|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
hugocbonfa

Registrado: 25/04/12 Idade: 38 Mensagens: 20 Localização: Jaboticabal-SP
|
Enviada: Qua Abr 25, 2012 8:34 pm Assunto: Pau Brasil_Meu Primeiro Bonsai |
|
|
Caros, como já meu apresentei meu nome é Hugo e tenho um Bonsai que plantei de muda de Pau Brasil ele hoje tem 9 anos e só troquei de vazo uma unica vez, nunca fiz nenhuma tecnica muito menos cuidei dele direito, apenas não deixei morrer. Hoje gostaria de cuidar mais dele, li alguns foruns e artigos sobre bonsai e vi que meu suposto Bonsai esta totalmente mal cuidado, se é que pode ser chamado de Bonsai. Não está em vaso ideal, não recebe adubação, nunca fiz uma poda de raiz, não segue um estilo e por ai vai. Gostaria de ajuda de todos para saber oque fazer com ele para "conserta-lo" estou bem perdido. Segue as fotos.
.
Obrigado! |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 5:26 pm Assunto: |
|
|
BLZ HUgo!! Cara realmente sua planta não pode ser chamada de bonsai, "AINDA", mas se você se interessa mesmo pelo assunto, está no lugar certo. Praticar a arte exige muita dedicação, estudo e prática, então, mãos à obra. Podemos dar dicas, mas é você que no dia a dia vai aprendendo a cuidar sozinho delas e pondo em prática tudo que aprender aqui. Sugiro a você adquirir outras espécies de mais fácil manuseio e crescimento mais rápido, assim você terá mais entusiasmo pra cultivá-las.
O pau brasil tem crescimento extremamente lento, ainda sem adubação e cuidados necessários fica mais difícil ainda. Veja que em 9 anos ele não passa de uma mudinha ainda. Com esse tempo e conhecimento necessário, consegue-se formar belos "bonsai". Tudo depende de você agora.
BOA SORTE!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 7:11 pm Assunto: |
|
|
Caro Atila, pois é meu "Mausai" tem muito que melhorar porém não sei por onde começar, se coloco ele no escorredor+mamadeira, se passo a poda de raiz e tranfiro ele de vazo, tendo em vista que o vazo que ele está não é o ideal, se começo com uma irrigação e aramagem, estou muito perdido em relação o melhor metodo para começar a mecher nele. Como devo proceder? Em relação a outro Bonsai, adiquiri a pouco tempo um pré-bonsai de Shimpaku (2 anos), irei esperar o inverno para transferilo para o escorredor+mamadeira, estava pensando em fazer com ele dois estilos em um (Sekijoju+Kengai) não sei se ficaria legal, gostaria de opiniões. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 9:53 pm Assunto: |
|
|
Se você manteve ele vivo nesses 9 anos, isso mostra que você já tem uma qualidade muito importante pra um "bonsaísta", que é a dedicação. A aplicação das técnicas corretas e necessárias, aprendemos com o tempo, porém, como esse tempo é relativamente longo, quanto antes começarmos a agir, melhor. Por agora você deve levar a planta ao próximo nível. Sugiro a você entrar com um forte cultivo, plantando ela num vaso bem grande, com substrato adequado e adubação orgânica de base e depois também química "cobertura" (ou mesmo no chão se você tiver disponibilidade de espaço). Cultive ela assim por no mínimo 2-3 anos ( depende do estágio que você quer que ela atinja). Já te adianto que se tratando de pau brasil, esse tempo de cultivo deverá ser bem maior. Podas de raiz vai depender se ela já formou a chamada rootbound, se não, corte apenas as pontas que por ventura estejam enroladas, e faça um falso transplante para o novo vaso. Aramação, não vejo necessidade ainda, pois ela tem muito o que crescer, e essa forma frágil de agora pode mudar completamente de figura com novas brotações. Deixe que com o tempo a planta vai se "revelar" a você, indicando o melhor caminho a seguir.
Abraço
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Dom Abr 29, 2012 9:53 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Atila, porém eu não disponho de muito espaço, não seria melhor eu coloca-la no escorredor+mamadeira, para desenvolver melhor? Outra preucupação minha é sobre um dos lados, não sei se vc percebeu pelas fotos, mais ela tem um lado que não vinga as brotações, ela sempre foi assim, brota dos dois lados, porém um lado não vinga. Eu estava direcionando os ramos do lado bom para cobrir o outro lado, porém não sei se é o melhor caminho, pensei tmb de ignorar o outro lado e fazer tipo Fukinagashi, porém teria que direcionar o tronco, que apesar de fino já é bem lenhoso, qual a melhor maneira de proceder?
Abs. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 29, 2012 11:22 am Assunto: |
|
|
Então... Se você prefere a técnica do escorredor e mamadeira, beleza. Eu já prefiro um vaso grande, 18-20 litros com pelo menos 40 - 50% de matéria orgânica (esterco curtido), e incorporando à mistura um pouco de farinha de osso e NPK 4-14-8 pois ela gosta de solo úmido e fértil. De qualquer forma, o importante agora é dar espaço e muita nutrição pra ela crescer. Aí depois que ela já estiver bem adaptada ao novo ambiente, e começar a responder a adubação, você pode fazer uma poda drástica dos galhos principais pra forçar novas brotações, isso na segunda metade até o final do inverno. Quem sabe ela não vinga o lado fraco que você diz ter?
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
|
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Dom Abr 29, 2012 12:07 pm Assunto: |
|
|
Caro Atila, comprei um substrato especial (40%Terra preta, 20% Tijolo Moido, 30% pedrisco 4mm e 10% turfa), estou pensando em misturar 1/3 deste substrato, 1/3 de areia grossa e 1/3 de tijolo moido, isso para fazer um substrato para o escorredor+mamadeira, oque vc acha? |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Dom Abr 29, 2012 3:39 pm Assunto: por favor avaliem o que to fazendo com um Pau Brasil |
|
|
Desculpem, tinha enviado a foto errada, a que eu quiz enviar era esta
 _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Editado pela última vez por Silas Lanzieri em Ter Maio 01, 2012 12:51 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 30, 2012 7:39 pm Assunto: |
|
|
Esse que você comprou 50/50, parece ser bom, bem balanceado. Não vejo necessidade de misturar com tijolo e areia, até porque o seu substrato pronto já contém esses elementos, mas se você notar que está com pouca drenagem, adicione + areia grossa. O importante é garantir a boa drenagem e ao mesmo tempo alimentar bem a planta através da matéria orgânica que melhora demais a condição do solo. O que faltar você completa com NPK granulado ou líquido + micronutrientes, periodicamente, ou ainda osmocote de liberação lenta.
Abraço!
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Seg Abr 30, 2012 7:59 pm Assunto: |
|
|
Eu tinha pensado em misturar justamente para melhorar a drenagem, e tinha pensado no tijolo picado devido a melhor retenção de umidade, tendo em vista que aqui em Jaboticabal o clima é muito quente. Em relação a adubação comprei Superthrive, pelo que já lí ele é muito bom como enraizador, porem alguns dizem que o mesmo pode ser usado junto a adubação, oque vc acha? Irei comprar um 4-14-8 para misturar junto o substrato e como estudo Zootecnia, irei pegar esterco de um capril aqui da universidade para misturar na mamadeira (50%esterco+50%terra), segundo o Mário Leal em outro tótico deste mesmo forum, ele disse que a mamadeira deve conter apenas esterco, já outros autores receitam 50-50, qual o melhor?
Está chovendo muito aqui, assim que parar de chover irei retira-la do vazo e ver se está formada a camada rootbound e posto algumas fotos para lhe mostrar.
Obrigado novamente pela atenção suas dicas estão sendo de muita valia. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 30, 2012 8:46 pm Assunto: |
|
|
Que nada kra!!!! Disponha! As dicas que passo são baseadas nas minhas próprias experiências que deram certo, se puderem ajudar a alguém... Beleza.
Então... faça os testes aí! O legal do bonsai também é isso "experimentar". Ás vezes o que deu certo pra mim pode não ser o melhor pra você, e vice versa, por uma série de fatores, entre eles o clima como você mesmo citou. O Supertrhive, dizem que é muito bom pra bombar a adubação, também estou testando isso aqui nesse momento, mas já vi que não pode exagerar. Quanto ao esterco, não esqueça de deixá-lo curtindo por pelo menos uns 30 dias, se estiver fresco. Já a proporção na mamadeira, não sei te dizer, pois não costumo usar essa técnica. Aqui ou é chão em cova adubada, ou vaso grande. Porém pra mudas recém germinadas já usei mamadeira com 100% esterco curtido e o resultado foi muito bom. Então pesquise, faça alguns testes em situações diferentes e decida o que você achar melhor.
Abraço
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 11:09 pm Assunto: |
|
|
Caro Atila, demorei um pouco pra postar novamente mais segue algumas fotos.
Retirei o Bonsai do vaso que estava e passei para o escorredor, o sistema radicular dela estava muito fraco.
;
Como o caule está muito fino, escolhi o escorredor para ver se ele engroça mais rapido e pelo fato tmb de morar em apartamento e não muito espaço aqui disponivel.
;
A copa esta muito judiada, esta eu realmente estou perdido e não como conserta-la, se faço uma poda drastica, se coloco entortador de caule, ou faço uma aramagem (porém com arame não conseguirei arrumar os caules lenhosos).
Usei uma granulometria mais grossa, deixei uns cacos de telha maiores para reter maior umidade, poís aqui o clima é bem quente. Ficou +- 30% terra, 20% areia grossa, 20% tijolo moido pequeno, 10% cacosde telhas maiores, 10% pedriscos de 4mm e 5% turfa.
[img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_20662_16.jpg[/img]
Ao colocar no escorredor fui acetando o substrato com o palitinho..
Depois de colocado no escorredor, deixei uns 20 min imerço no SuperThive mais consentrado
Após toda a operação o resultado foi o seguinte.
.
Todo o precedimento já fiz tem uma semana, irei esperar completar três semanas para entrar com a adubação.
E em relação a copa oque me aconsselha? |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 11:50 am Assunto: |
|
|
Desculpe se minha opinião não for adequada, mas, eu teria aproveitado o formato das 3 raízes e deixaria alguns centímetros desenterradas, acho que daria um visual ainda melhor... _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 12:44 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Silas, acho que ainda dá tempo de desenterrar um pouco. Oque vc acha sobre a copa? Estou muito da duvida, sobre oque fazer com a copa. |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 2:53 pm Assunto: |
|
|
Eu esperaria o inicio da primavera para dar uma boa poda e esperar por novas brotações. Mas, vamos esperar a opinião dos experientes.
Eu tenho umas sementes de pau brasil plantadas e uma começou a germinar ontem. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|