideração que a gente tende a visualizar como um bonsai, os pinheiros em geral.
Entretanto, por experiência própria, não considero boa escolha essa
espécie devido à dificuldade de cultivo.
Orientado pelos amigos do fórum, continuo dando atenção às plantas
que cultivo, mesmo elas me dando um suador do cão.
Como dicas posso te dizer que deve ser regada com moderação, 1 vez ao dia e no fim do dia.
Esse "uma vez ao dia" deve ser acompanhado de "sempre que a terra da superfície estiver seca".
No inverno, eu troco o fim do dia, pelo início do dia, devido ao frio da noite.
Outro detalhe quanto à rega dessa espécie é importantíssima:
Ela seca de dentro pra fora! Isto é, se no auge do calor deixar a planta
durante uns três dias sem água, já era. VOcê precisa lembrar que essa planta não demonstra facilmente a falta de água, como o ficus ou jabuticabas. Você deixa ela sem água uns quatro dias e nada se nota. Depois de uns 60 dias ela começa a ficar amarela e morre.
Hum...tira as pedras de cima do vaso. Elas apenas impedem vc de ver se existe humidade. Alguns dizem que muda o ph da terra...
Não tenho muitas dicas pois estou aprendendo, assim como tu estás...
Abraço aew e bem vindo à arte.
Ps.: Acho que tua planta é uma tuia. Junípero procumbens é a última foto que você mostrou.... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 02, 2012 7:12 pm Assunto: |
|
|
Romulo como vc esta começando eu optaria por outras espécies,pq esta tem o crescimento lento,e como nos iniciantes estamos sempre com um pouco de pressa em ver resultados aconselho um ficus, ulmus,pingo de ouro muitos não dão muito valor a este último mas para iniciantes e ótimo,pois tem crescimento rápido dando-nos resposta mais rápido as nossas intervenções.Então alem desta que adquiriste aconselho a possuir mais uma dessas. _________________ http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|