FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Pinheiro Vermelho
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2012 4:09 pm    Assunto: Ajuda com Pinheiro Vermelho Responder com citação

Olá amigos,

Possuo este pinheiro vermelho a mais ou menos 2 anos, a idade deve estar entre 3 e 4 anos, porém ñ consigo entender nada sobre as explicações de como proceder com está espécie, tipo sei como pinçar as agulhas, podar as velas, mas ñ entendo o porquê, não o porquê fazer, mas que resultado esperar, por exemplo, se eu pinçar a maior parte das agulhas e deixar apenas alguns pares nas pontas dos galhos o que vai acontecer? Se eu podar a ponta de um galho com tesoura deixando apenas algumas agulhas p/ trás, qual resultado esperar? Se podar as velas maiores, que resultado irá acontecer? O que são entrenós? Fala-se de podar parte dos entrenós, como e por que?

Preciso mesmo de ajuda com esse pinheiro p/ que não chegue a um ponto que não se possa mais aproveitá-lo.

Socorro!!!rsrsrs

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2012 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá, para responder corretamente todas as tuas perguntas seriam necessárias umas 4 páginas, dado a complexidade dos Pinheiros e, principalmente que vc quer saber o que fazer e o porquê.

Vamos, resumo bem resumido:

Na primavera as velas começam a crescer (veja a penúltima foto em que vc segura uma delas)
Está longa assim porque nunca foi podada.

Quando as velas começam a crescer, +ou- em Outubro vc corta cada uma pela metade, ou 2/3 nas mais vigorosas. As fraquinhas, não mexe.

Objetivo: Evitar galhos longos, pescoçudos.

De outubro até janeiro as agulhas nascerão e amadurecerão nesses "tocos" de vela.

É o momento (janeiro) de tirar totalmente essas velas. Isso mesmo, podá-las totalmente, para que, onde foi podada nasçam vários brotos (3,4, 5)

Dois meses depois vc irá selecionar dois brotos (laterais) e retirar os demais.

Em maio, esses brotos já estarão vigorosos. É hora de podar todas as agulhas anteriores (velhas) - verde-escuro.

No início do inverno, pode aramar e podar galhos grossos

No final do inverno pode transplantar

Na primavera, inicia tudo novamente.............

Bem resumido, é isso, amigo!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Valeu mesmo pelas dicas, se entendi no próximo mês devo tirar as agulhas velhas, correto? Começando então um ciclo a partir de então, já que não fiz os anteriores.

Se observar as fotos verá que existem muitos brotos nas axílas da planta, devo podá-los no inverno?

Estou trabalhando em alguns desenhos p/ tentar montar uma espécie de manual. O que acha? Poderia me ajudar a aprimorar esses desenhos indicando se estão mostrando o procedimento de forma correta e qual o resultado deve ser esperado com cada um deles?

Ainda estou nos primeiros desenhos se puder me auxiliar, assim que tiver os primeiros posto aqui ou envio p/ você.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá escreveu:
Olá Elio,

Valeu mesmo pelas dicas, se entendi no próximo mês devo tirar as agulhas velhas, correto? Começando então um ciclo a partir de então, já que não fiz os anteriores.

Se observar as fotos verá que existem muitos brotos nas axílas da planta, devo podá-los no inverno?

Estou trabalhando em alguns desenhos p/ tentar montar uma espécie de manual. O que acha? Poderia me ajudar a aprimorar esses desenhos indicando se estão mostrando o procedimento de forma correta e qual o resultado deve ser esperado com cada um deles?

Ainda estou nos primeiros desenhos se puder me auxiliar, assim que tiver os primeiros posto aqui ou envio p/ você.

É isso! Tire as agulhas velhas em Maio.
Não retire os brotos pois, como fatalmente terá que cortar totalmente alguns desses galhos longos, esses brotinhos acabarão sendo os novos galhos.
Quanto aos desenhos, se puder ajudá-lo, será um prazer.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gabriel3687

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta cara, to acompanhando Very Happy
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 06, 2012 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando
Elenildo abreu

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2012 12:54 pm    Assunto: Responder com citação

quero ver a evolução dessa planta ok ......
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: