FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Vermelho-01
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2012 6:54 pm    Assunto: Pinheiro Vermelho-01 Responder com citação

Adquiri este Pinheiro Vermelho na exposição que ocorreu neste final de semana em SP, no Jardim Botânico. Gostaria da ajuda de vocês. Não tenho nada em mente sobre estilo, por enquanto quero apenas mante-lo vivo hehehe. Como pinheiro é complicado o que me aconselham a fazer agora?

PS: nao deu muito tempo para estudar ainda, mas ja gostaria de receber as orientaçoes de voces

1) Qual substrato ideal?
2) Vi bastante material no forum sobre o PN. Posso seguir as mesmas orientaçoes??

07/05/2012

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2012 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Romeu,

Por hora acredito que não deve fazer nada, pois a época não é mais propicia p/ nenhuma intervenção. Espere o final do inverno p/ um transplante, que tanto pode ser realizado p/ uma mamadeira como p/ um vaso maior, fica a sua escolha, o mesmo p/ o chão se tiver essa possibilidade. Quanto ao substrato também é algo bem discutível, pois p/ uma mesma espécie podem haver variações de acordo com local onde você mora, veja a maior parte das indicações dizem p/ você usar 1 parte de tijolo triturado, 1 parte de terra ou substrato desses que vendem pronto e 1 parte de pedrisco, porém nas minhas plantas isso não dá muito certo, pois clima onde moro (São Paulo-SP) costuma ser muito seco e devido a correria ñ tenho como ficar regando 2 vezes por dia, então depois de apanhar um pouco comecei a mudar a mistura aumentando um pouco a quantidade de terra que se mantém mais úmida do que os outros materiais, sem assim ter prejudicado em nada a drenagem.

Tenho um pinheiro vermelho também e tive um ótimo resultado da seguinte maneira (não tenho muito espaço e essa foi a única opção): Mamadeira com a mistura de partes iguais de terra vegetal, pedrisco e argila expandida com granulação entre 3 e 5 mm, na bacia que vai abaixo da mamadeira coloquei 30% de pedrisco, e misturei em partes iguais terra vegetal e esterco de gado curtido.

Esse é meu pinheiro hoje. Comprei ele a 1 ano e meio atrás do mesmo tamanho que o seu da Regina Sizuki.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=199879#199879

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2012 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pelas dicas Donegá!

O seu está muit bonito.. um verde bem legal mesmo. gostei.

Vou esperar então para fazer o transplante. Acho melhor deixar ele por um tempo numa bacia grande, até já comprei, para desenvolver melhor as raízes e depois de alguns anos eu transfiro para o escorredor.. o que acha?

com relaçao ao tratamento das agulhas/velas por agora, acha que posso fazer alguma coisa??
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2012 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Dependendo do desenvolvimento que tiver na bacia, talvez nem precise passar p/ um escorredor. Acho que por hora deve adubar com TM+FO, p/ reforçar p/ o inverno, deixe pegar bastante sol e se quiser com a entrada do inverno poderá fazer a aramação p/ ir dando forma e ele, como é bem jovem e pelo que parece já foi pinçado recentemente, acredito que deva começar um novo ciclo de cuidados na próxima primavera, porém p/ esses casos de pinçagem e podas ñ sou o mais indicado a lhe orientar, fiz até um post recentemente sobre pinheiros, dê uma olhada no link abaixo, acho que vai interessar, participe e coloque suas dúvidas e percepções lá.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21133

Abç.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: