|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Maio 29, 2012 11:02 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas informações Élio, tenho feito esses procedimentos e venho tendo sucesso com a calda.
A duvida que tenho agora é em relação as espécies que mais pegam essa praga, seriam só as que vc citou ou todas podem ser atingidas?
Abç |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Maio 30, 2012 10:04 am Assunto: |
|
|
RIcardo, sinceramente, por experiência própria, só as espécies que citei. Como todas as minhas plantas estão juntas e nas outras não houve infestação, creio que é por aí!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qua Maio 30, 2012 7:36 pm Assunto: |
|
|
aproveotando este tópico,como é que faz pra acabar co fungos em roseiras?as minhas estão ENFESTADAS dessa outra praga maldita,as pobresinhas estão todas brancas de fungos,o que fiz foi retirar as folhas com a praga,mas mesmo assim ela volta,não sei mais o que fazer? me ajudem por favor!!
abraços! _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 30, 2012 8:33 pm Assunto: |
|
|
Thássio, não manjo muito de roseiras mas creio de Sulfato de cobre deve resolver.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qua Maio 30, 2012 9:54 pm Assunto: |
|
|
VLW ÉLIO, PODE ACRESENTAR MAIS DUAS ESPÉCIES... COTONEASTER E FICUS RIGIDA ( ESPECIE ADIQUIRIDA DA REGINA SUZUKI NA EXPOSIÇÃO DE SP). CONSTATEI A PRAGA NELAS TBM.
THASSIO, NAS MINHAS PLANTAS QUE ESTAVAM COM FUNGOS O SULFATO DE COBRE RESOLVEU.
ABÇS |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qui Jun 07, 2012 11:50 am Assunto: |
|
|
Olha..
vou falar uma coisa pra voce , eu estou penando com os acaros , Ja tem ano que pulverizo acaricida nos juniperos e nao consigo acabar com eles.. sempre voltam .. vou fazer uma monitoração intensiva agora pois acoisa ta preta e em puco tempo conseguem fazer um estrago legal e algumas plantas ,
Onde moro tem uma area , aberta maior e acho que o vou pulverizar toda a area perto e todas as plantas pois deve estar acontecendo e dos acaros ir para outras plantas e depois voltam para os juniperos ..
***UM duvida , os jacares proncumpens, ficam bem mais palidos .. depois eles voltam ao verde vivo ou so com nova brotação???
abraços.. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 07, 2012 11:55 am Assunto: |
|
|
Gustavo, infelizmente o que amarelou, amarelou. Só novas brotações!
|
|
 |
stormridersp

Registrado: 26/06/12 Idade: 44 Mensagens: 17 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 1:37 pm Assunto: |
|
|
Voce ja tentou usar Oleo de Nim alguma vez? Pode ser usada em baixa concentração na rega ou então borrifando. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 3:33 pm Assunto: |
|
|
stormridersp escreveu: | Voce ja tentou usar Oleo de Nim alguma vez? Pode ser usada em baixa concentração na rega ou então borrifando. |
Storm, só a título de esclarecimento, para que outros não interpretem como uma verdade absoluta, o óleo de Neem não acaba com o aranhiço vermelho.
Desculpe corrigi-lo mas é a experiência.
|
|
 |
stormridersp

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 3:45 pm Assunto: |
|
|
Helio, quando eu morava em Barcelona, a cidade com mais pragas que ja vi, tinha uma pequena "horta" caseira, e por serem plantas classificadas como "alimentos", não era uma opção usar pesticidas quimicos e, apesar do Neem (Nim) ser um tanto lento no controle de pragas, no final sempre funcionou. La tivemos de tudo, cochinillas, pulgones, lagartas, arañas rojas, formigas, mosca blanca...
Uma outra solução nossa era ter outros tipos de planta por perto, como mentas, pimentas, cactus e flores diversas, que por sua vez ajudavam a diversificar o interesse das pragas. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 4:01 pm Assunto: |
|
|
stormridersp escreveu: | Helio, quando eu morava em Barcelona, a cidade com mais pragas que ja vi, tinha uma pequena "horta" caseira, e por serem plantas classificadas como "alimentos", não era uma opção usar pesticidas quimicos e, apesar do Neem (Nim) ser um tanto lento no controle de pragas, no final sempre funcionou. La tivemos de tudo, cochinillas, pulgones, lagartas, arañas rojas, formigas, mosca blanca...
Uma outra solução nossa era ter outros tipos de planta por perto, como mentas, pimentas, cactus e flores diversas, que por sua vez ajudavam a diversificar o interesse das pragas. |
Storm, desculpe insistir!
Eu tenho óleo de Neem e uso.........como preventivo!
Infestação de aranhiço vermelho (ácaro) não acaba com Neem.
Aí cabe uma pergunta: Vc, na Espanha, constatou realmente que alguma planta estava com aranhiço vermelho (olhando com lupa) pois é como se enxerga e combateu e eliminou definitivamente essa praga, simplesmente com Neem?
Se isso realmente ocorreu me desculpe pois então estou errado!
|
|
 |
stormridersp

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 4:06 pm Assunto: |
|
|
Na Catalunya essa praga chama araña roja e atacava a parte mais baixa da planta, na terra e raizes. Usamos Neem em rega 1x a cada 2 semanas na fase vegetativa para que a infestao de verão estivesse controlado até antes da floração/frutificação de outono. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 4:28 pm Assunto: |
|
|
stormridersp escreveu: | Na Catalunya essa praga chama araña roja e atacava a parte mais baixa da planta, na terra e raizes. Usamos Neem em rega 1x a cada 2 semanas na fase vegetativa para que a infestao de verão estivesse controlado até antes da floração/frutificação de outono. |
Palavras de um espanhol: "No me creo que con el aceite de Neem se pueda controlar una plaga de araña roja y menos que las puedas quitar con las manos, hay veces que ni con los acaricidas"
....outro: "Desgraciadamente cuando la plaga se nos ha escapado de las manos y amenaza seriamente el desarrollo de nuestro cultivo, no nos queda más remedio que la lucha química. En este caso deberemos de buscar un acaricida que tenga una peligrosidad baja para la fauna y un plazo de seguridad corto. Funciona muy bien el acaricida Doble acción de Compo."
Storm, como eu disse, preventivamente, eu uso o Neem também! Mas, quando infestado, não acredito que Neem resolva...........com certeza!!! _________________ Elio
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 1:53 am Assunto: |
|
|
Ois! Lá no sítio, tentamos seguir o máximo possível os preceitos da produção agroecológica, e evitamos muitos produtos quimicos bem conhecidos pelo pessoal do Fórum. No caso de uma infestação, os químicos tem resultado mais rápido que os produtos naturais. Mas como prevenção, as receitas naturais são muito eficientes.
Outro dia o Ricardo, o agrônomo que nos orienta, me enviou uma cartilha muito interessante da EMBRAPA, com caldas alternativas no combate de pragas e proteção das plantas. Caso alguém se interesse, vou deixar o link no final da msg.
Ainda segundo ele, é recomendável fazer o teste numa planta piloto e aguardar 21 dias em observação pois existe a possibilidade de fito-toxidez da planta. Ele também me falou sobre a calda de cebola que, segundo ele, espanta qquer pragas ou insetos. Só q essa vou ficar devendo, pq nao peguei a medida correta dos ingredientes. Abç a todos!
http://pt.scribd.com/doc/99344776/Cartilha-de-Preparo-e-Uso-de-Caldas-Alternativas-em-Controle-Fitopatogenos _________________ Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao |
|
|
 |
Bruno Frigato
Registrado: 11/04/12 Idade: 40 Mensagens: 26 Localização: PARAÍSO DO NORTE-PR
|
Enviada: Qui Jul 26, 2012 4:55 am Assunto: |
|
|
amanhã vou testar na minha shimpaku, fumo de galo misturado com água e um pouco de alcool curtido por 1 dia, o cara falou que é tiro e queda! =) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|