|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cleuber
Registrado: 21/04/05 Idade: 43 Mensagens: 96 Localização: Brasília
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 7:47 pm Assunto: |
|
|
Galera, acho que está na hora de nos juntarmos e dar mais atividade a esse tópico, tenho visto que muitos dos colegas já estão trabalhando com essa espécie há algum tempo, tendo obtido resultados inspiradores. Sugiro, fazer internamente nesse tópico um "Minha árvore e sua opinião" só dosa nossos flamboyants, especificando o tratamento que estão ás plantas. |
|
|
 |
Elenildo abreu

|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 1:08 pm Assunto: |
|
|
quanto tempo depois de nascido o flam posso começar a podar ?
isso e tem um tempo certo? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 2:48 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Eta plantinha complicada está!
Quando são novas, finas, o fruto da poda será somente um broto, quando acontece de vir dois, um cresce mais que o outro e rouba toda a energia pra sí, vindo a secar o outro.
Minha sugestão: cresceu, engrossou...podar; brotou... Abra um broto para cada lado, mantendo-os na mesma altura e controlando com pequenas podas para que nem um dispare na frente do outro, dê movimento com arame no início do galho e deixe cresçer e engrossar, quando for fazer apoda de novo já estará com movimento, ae começa tudo de novo. Não cheguei lá ainda, mas creio que a repetição do processo com as adubações necessárias isto ficará mais fácil de ramificar de acordo com a maturidade que a planta vai adquirindo. Não é uma planta pra se amontoar com outras, deve ter seu lugar exclusivo ao sol pleno. Já matei umas quinze, mas agora vai  _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 2:59 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Acrescentando...
O substrato que tenho usado com êxito é composto de 60% de turfa e o restante de areia grossa de rio, ambas peneiradas com ausênsias totais de granulos inferiores a 2mm! Portanto bem drenante e arejado, as raízes tomam conta em um ano se for vaso raso, se for grande sugiro podar de agosto a novembro pra quem mora no sul no máximo em dois anos para aumentar a densidade delas em mais que o dobro, aumentando assim sua capacidade de alimentação e automaticamente a de desenvolvimento...abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 5:13 pm Assunto: |
|
|
MUITO ESCLARECEDOR ESSE POST.
TBM ESTOU COM UMAS 8 MUDAS AQUI, SENDO Q UMA DELAS DISPAROU EM SEU CRESCIMENTO.
ELA ESTA COM 5 MESES, O TRONCO ESTA UM POUCO MAIS GROSSO QUE UMA CANETA.
MINHA IDÉIA É, QUANDO INICIAR A PRIMAVERA FAZER UMA PODA PRA VER SE CONSIGO RAMIFICAR ELA.
ABÇ |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 11:20 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, blz!?
Está sua pode receber um movimento com arame no tronco e deixar crescer... se optar por podar agora na primavera, conseguirá um broto, com muita sorte dois e atrasará o engrossamento do tronco; sugiro deixar crescer até a primavera de 2013 e enquanto isso vç pode passar ela para um espaço maior e substrato bem drenante e adubar bem até lá...verá o que vai crescer e engrossar até lá!
abç! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elenildo abreu

|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 7:22 am Assunto: |
|
|
muito boas sua dicas ja adianta meu lado de ficar tentando acertar muita coisa sobre ela valeu.... continue sempre ajudando os amigos do bonsai...ok |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 8:14 am Assunto: |
|
|
OPA BLZ.
A MINHA IDÉIA DE PODA-LÁ NA PRIMAVERA É BASEADA NA GRANDE DIFICULDADE DE CONSEGUIR RAMIFICAR QUANDO MAIS ADULTA.
MAS FALANDO COM O ÉLIO EM UM OUTRO TOPICO , ELE TBM ME SUGERIU ISSO DE ESPERAR MAIS.
VLW PELA DICA. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|