|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 6:15 pm Assunto: |
|
|
BLZ hugocbonfa? Como ele está reagindo ao transplante? Eu não tiraria toda terra das raízes agora no outono, mas já que você tirou... é torcer pra ele não "sentir". Quanto a copa você vai ter que construí-la. Essa é a parte mais legal da arte! Você pode retirar um pouco da folhagem pra não haver muita desidratação da planta. E depois deixe ela se recuperar até pelo menos o final do inverno.
Abraço
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
hugocbonfa

Registrado: 25/04/12 Idade: 38 Mensagens: 20 Localização: Jaboticabal-SP
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 6:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Atila, ela está regindo bem, acho que o Superthrive também esta ajudando, estou irrigando com ele (1 gota para 2 litros) e para não ficar seco fiz um sistema de irrigação por gotejamento (+- 1 gota a cada 20 seg), a terra está ficando umida o dia todo, porém não encharcada.
Acho que irei colocar um entortador de tronco para abrir a copa. Dá pra ver na primeira foto da copa que o troco esta direcionado só para um lado, acho que dá pra voltar ele assim amenizo o lado vazio, oque vc acha?
Pensei em tirar a curva do tronco também. Ela está sem nenhum estilo, qual seria o melhor estilo pra ela?
Obrigado. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 5:41 pm Assunto: |
|
|
Acho que você deveria se concentrar na recuperação da planta por enquanto. Deixe ela se recuperar bem primeiro, aí depois você pensa em estilização. A planta nem enraizou ainda; se você começar a forçar o tronco agora, certamente vai prejudicar o enraizamento dela. No futuro, quando ela estiver bem "pegada" e forte, uma poda drástica pode dar a você um outro direcionamento que no momento é impossível de imaginar. Arrume outra planta pra mexer e esqueça um pouco do seu pau-brasil. Apenas fique monitorando ele. Você está muito ansioso para formá-lo, mas infelizmente temos que aprender a esperar o tempo certo (de intervenção) da planta.
Abraço!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 7:15 pm Assunto: |
|
|
Hugocbonfa, sofremos do mesmo mal: a pressa em querer mexer nas plantas. Mas, vamos tendo aula de paciencia que vai servir para a nossa vida toda. Agora eu estou com duas sementes de pau brasil brotando. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 8:45 pm Assunto: |
|
|
Marco Costa escreveu: | Hugocbonfa, sofremos do mesmo mal: a pressa em querer mexer nas plantas. Mas, vamos tendo aula de paciencia que vai servir para a nossa vida toda. Agora eu estou com duas sementes de pau brasil brotando. |
Amigo MARCO, acho que todos nós sofremos em graus diferentes dessa impaciência, principalmente no início. Um bom remédio é termos várias plantas em estágios diferentes pra irmos trabalhando enquanto o tempo faz o seu papel. Sem dúvida essa é a lição mais difícil da arte bonsai!
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 9:07 pm Assunto: |
|
|
Atila, por isso eu estou com ipê, buxinho, ficus, uns 4, ixora, 3 tambem, eugenia, azalea, flamboyant, manga, pau brasil, leucena e mais algumas aqui. Umas são grandinhas, outras com semente germinando. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 9:46 pm Assunto: |
|
|
Eu estou com um Shimpaku aqui (pré bonsai - 2 anos) e gostaria de ideias de como trabalhar com ele, jajá eu posto fotos em outro tópico. Espero a ajuda de todos.
Abraço. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 1:44 pm Assunto: |
|
|
Caro Hugo,
Acho que a escolha da mamadeira foi acertada e concordo com o Atila para se concentrar na recuperação da planta, uma vez que promoveu o transplante não na melhor época.
Aguarde também a planta demonstrar reação de melhora para poder adubar, que está na época.
Também tenho uma mudinha de pau brasil e vou acompanhar seu desenvolvimento, pois não há muita coisa publicada sobre esta espécie.
ABs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 3:32 pm Assunto: |
|
|
Bruno, eu resolvi fazer o transplante agora, pq aqui na região de Jaboticabal o tempo esfriou bem, apesar de ainda não ser inverno. A planta está se recuperando bem, não mostrou nenhum sinal de sentimento a respeito do transplante, pelo contrario está desenvolvendo brotos novos, o engraçado é que ela desenvolve sempre as gemas apicais e as gemas laterais não se desenvolvem. Já tentei cortar anteriormente a gema apical pra desenvolver as laterais, mas isso não acontece, oque acontece é que ela cessa o crescimento de todas as gema e estagna, não sei como proceder.
Estou usando o Superthrive e acho que o mesmo está ajudando bastante, junto desta muda estou acompanhando uma muda de Shimpaku (2 anos) (que estou esperando o inverno pra transplanta-la) as duas estão sendo irrigadas com Superthive por um sistema de gotejamento.
Segue ai as fotos.
As duas plantas Shimpaku (2 anos - Esquerda) e Pau-Brasil (9 anos - Direita)
As duas plantas e o sistema de irrigação por gotejamento.
Sisteminha de irrigação feito com equipamento de soro médico
Shuimpaku (Pré Bonsai - 2 anos) com a irrigação
Shimpaku - Irrigação mais de perto
Pau Brasil (9 anos) com a irrigação
Pau Brasil - Irrigação mais de perto
Pau Brasil - Novas brotações mesmo recem transplantado
Assim que tiver mais tempo irei tirar outras fotos do Shimpaku e criar um novo topico, espero a colaboração de todos.
Abs. |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 6:20 pm Assunto: |
|
|
Caramba, as suas plantas estao no soro? kkkkk
Brincadeira amigo. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 6:37 pm Assunto: |
|
|
Depois da cirurgia vai pro soro. rsssss... |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 6:57 pm Assunto: |
|
|
Muito legal... Gostei da sala de repouso. KKKKK Onde você conseguiu essa conexão pra ligar 2 equipos em 1 câmara gotejadora apenas?
Impressionante! o pau-brasil tá recuperando super bem mesmo! E em pouco tempo! Quanto a brotação faça o seguinte: Deixe ele brotar bastante e capriche na adubação, mas cuidado pra não exagerar, pois estamos entrando no inverno. Provavelmente ele entrará em dormência nos próximos meses, deixe ela descansar e então faça uma poda drástica no final do inverno +- na altura onde sai o primeiro galho, (um pouquinho acima) então comece a formar novamente a copa com os novos brotos que surgirão. A copa realmente está meio "problemática", e talvez fosse o caso de podar o tronco a uns 10 cm acima do solo e eliminar totalmente a formação atual, mas essa é uma decisão drástica que só cabe a você avaliar e tomar. Ou então, mudar o ângulo, a frente da árvore, e aproveitar o movimento sinuoso do tronco pra tentar um moyogi, levantando a parte superior do tronco com arame grosso, pra dar continuidade e suavidade ao movimento, pois como está, acontece bruscamente uma curva muito forte, o que não é legal pro estilo.
Vou tentar fazer umas projeções pra ela, pra ver se te ajuda em alguma coisa.
Abraço.
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 7:22 pm Assunto: |
|
|
Que bom Hugo, realmente é um alento saber que podemos "enganar" a natureza as vezes, criando condições para seu desenvolvimento.
Bacana também seu sistema de irrigação.
Quanto ao crescimento apical, também não sei uma solução, mas um amigo meu me informou que vem insistindo com as podas apicais e as vezes dá certo, como nos seus ipês, se não me engano. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
hugocbonfa

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 7:32 pm Assunto: |
|
|
Caro Atila,
Obrigado pelos conselhos, ela está recuperando muito bem mesmo, irei esperar mais uma semana ou duas para entrar com a adubação. Pensei em adubar com metade da recomendação do adubo para não forçar, já que estamos entrando no inverno, como você mesmo disse.
Na questão da copa acho que a solução será uma poda drastima mesmo, mais, acho que devo deixar ela enrraizar bem ate entrar na mamadeira, ai sim eu faço a poda.
A conexão para ligar os dois equipos consegui na Universidade, era de um equipamento que usamos muitas ligações para passagem de ar, não sei se existe para venda.
Em relação a copa eu tenha pensado em usa um entortador de troco para aliviar a curva superior, e como achei muito caro comprar um entortador segue ai meu prototipo ainda n concluido.
Feito com ganchos de telha, borboleta e trava de cortina.
Desmontado.
Ainda falta o pino central, estou procurando uma peça para faze-lo (Aceito ideias) e as mangueirinhas para encapar. Assim que ficar pronto irei posta-lo em outro tópico.
Já na questão das progeções agradeço pela ajuda, e fico no aguardo de novos conselhos.
Abs a todos que estão ajudando. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 10:53 am Assunto: |
|
|
É isso aí!!!... O negócio é inventar. Tá ficando bom o teu curvador! Agora, me responde uma coisa. Na recuperação do pau-brasil, você tem usado o Superthrive diariamente não é? Como você tem feito a diluição, e, em que quantidade de água, e quantas vezes por dia? É que tou fazendo um testes com ele aqui, e me parece que você tá conseguindo um bom resultado.
Abraço!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|