Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Rocha Franco
Registrado: 03/05/12 Idade: 39 Mensagens: 30 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Maio 07, 2012 8:11 pm Assunto: Romã |
|
|
Tenho esse bonsai desde setembro. O que devo fazer com ele? Ele está num recipiente médio, com mistura de terra e humus e há 15 dias coloquei um pouco de fertilizante. Mas não vejo aquele famoso aspecto de bonsai. Como proceder? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Maio 07, 2012 10:31 pm Assunto: |
|
|
Pedro, desculpe ter que informar ao amigo, mas você infelizmente ainda não tem um bonsai. É comum serem vendidos no mercado pequenas plantas em vasos parecidos com vaso de bonsai, na maioria vasos plásticos, mas o vaso pouco importa pois a planta ainda é apenas uma muda, ou na melhor das hipóteses um pré-bonsai. Chamamos de pré-bonsai a planta que já teve algum tipo de condução na direção de ser um futuro bonsai.
Vou dizer exatamente o que eu faria se esta planta fosse minha. Porém esta intervenção deve ser feita no início da primavera. Cortar todos os troncos menos o principal. Este corte tem que ser bem rente ao tronco principal. podar onde marquei em vermelho. A marca em azul não se refere ao tronco que está na frente, mas sim ao tronco principal que está atrás, conforme a foto alterada. Depois disso esperar brotar e com a nova brotação formar o bonsai. Como disse, eu faria isso pela experiência e ter feito trabalho semelhante em várias plantas.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Ter Maio 08, 2012 7:05 pm Assunto: |
|
|
Élio,
obrigado pelos conselhos. Eu sei que não é um bonsai. E pior: sei que para ele se tornar um bonsai precisam ser feitas as podas indicadas.
Era tudo que eu não queria ler, mas precisava ler. Sorte que ainda tenho uns meses até a primavera para curtir minha mudinha.
Até lá minhas pimentas estão grandinhas. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 7:18 pm Assunto: |
|
|
Pedro, tranquilo, a arte do bonsai consiste também em perdas. Perdem-se os anéis mas mantém-se os dedos. Neste sentido para melhorar uma planta na maioria das vezes temos que descartar muito do que ela já tem. Mas o que ela tem não foi em vão. Este crescimento de galhos ajudou a formar a robustez do tronco. Os galhos de baixo ajudaram ao tronco ficar mais grosso e dar conicidade aí na parte que ainda está emio enterrada. Aguarde a época e faça a poda. Ela vai responder com uma boa brotação que será o material para o futuro bonsai.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 4:45 pm Assunto: É |
|
|
VÉIO,,,EU TIRARIA ELA DAÍ,,,E COLOCARIA NUM ESCORREDOR\MAMADEIRA POR UNS 3 ANOS NO MÍNIMO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 6:32 pm Assunto: |
|
|
Elio,
peço outra ajuda sua ou de outro colaborador. As folhas do meu bonsai estão com volume considerável de fungos (pintinhas brancas). Estou com medo de perdê-lo. O que devo fazer? Regar com menor peridiocidade por estarmos no inverno? Ou aplicar alguma produto? |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 10:31 pm Assunto: |
|
|
Pedro, por acaso seru bonsai está dentro de casa? Lembre-se que bonsai é uma árovre e portanto tem que viver externamente pegando sol, chuva, vento, etc... A umidade em locais fechados é um ótimo ambiente para proliferação de doenças, especialmente fungos nas plantas. Bom, desde já peço que use uma escova e limpe estas machas. Mas antes tire fotos bem de perto e visíveis para que a gente possa dar um opinião mais correta.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 1:34 pm Assunto: |
|
|
Caro Élio e demais conhecedores,
meu bonsai tem perdido umas folhas nesse período e tem crescido pouco e lentamente. BH até está mais quente que outonos anteriores e alguns dias faz um solzinho, mas com alta variação de clima. Por milagre, choveu em maio e junho.
Eu até coloquei farinha de osso e fertilizante para bonsai umas vezes. Mas nada.
Será que já faço a poda? Ou espero aproximar-se mais da primavera?
Dá uma olhada nas fotos tiradas hoje (9/jun)
 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 1:49 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Está planta está dentro de casa! Correto? Se adubar uma planta dentro de casa é assinar o óbito! Se não estiver dentro de casa...desconsidere! Mas os sintomas estão parecidos! Por acaso não sabe se sua romã é da varidade anã? Se for ela dará muitas flores e romãs pequeninas e nesse caso está varidade não se tornará um bonsai com facilidade...abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 2:05 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Mário.
Não sabia que não poderia adubar a planta de apartamento. Ixi. Andei colocando farinha de osso e fertilizante sim. Qual o problema?
acho que não é romã-anã. Comprei numa flora pra presentear minha namorada e comecei a brincar com ela enquanto não compro mudas mais apropriadas para apto. |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 2:57 pm Assunto: |
|
|
CARA DO JEITO QUE LEA ESTA AI NAO DA PRA PODAR!
PQ ESTA MUITO MAGRINHA E COM CARA DE DOENTE...
SE PODAR ELA PERDERA MUITA SEIVA E IRA MATALA.... ALÉM DO MAIS, VC ACABOU DE ADUBAR....
SE POSSIVEL DEIXE EM UM LUGAR ONDE A MESMA PEGUE PELO MENOS 6 HORAS DE SOL E VENTO, MOLHE APENAS QNDO VC VER QUE A TERRA EM CIMA DO VASO ESTIVER SECA, MAS NAO DEIXE SECAR MUITO...
MOLHE SOMENTE ATÉ COMEÇAR A ESCORER AGUA PELOS FUROS DEBAIXO DO VASO , AI VC PARA!
E SE VC VER QUE DURANTE O DIA SECOU DE NOVO A TERRA EM CIMA, VC MOLHA DENOVO!
NO VERÃO É RECOMENDADO EM CLIMAS QUENTES DE 2 A 4 VEZES AO DIA , E UMA VEZ AO DIA NO INVERNO OU 1 VEZ A CADA 2 DIAS! DEPENDENDO DA TERRA EM CIMA DO VOSO, E DE CADA ESPECIE!
PESQUISE NA NET SOBRE ESTA ESPECIE E BAIXE UM GUIA DE CUIDADOS SOBRE ESTA PLANTA, IRA LHE AJUDAR MUITO AASIM COM TEM ME AJUDADO!
ABRAÇOS AMIGO! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 3:15 pm Assunto: |
|
|
Vç pode ter planta em ap, só que precisa criar meios para que a planta receba suas necessidades básicas. Em ap próximo a uma janela bem iluminada, que receba sol, deixar a janela aberta periodicamente para que a planta receba ventilação natural externa. Se vç adubar uma planta que não receba sol é a mesma coisa que ir colocando gasolina no tanque do carro e não andar com ele, chega uma hora, se vç não controlar a quantidade vai transbordar!
Algumas plantas boas para interior, considerando o que foi dito acima: buxus, fícus benjamina variegata, tirando o fícus boni a maioria dos fícus se adapta ao interior, sheflera, crássulas, portulacária, azaleia, pitangueira, hibisco e outras que não me lembro agora.As coníferas nem pensar!!!!!!
A maioria das frutíferas tb pode vir à óbito se descuidar. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 3:40 pm Assunto: |
|
|
Obrigado,
vou moderar no adubo. Mas tenho uma outra dúvida: nos sites e blogs a indicação para rega é de uma vez ao dia até deixar sair água pelos buracos do vaso. Mas, seguindo essa dica, surgiram os famosos pontinhos brancos (fungos). Por isso, passei a regar de forma mais moderada usando burrifador e eles não voltaram. Mas, em contrapartida, ela está com mais cara de doente. O que faço?
A situação atual pode ter relação com a adubação ou com a água ou a falta dela? |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 3:40 pm Assunto: |
|
|
Obrigado,
vou moderar no adubo. Mas tenho uma outra dúvida: nos sites e blogs a indicação para rega é de uma vez ao dia até deixar sair água pelos buracos do vaso. Mas, seguindo essa dica, surgiram os famosos pontinhos brancos (fungos). Por isso, passei a regar de forma mais moderada usando burrifador e eles não voltaram. Mas, em contrapartida, ela está com mais cara de doente. O que faço?
A situação atual pode ter relação com a adubação ou com a água ou a falta dela? |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2012 4:07 pm Assunto: |
|
|
OLHA PEDRO:
CONTINUE REGANDO E NÃO BORRIFANDO, POIS O PROCESSO DE BORRIFAR É PARA TRANSPLANTE DE 2 A 3 SEMANAS,
QNTO AO ADUBO , SE VC QUISE GASTAR UM PQNHO COM SEU BONSAI, ENTRA NO MERCADO LIVRE E LA VC PROCURA POR (SUPERTHRIVE) COMPRE UM FRASQUINHO DE 9 REAIS E PONHA EM AGUA QNDO FOR REGAR ... EM 2 SEMANAS JA NOTARA A DIFERENÇA!
E QUANDO O VASO ESTIVER UMIDO, VC VIRA ELE DE CABEÇA PRA BAIXO E VE SE AS RAIZES ESTAO SAUDAVEIS(BRANQUINHAS OU AMRELADAS) OU TAMBEM SE JA TOMARAM PARTE DE TODO O VASO TERAS QUE FAZER UMA PODA DE RAIZES E TROCAR A TERRA !
NOTA:SE ALGUMAS RAIZES ESTIVEREM PODRES(PRETAS)RETIRE-AS PQ DANIFICARÃO TODAS AS OUTRAS! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
|