Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 10:33 pm Assunto: Duranta |
|
|
Esta duranta foi coletada em 09-09-11. Desde esta data venho apenas conduzindo com regas e adubaçäo. Até a primeira intervençöa em 13-03-12.
Data coleta
20-10-11 um mes e meio depois começando a brotar.
Primeira intervençäo em 13-03-12, defolha e arramaçäo
No mesmo dia trabalho madeira morta.
data 14-05-12 com novas brotaçöes, fiz apena um direcionamento do novo ápice.
Provavel frente
Bom pessoal este é o seu desnvolvimento até o presente momento.
Opiniöes säo bem vindas
Obrigado e abraço |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 8:07 am Assunto: |
|
|
Edson,não é querendo ser chato,mas acho que você fez intervenções muito cedo nela,se fosse minha eu a deixaria ficar mais "cabeluda",pra daí começar as intervenções,se os amigos acharem que eu estou errado me corrijão!
Abraços! _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
Thássio
Vc está plenamente correto, mas se tratando de duranta deve ter uma exceção pois seu galhos quebram muito facilmente, assim mesmo ainda tive a perda de dois galhos na hora de fazer o movimento dos mesmo após arramado.
Abraço e obrigado. |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 11:08 am Assunto: |
|
|
entendi agora,no caso você fez interveções agora,para evitar transtornos no futuro,estou coreto?  _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 11:54 am Assunto: |
|
|
E isto aí mesmo Thássio, quanto mais grosso os galho pior para dar movimento, o correto é faze-los enquanto ainda não tenham lignificados ou seja ainda estejam na tonalidade verde.
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 6:02 pm Assunto: |
|
|
Ederson, tens aí um tronco bem reforçado e que pode resultar num belo bonsai. Creio que as intervenções até aqui foram corretas, inclusive no que diz respeito a ir direcionando os galhos enquanto ainda finos pois de fato a durante depois que o galho lignificou é bastante quebradiça. Este direcionamento não precisa ser definitivo, mas deve ser feito ao menos colocando o galho onde mais ou menos se imagina no futuro. Nesta operação é importante aramar meio solto, com prática e girando o arame sobre si mesmo se consegue uma boa aramação sem apertar o galho pois ele está muito tenro e pode ser amassado. Também se precisa ficar de olho pois o crescimento é muito rápido e pode marcar em poucas semanas. Quanto ao trabalho de madeira morta, creio que no futuro deverá ser refinado e particularmente afinado do início ao ápice a fim de dar conicidade a esta madeira morta o que vai fornecer um aspecto mais natural de galho que lascou de baixo para cima, além de fornecer conicidade ao tronco o que é sempre desejável. Mais adiante deverá segurar com poda o cresciment dos galhos superiores e deixar crescer os de baixo, se nào a planta naturalmente vai meio que esquecer deles, privilegiando o crescimento apical. Os galhos de baixo serão assim reforçados o que também é preciso.
Belo trabalho. Parabéns.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 3:58 pm Assunto: |
|
|
Grande Elio
Obrigado pelas dicas.
Para favorecer o crescimento da parte de baixo também posso usar de desfolhas parcial.
Com relação a marcação dos arrames realmente é rápido, dei uma bobiada e já começou a marcar.
Com relação a madeira morta vamos devagar estou, me aprimorando e adequando com ferramentas, que pelo visto são difíceis de encontrar.
Aos poucos vamos adquirindo experiencia, a cada evento e aqui no fórum e na prática chegamos lá.
Mais uma vez valeu pelas dicas e até Semana que vem no bonsai 2012. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 8:50 pm Assunto: |
|
|
Tá feito. Até semana que vem. Me fale lá sobre as ferramentas que eu te dou umas dicas....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|