FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Voltando ao mundo dos bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marc.cr

MensagemEnviada: Qua Maio 09, 2012 1:45 pm    Assunto: Voltando ao mundo dos bonsai Responder com citação

Olá,
A alguns anos atrás me interessei bastante por bonsai, cheguei a ter um "mausai", mas o que era pra ser um exercício de paciência saiu pela culatra e eu manuseei tanto a planta que ela acabou morrendo, também devido a falta de tempo para cuidar e um local não muito apropriado.

Hoje moro em outro lugar, e tenho mais tempo, então voltei a me interessar, e estou voltando a estudar para comprar um para cuidar.

Gostaria de sugestões de uma boa espécie para iniciante, e também com as condições da minha casa.
Moro a uns 200 metros da praia, num apartamento sem varanda, mas o quarto e a área de serviço são bem iluminados durante o dia todo, e durante a tarde (16-18 horas) pega sol direto. É um lugar bem fresco independente do clima, dificilmente faz muito calor ou muito frio.

Onde é bom para comprar?
No http://www.niponbonsai.com.br/ sempre vejo umas plantas legais a um preço justo, mas não se sei vale comprar na internet... Moro no recreio dos bandeirantes, no rio de janeiro, mas não conheço nenhum lugar na área onde venda.

Agradeço a quem puder ajudar!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 09, 2012 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

marc.cr

Olá, aqui no fórum o pessoal que mora na beirinha da praia normalmente tem as espécies: Ligustrum, Bougainvíllea ou Primavera, Duranta, Acerola, Flamboyant, Pitanga, Murta etc.
É claro vai depender da quantidade de sol que terá diariamente e se o local onde vão ficar tem muito vento.
Tem muitos membros do fórum que são da cidade do Rio de Janeiro e podem complementar a lista acima.
Quanto a onde comprar pela internet, tem a Ideal Bonsai, OBonsai, Bonsai Kai, além da Nipon Bonsai, etc Todas empresas sérias e pelo que o pessoal comenta aqui no fórum sempre chega a árvore nas melhores condições possíveis.

Abraço

Nicolau Copérnico
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marc.cr

MensagemEnviada: Qua Maio 09, 2012 10:50 pm    Assunto: Responder com citação

LUIZ ARTHUR escreveu:
marc.cr

Olá, aqui no fórum o pessoal que mora na beirinha da praia normalmente tem as espécies: Ligustrum, Bougainvíllea ou Primavera, Duranta, Acerola, Flamboyant, Pitanga, Murta etc.
É claro vai depender da quantidade de sol que terá diariamente e se o local onde vão ficar tem muito vento.
Tem muitos membros do fórum que são da cidade do Rio de Janeiro e podem complementar a lista acima.
Quanto a onde comprar pela internet, tem a Ideal Bonsai, OBonsai, Bonsai Kai, além da Nipon Bonsai, etc Todas empresas sérias e pelo que o pessoal comenta aqui no fórum sempre chega a árvore nas melhores condições possíveis.

Abraço

Opa, valeu, luiz.
Aqui em casa o vento é zero, e sol direto só pega no final da tarde, mas é iluminado o dia todo (o quarto não é escuro).
Faz muita diferença a espécie?
Não há problemas em comprar pela internet? O envio não pode danificar a planta?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 13, 2012 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

marc.cr

Quanto a compra pela internet, pode comprar das empresas que te repassei que certamente receberá o bonsai na melhor condição possível, a embalagem é muito bem feita e não terá problemas.

Cada espécie tem seus cuidados, é obvio que a maioria do pessoal perde o bonsai de início devido a erro na hora da rega (ou molhamos demais ou esquecemos o que é praticamente fatal), no site abaixo tem dicas legais, além de outros na internet é só procurar.

http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados.htm

Deve procurar espécie que se adptem às condições que você tem em casa, as que te repassei o pessoal que mora em local de praia normalmente cultiva, é obvio que pode haver plantas que se adptam a situações bem diferentes da que a espécie necessita mas, são excessões. É sempre melhor começar por espécie que seja resistente e que se adapte ao ambiente que possuímos para que os nossos erros sejam aprendizado.

O pessoal do fórum me ajudou muito desde que me cadastrei, me deram dicas valiosas e continuo aprendendo sempre, com o pessoal mais experiente e também com o pessoal novato, sempre agregamos algo aqui. No fórum também pode pesquisar sobre as espécies e dicas de cuidados.

Abraço

Nicolau Copérnico
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marc.cr

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 10:27 am    Assunto: Responder com citação

Valeu luiz... Vou dar uma olhada nessas espécies que você citou, e ver qual se adapta mais ao meu ambiente.
Lapate

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Márcio, sou muito cru para lhe dar dicas de Bonsai, cultivo, etc...,

Porém como você falouque está procurando um para comprar resolvi dar minha opnião também.

Todo dia quando venho trabalhar ( centro do RJ ) passo na carioca que tem um quiosque grande de plantas onde se pode ver vários tipos de bonsai, com vários preços e idades. Se por acaso vier ao centro pode dá uma paquerada neles....

Eu meu primeiro bonsai ( pois o que tenho é um "mausai") muito provavelmente será de lá.

E se eu não me engano ( me corrijam se eu estiver errado ) o dono do quiosque frequenta o forum também.

Espero ter ajudado.

Abraços

Lapate
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marc.cr

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

Lapate escreveu:
Ola Márcio, sou muito cru para lhe dar dicas de Bonsai, cultivo, etc...,

Porém como você falouque está procurando um para comprar resolvi dar minha opnião também.

Todo dia quando venho trabalhar ( centro do RJ ) passo na carioca que tem um quiosque grande de plantas onde se pode ver vários tipos de bonsai, com vários preços e idades. Se por acaso vier ao centro pode dá uma paquerada neles....

Eu meu primeiro bonsai ( pois o que tenho é um "mausai") muito provavelmente será de lá.

E se eu não me engano ( me corrijam se eu estiver errado ) o dono do quiosque frequenta o forum também.

Espero ter ajudado.

Abraços

Lapate

Opa Lapate, se calhar, foi nesse quiosque mesmo onde comprei meu mausai de anos atrás.... Porque foi lá na carioca.
Só fica difícil passar lá de novo, trabalhando na barra e morando no recreio, raramente estou no centro... Mas é legal saber que o quiosque ainda está lá, quando passar por lá vou com certeza dar uma olhada.
Vou ver qual das espécies que o luiz citou me servem melhor, e também um amigo vai me passar uma muda de orquídea..

Valeu pela dica.
marc.cr

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Estou na dúvida entre pegar um ligustro ou uma serissa.
Que equipamentos seria bom ter para começar?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: