FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jasmim - Varrido pelo vento...
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luiz Peregrino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2011 3:58 pm    Assunto: Jasmim - Varrido pelo vento... Responder com citação

Prezados amigos,

Gostaria de compartilhar com vocês as imagens de um jasmim (Murraya) que eu tenho há algus anos e estava esquecido em meio aos meus bonsais. Sempre olhava para ele e não conseguia enxergar um caminho, mas na semana passada resolvi fazer algumas intervensões, conduzindo, o mesmo, ao estilo varrido pelo vento.

Gostaria da opinião e da contribuição de vocês a fim de melhorar o trabalho.

Possível frente:

Possível costas:

Um abraço a todos.

Luiz Peregrino
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Salviano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 17, 2011 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo achei excelente!
Se me permite, acho que uma pequena sinuosidade no tronco a deixaria mais estável visualmente, além de diminuir seu tamanho.
Parabéns novamente e abraço!
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 18, 2011 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Muito legal camarada!!!! acompanhando!!
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 18, 2011 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

Esse não é o estilo que mais me agrada. Na verdade não me agrada tanto porque é raro conseguir um material ideal para seguir nesse estilo.

A sua planta passa a ideia de que ela só sofreu a ação do vento depois de já formado o tronco, até porque ele vai contra o vento na sua primeira metade, o que contraria o restante da planta.

Você consegue dar movimento ao tronco a essa altura do campeonato? Acho difícil, mas você pode jogar o primeiro galho para a direita, ficando tanto o tronco quanto o primeiro galho ao sentido do vento. E retirando o restante.

Aguarde mais opiniões e veja esse link: http://aidobonsai.com/tag/arvores-varridas-pelo-vento/
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 19, 2011 9:27 am    Assunto: " Responder com citação

Luiz, na minha humilde opinião voce realizou um excelente trabalho em sua murraya (jasmim laranja ou murta), ao converte-la nesse dificultoso estilo. Parabenizo sua tentativa e torço para que a planta retorne sempre bem nesse posicionamento. As melhorias poderão ser implementadas a partir do próximo reenvase, quando o ideal é inclinar o tronco ligeiramente na direção dos galhos, ao replantar. Dessa forma a situação estará plenamente harmonica, criando uma sequencia correta do posicionamento do tronco em relação aos seus galhos.

Acredito que o nobre colega possa estar agora tão somente cuidando de engrossar o tronco, realizando um aporte mais substancial de adubo organico, ao invés do limitado como mostra as imagens. Tanto é assim que, no próximo reenvase, plante em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante, o que irá favorecer um engrossamento mais rapido do tronco, se não dispuser de solo para isso. O solo, como se sabe, permite um engrossamento controlado mais rapido que qualquer recipiente de cultivo.

No mais, é ficar atento à aramação, que deverá ser repetida continuadamente, para preservar a educação posicional, vez que os galhos tendem a voltar à posição anterior quando retiramos os arames. Se me permite dizer, há que fazer uma leve correção quanto aos galhos. Uma seria no terceiro galho (de baixo para cima) que deve ser cortado em seu comprimento, reduzindo ele à metade do tamanho atual, vez que serve de "escora" para o galho inferior a ele, então não pode ficar quase do mesmo comprimento que este.

A segunda ressalva é nos dois galhos junto do ápice, que tambem devem ser ligeiramente reduzidos em relação ao ápice, para não subtrairem energia deste nem competir pelo mesmo espaço. Além disso, ao promover esses cortes, voce agrega triangulação correta ao conjunto e corrige o "ponto de fuga", que subrai nosso olhar para um ponto neutro dentro da planta, ao preservar a paridade atual entre os galhos.

Por ultimo, ao aramar voce deve sempre "ver" a area negativa entre um galho e outro aumentando seu espaçamento, ao invés de posicionar em espaços quase iguais. A area negativa não deve ter a mesma medida nessa separação, para não criar uma perspectiva contrária. Ao densificar, com as novas e vigorosas brotações que virão, a planta ficará muito compacta e densa, e o aumento na area negativa entre um galho e outro irá corrigir esse problema futuro.

Não deixe brotações apenas nas pontas do galho, contudo, para não criar um efeito "pompom". A espécie apresenta grande quantidade de folhagem, que não é densa, mas entremeada, permitindo o acesso de luz e calor solar ao interior dos galhos. Essa caracteristica deve ser preservada, ainda que contrarie, em parte, o estilo proposto. Fora isso, sua planta está muitissimo bem encaminhada.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Luiz Peregrino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 21, 2011 7:43 am    Assunto: Re: " Responder com citação

Obrigado a todos que postaram pelos comentários e sugestões...

Grande Nicky,

Só para ver se entendi melhor sobre a orientação que você repassou de corte dos galhos para uma melhor triangulação, segue abaxio a projeção na imagem anterior:

As demais sugestões irei seguindo a medida que o jasmim for se recompondo da poda de raizes e aramação. A minha intensão de colocar no ecorredor agora foi para poder depois por em uma bacia (mamadeira) com terra bem adubada para ele ir engordando o tronco mesmo.

Muito obrigado pelas dicas.

Um grande abraço,

Luiz Peregrino.
Luiz Peregrino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2011 6:15 pm    Assunto: Re: " Responder com citação

Alterações de poda sugeridas pelo Nicky realizadas e escorredor colocado na mamadeira.

Agora é esperar o tempo agir.

Um abraço a todos

Luiz Peregrino
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

E AI LUIZ...
COMO ANDA ESSA BLZ?
ABÇ
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando!
Marco Costa
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Opa..achei interessante. Queria ver como está hoje.
Luiz Peregrino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Até o momento não houveram mudanças significativas neste jasmin, mesmo assim, no fim de semana eu captarei algumas fotos e atualizo para vocês.

Um Abraço,

Luiz Peregrino
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

Uma pergunta aos mais experientes:

o tronco não estaria indo na direção inversa? Para o estilo ficar mais harmonioso, não teria o tronco que ir da esquerda para direita, mesma direção dos galhos?

De qualquer maneira, sua planta está realmente muito bonita. Vi uma jasmim na exposição e gostei bastante da espécie. Se possível, coloque uma foto mais atual, com mais folhas...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Romeu,realmente a planta agora está com uma forma de "C"(o que não é natural para esse estilo),mas creio que quando o amigo luiz fazer as alterações para envasa-la no vaso permanente ele corrija o posicionamento do tronco,ficando mais armonioso,por enquanto acho que ele está indo por um bom caminho com a planta.

Abraços!
Luiz Peregrino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Esta Planta ainda está longe de se tornar um bonsai pronto, a prieira etapa foi escolher o estilo, selecionar os galhos, realizar as podas e aramar os galhos na posição desejada, que foi o que fiz. As etapas seguintes para uma melhor harmonia serão feitas futuramente e cada uma a seu tempo, porque no Bonsai não podemos executar tudo o que de desejamos ao mesmo tempo de uma só vez.

Seguem algumas fotos que tenho com inspiração para esta planta e que na maior parte o tronco segue para o lado oposto ao que o vento varre os galhos e nem por isso perdem o seu mérito.

Um abraço a todos.

Luiz Peregrino
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

TBM ACHO QUE ESSA COISA DE O TRONCO SER NA MSM POSIÇÃO, NÃO INFLUENCIA EM NADA. OS EXEMPLOS QUE O AMIGO POSTOU MOSTRAM ISSO, E OQ EU TENHO PERCEBIDO NOS EXEMPLARES DOS GRINGOS A GRANDE MAIORIA É DESSA FORMA.
ABÇS
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: