FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu ficus e minha...??? Preciso de ajuda!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2012 9:10 am    Assunto: bonwsai Responder com citação

A época correta para se fazer alporquia, com 100% de chance de exito em tempo menor, é na primavera. Isso não quer dizer que não possa ser feita em outra época do ano, mas que é prevalente que não irá ter resultado nenhuma para uma imensa variedade de espécies diferentes. Ou que o resultado não será completo nem total, ou mesmo que será negativo, tambem dependendo da espécie.

O ficus é uma planta que aceita bem o uso de alporquia e tem uma resposta igualmente rápida, desde que seja observada a época correta (primavera). Isso significa que, se em tres meses não houver qualquer sinal de raiz, o certo é repetir todo o processo, caso a parte superior não tenha secado de vez. Vale para outras espécies tambem.

Estacas, particularmente as de caliandras, poderão render mais e melhor se forem feitas na primavera tambem. Prefira sempre as mais finas, deixando-as de molho em solução contendo hormonio enraizante, por uns vinte minutos, enterrando até dois terços de caule em areia grossa, depositando o recipiente, após coloccar as estacas, em local semi sombreado, evitando o sol forte da tarde. Cuide para que a areia, abaixo da superficie, não fique encharcada, nem demasiado seca, para não haver perdas.

Estacas, feitas em outras épocas, podem não resultar em nada. O melhor hormonio enraizante que existe é o superthrive. É o que eu recomendo usar.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gustavoceolin

MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2012 9:26 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nicky, vou tentar me conter e aguardar a primavera... mas, quem sabe tentar com uma ou duas estacas por agora! heeh
gustavoceolin

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2012 10:05 am    Assunto: Sucesso na Alporquia Responder com citação

Então pessoal, a Alporquia anda muito bem, está quase na hora de cortar... esse é o problema! hehe Está muito frio e estamos chegando no inverno. O que devo fazer, não quero perder a parte de cima. As raízes da Alporquia estão bem grandes.

O que devo fazer???
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2012 11:52 am    Assunto: Bonsai Responder com citação

Estou com uns alporques de acer e piracanta, mas vou separar só em final de agosto. Sugiro o mesmo com seu fícus! Abç
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2012 2:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Se as raízes no alporque estiverem corretamente no tempo certo, com a cor entre levemente marrom e um marro mais forte, não há motivo algum para preocupação, pode-se cortar, retirar o alporque e plantar em areia grossa, tipo da usada em construção, sem nenhum medo de ser feliz. Lembrando que devemos remover apenas o plastico, cuidando de preservar o musgo esfagno em torno das novas raizes, ainda frágeis.

Em todo caso, se mesmo diante do quadro acima, não se sentir confiante o bastante para realizar esse trabalho simples, pode adotar o procedimento de retirar o plastico, sem cortar o alporque, prendendo em torno do musgo um recipiente de cultivo, como um vaso plastico contendo vermiculita misturada com caco ceramico e bioplant ou areia grossa. Esse recurso permite que as raízes se desenvolvam melhor, ficando mais fortes e resistentes, sendo que lá pelo meio da primavera, voce possa finalmente remover o alporque, agora devidamente enraizado no interior do substrato do recipiente plastico.

Para prender o recipiente, podemos cortá-lo em duas metades iguais, com um furo no meio, na parte inferior, proporcional ao tamanho do alporque, de forma a conter a base, sem danificar o alporque. Antes de preencher o recipiente com substrato, fixe sua lateral com arame, para deixa-lo bem firme na area, sustentando-o ainda com arame ou cordão preso nos galhos superiores da planta, evitando com isso que "fuja" ou "escape" com movimentos ou ventos fortes e chuvas.

Veja exemplo desse tipo de recurso prático:

[img]http://ricardopaiva.files.wordpress.com/2012/02/alporque_ligustro_21fev_2012_blog_8.jpg?w=500&h=375[/img]

[img]http://ricardopaiva.files.wordpress.com/2012/02/alporque_ligustro_21fev_2012_blog_1.jpg?w=500&h=375[/img]

No caso do exemplar acima, o cultivador preferiu substituir o plastico em volta do alporque por um recipiente plastico. Mas isso pode ser feito dentro do que comentei, com igual resultado.

Neste outro exemplo, um ficus, o cultivador realizou dois pontos de alporque, com o uso do recipiente plastico:

Em todo caso, se fosse minha a sua planta, eu optaria pela remoção do alporque e replante, pois sei que, dentro das condições que indica estar a planta, teria sucesso pleno nisso.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2012 3:05 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Alporque nos vasinhos é tiro certeiro! Boa Nick! Tava meio sumidão hein!
gustavoceolin

MensagemEnviada: Sex Jun 01, 2012 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Então galera, as raizes estão bem marrons e muito grandes! Acho que esse fim de semana vou cortar. Colocar no escorredor com areia grossa e um pouco de terra (bem pouco).

Minha última dúvida é se posso podar a parte de cima que vou retirar. Deixar liso, sem folhas, ou se devo esperar mais e retirar apenas as folhas

Brigadão ai pessoal!
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 02, 2012 11:40 am    Assunto: Responder com citação

Mantenha algumas folhas. Nessa época, as plantas demoram a brotar. Algumas folhinhas ajudam a recuperá-la.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavoceolin

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2012 6:03 pm    Assunto: Após a Alporquia... Responder com citação

Então galera, tá ai o ficus após a alporquia. Vou acompanhar as brotações pra ver como vou fazer na primavera. Mini Brahma ao lado, hehe!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: