Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 8:58 pm Assunto: Jaboticaba com Potencial |
|
|
Ai galera
Comprei esta jabuticaba a um mes em uma floricultura. Realmente foi um achado, gostei muito de seu nebari e conicidade do tronco.
Pretendo no final do inverno fazer a poda drastica, mas ainda estou em duvida que altura irei cortar.
Aguardo opiniöes.
Eis as Fotos
Parte de traz
Eata jabuticabeira mede uns 2.20 metros de altura e um diametro de tornco de 12cm. tenho ideia de cortar um pouco acima da biforcaçáo dos troncos.
Aguardo opiniöes. |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 9:10 pm Assunto: |
|
|
Nossa..que grauda...é só fazer intervenções para abaixar a copa. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 9:11 pm Assunto: |
|
|
Nebari especial!!! 70% da planta já está encaminhado!
agora só resta a parte aérea mesmo...
Mas vou deixar para os mais experientes opinarem a respeito das podas...
grande abraço |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 10:54 pm Assunto: |
|
|
MUITO BONITA ESSA JABU, SE FOSSE MINHA PODARIA A UNS 4 DEDOS ABAIXO DA BIFURCAÇÃO.
ABÇ
Editado pela última vez por Ricardo L C em Qua Maio 09, 2012 8:04 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 3:41 pm Assunto: |
|
|
Marco, Felipe, Ricardo e Lucinei
Obrigado pelas dicas.
Lucinei este tópico que vc me passou está maravilhoso, eu já havia visto ele no fórum, venho acompanhando algum tempo.
Um belo desenvolvimento de 2,5 anos, que a meu ver foi bem rápido. Devo sim tomar como exemplo este trabalho bem conduzido do Araldi, claro se ele não se opor a isto.
E se olharmos pela opinião do Ricardo e Lucinei, é tecnicamente o correto a se proceder a poda um pouco abaixo da bifurcação, para daí começarmos uma nova estrutura baseando-se num estilo vassoura e assim eliminando um defeito que da uma impressão de conicidade invertida na bifurcação.
Os pontos negativos seria a demora da formação da nova estrutura e se analisarmos a jabuticaba é uma arvore nativa e sua estrutura natural é de galhos bifurcados.
Em conclusão, estou numa dúvida imensa a que caminho seguir.
Mas tenho um tempo para me decidir.
Neste intervalo até o inicio da primavera ficarei no aguardo de novas opiniões.
Abraço |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 8:55 pm Assunto: |
|
|
Amigo, sua planta realmente tem um grande potencial. Sugiro que o amigo a conduza como um bonsai de grande porte, bem imponente, tentando manter as cacteristicas naturais de planta tropical.
Fiz uma projeção porca no paint mas acho que da pra entende legal minha sugestão.
Sugiro que mantenha o galho grosso atras para servir de base para as novas bortações.
Apartir desta estrutura daria pra partir pra Hokidashi.
Bom caso nao o agrade, sugiro ainda que o amigo vá podando a planta aos poucos, sem grandes intervenções na altura dos galhos para que possa analisar melhor o melhor caminho a seguir e que dessa forma o amigo nao se arrependa.
Att
Cesar |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 1:43 am Assunto: |
|
|
Ederson creio que seria interessante aproveitar a bifurcação do tronco já que a tua planta é de excelente calibre e dá para fazer um bonsai alto, até porque é característica das Jabu.
Eu podaria a galho da esquerda um pouquinho abaixo da Trifurcação (esse termo não existe......rsrsrsrsrs) do galho da direita.
O da direita podaria logo acima da trifurcação.
Para exemplificar:
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 8:38 am Assunto: |
|
|
Se ela fosse minha iria cortá-la abaixo da bifurcação, mais ou menos na distância que o Ricardo mencionou 4, ou 5,6 dedos abaixo... A opção do Élio tb é interessante, mas aumenta a quantidade de cicatriz na árvore. Igual as correções se farão necessárias em ambas as situações. O estilo hokidashi do branquilho do Araldi como mostrou Lucinei serio um ótimo caminho.
Está jaboticabeira é de Rock Júnior
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 7:16 pm Assunto: |
|
|
Eu também cortaria abaixo da bifurcação e não transplantaria. Deixaria nesse mesmo recipiente por uns 2 anos, apenas engrossando os novos galhos, ganhando simetria.
Usaria uma serra elétrica para evitar qualquer ferida no tronco. Faria o corte com uma leve inclinação para trás... talvez uns 30 graus. |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 9:14 pm Assunto: |
|
|
Ai Galera, obrigado pelas dicas.
Mas assim estou cada vez mais indeciso. |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 9:57 pm Assunto: |
|
|
Ederson vc apenas tem que decidir se quer ter uma planta mais alta,como as jabus na natureza ou um bonsai mais baixo,parrudo e compacto e depois seguir as dicas ja descritas acima(minha opinião é na segunda opção)é uma questão de gosto,os dois modos vão ficar lindos.
Espero ter ajudado. _________________ http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 1:02 pm Assunto: É |
|
|
AINDA ESTÁ MUITO ALTA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Set 13, 2014 10:58 pm Assunto: |
|
|
Como se encontra a jabuticabeira? |
|
|