Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 9:02 am Assunto: Mudas de pinheiro - plantio de sementes |
|
|
http://bonsaitonight.com/2012/05/11/pine-seedlings/
neste link ele fala um pouco do processo...
pelo q li por cima, usando o google tradutor ele faz o corte da raiz... mas comenta q o crescimento é diferente, as mudas de 2 anos deles chegam na altura de mudas de 1 ano das encontradas no japão....
ele também comenta sobre diferença de crescimento... tem mudas de um ano bem vigorosas enquanto outras que não crescem tanto, usando os mesmo métodos...
eu senti isso nas minhas, mas sempre achei q fosse por causa de local, e de algo q eu fazia de errado...
=D
só compartilhando, este ano, no mês q vem faço dinovo meu processo de plantio de sementes... já será meu terceiro ano fazendo isso...
estou achando q é algo além da arte de bonsai, pq bonsai destas sementes mesmo eu não terei mto cedo viu.. uhauhauhauha
segue o link para aqueles que ainda não conhecem meu post sobre pinheiros negro desde a semente:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16554 - é a da minha primeira "safra" (2010) - agora elas estão no chão
as de 2011 sobraram só 7, ainda não tirei fotos, e logo vou procurar lugar para colocá-las no chão...
as de 2012 ainda não comprei as sementes =D
abraços _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 3:02 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Legal Lucas! Eu tb curto cultivar desde semente!
Tem alguma dica confiável ou alguém por aí do fórum, de alguma fonte confiável pra aquisição de sementes. Vejo que no ML tem bastante, mas não sei quanto à qualidade das sementes... Alguma dica de alguém? Lucas?... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 3:57 pm Assunto: |
|
|
pois é Marco eu tbem gosto de sementes, mas nunca encontrei um site confiavel... |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 5:11 pm Assunto: |
|
|
eu comprei as duas vezes pelo mercado livre...
as que peguei tiveram uma boa taxa de germinação... _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 9:27 pm Assunto: |
|
|
Podia divulgar seu vendedor, pra mim tentar o plantio, já que deu certo pra vç a probabilidade é maior de sucesso! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

|
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 8:19 am Assunto: |
|
|
Opa, muito bom Lucas. Eu e meu filho estávamos fazendo pesquisas no Mercado Livre e foi justamente esse vendedor que chamou a nossa atenção. Agora com o que voce compartilhou, vou mesmo comprar as sementes. Ele mandou mesmo por email as dicas de como plantar?
Obrigado. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 11:06 am Assunto: Bonsai |
|
|
Pô, valeu mesmo meu velho! Vou fazer um experimento e tentar o sucesso nem que seja de um muda apenas!hehehehe...
É complicado, hoje em dia tem muto gato por lebre!
Valeu mesmo! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 11:29 am Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa, eu mandei uma mensagem pra o vendedor no ML pedindo para fazer um pacote com todas as sementes para bonsai que ele vende. Na hora que ele me responder eu posto aqui quais sao e quanto fica o pacote todo. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 12:24 pm Assunto: |
|
|
opa q bom q pude ajudar, mas mesmo assim tenham cuidado...
nunca se sabe, não da para garantir, etc huahuauhauha
um resumo:
1- 12 horas em balde com água para hidratar
2- Jogar fora as que boiarem
3- Semear as que afundarem
4- Bandejas com pedrisco depois areia grossa
5- Fazer linhas na areia, colocar as sementes e cobrir com areia
6- Manter umidade e deixar num local sombreado com boa ventilação
7- Resultado após vinte e cinco dias
8- Fazer o sashiki: Quando a haste principal começar a escurecer.
Ela deve ser tratada como se fosse uma estaca jovem.
O substrato utilizado foi 70% de pedrisco e 30% de terra granulada.
Esterilizar nosso material
O corte deve ser linear evitando mascar a haste
Sem as raízes, colocamos em banho com o hormônio enraizador
Hormônio enraizador - benerva 1 comprimido p/ 750ml de agua
9- Após o enraizamento (+-3 meses) no início da primavera transplantar para um vaso maior
o passo 8, o sashiki(estaquia), eu tentei em 2010 com umas 4 mudinhas, e em 2011 com umas 6... perdi todas... ou melhor, matei todas...
Esta estaquia é feita para corrigir as raizes, pq elas crescem mto compridas e para baixo, fazendo este processo vc terá raizes mais corretas... Li sobre deixar sem fazer este processo e fazer um processo de enrolar as raizes... este ano eu fiz em algumas, enrolei elas e deixando já aramadas numa posição que vou usar como tronco...
links para maiores pesquisas:
http://www.labbocommerce.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=18
http://www.bonsaigyn.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=31
bom, é isso ai, boa sorte e boa espera... =D
segue uma inspiração para quem gosta desta prática =D
abraço! _________________ Lucas Gullo
Minhas mudas
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 12:32 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Legal mano! Tenho interesse tb! Vamos aguardar então!
Fiz um teste e me surpreendi, desmanchei algumas frutinhas da piracanta, separando as sementes. Umas eu plantei, o resto coloquei no meu déposito de sementes localizado no freezer em minha casa, devidamente embaladas em papel. As que eu plantei a menos de um mês estão brotando, sinto apenas não ter contado antes para poder avaliar a porcentagem de sucesso, sendo está dividida entre as que germinaram e numa segunda etapa de pesquisa as que consiguirão sobreviver. Apesar dos resultados serem lentos por este método é onde eu encontro mais alegria e satisfação de cultivar minhas plantas, permitindo-nos moldar uma planta desde o berço de uma semente... Isto é fantástico! Aconselho a todos fazerem suas experiências com sementes! Ah!... E experiência com os tocão tb é muito bom!rsrs _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 12:37 pm Assunto: |
|
|
Marco poa,o amigo Átila me enviou sementes de piracanta,o que devo fazer para que as semenetes germinem? _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 12:54 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Legal Lucas! Eu estava postando e não tinho entrado seu post ainda. Bem explicado... O Júlio tinha comentado, até foi no sábado passado na reunião da bonsai sul, ele explicou que a muda do PN recebe uma poda radical na pequena raíz e isso faz com que o crescimento das raízes e da planta em geral no futuro seja algumas vezes maior que uma planta com crescimento convecional. Foi podado o PN de um colega que tinha um galho de sacrifício bem longo, a planta tinha 4 anos e eu achava que tinha uns 8 já.
Gostei da ideia e daí que despertou meu interesse em cultivar algumas sementes de PN ou PV ou PB qualquer um que não seja o elliott, pois este é mato por aqui e bem difício de transformar em bonsai! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 1:14 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Thássio blz! O que fiz foi simples! A ideia inicial foi separar as sementes das frutinhas já bem maduras e embalar em papel pra poder congelar e plantar em setembro! Como tinha demais, aproveitei que tinha um local com pata de vaca já germinadas e bastante espaço sobrando, fiz pequenos furos(0,5cm de profundidade) um do lado do outro e me prestei a plantar uma semente em cada buraco. Sem força excessiva cobri o buraco com a própria terra(turfa granulada) da volta do pequeno buraco, algumas receberam apenas um grão de turfa no buraco. E venho mantendo a umidade, sol pega somente pela manhã devido a localização do vaso. A cada 15 dias todo o solo do vaso recebe supertrhive(pode ser isso tb, não sei).
Estão germinando em linha como enxerto em pomares. É fácil identificar depois que germina, pois a muda traz a pequena semente grudada em uma das folhas! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|