|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jun 11, 2012 10:44 am Assunto: Canteiro para plantas |
|
|
Pessoal,
Consegui um espaço na casa dos meus pais e gostaria de utilizá-lo para o crescimento de minhas plantas. Ao invés de plantar em bacias, vou plantar no chão.
Preciso "arrumar" o local (veja foto abaixo) e gostaria da ajuda de vocês. medidas do espaço: 90 x 150 cm.
As dúvidas:
1) penso em fazer um solo único para minhas plantas: PV, Jabu, Pitanga, Ulmus Parviflora, Ligustrum. Substrato: terra, cacos de telha(50%), xaxim picado, carvão. Acham da da pra fazer um substrato "comum" ou devo fazer um específico para cada espécie?
2) Qual profundidade ideal? penso em uns 40 cm
3) posso "fechar" o local com sombrite, criando uma estufa? (levando em conta as espécies citadas.
4) alguma outra sugestão/orientação?
foto:
 |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Seg Jun 11, 2012 10:59 am Assunto: |
|
|
AO MEU VER O ESPAÇO É PEQUENO PRA POR MUITAS PLANTAS.
SE MEU FOSSE , USARIA COMO SUBSTRATO SOMENTE TERRA DE BOA PROCEDENCIA.
PARECE QUE ESSE LOCAL NÃO PEGA MUITO SOL NÉ? |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 11, 2012 2:48 pm Assunto: |
|
|
Pelo que eu pude perceber ontem, pega sol mais durante a tarde e por isso a ideia do sombrite.
levando em conta o tamanho das minhas plantas (e que são somente 4 - o ligustrum eu não vou colocar lá não..) acho que tamanho é bom, maior até que as vasilhas de 4,6L que comprei. A foto talvez esteja enganando.
A idéia é limpar tudo, remover esta terra e colocar nova, fazendo o substrato que mencionei utilizando terra vegetal que se compra em casa de jardinagem... |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Seg Jun 11, 2012 3:03 pm Assunto: |
|
|
AI SIM É IDEAL |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Seg Jun 11, 2012 5:17 pm Assunto: |
|
|
Eu costumo fazer "covas" de 60x60x60 misturando à terra, areia, esterco, 4-14-8 e farinha de osso e um pouco de calcário, como se fosse plantar uma árvore frutífera.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2012 3:21 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Chegando a hora de fazer os transplantes (daqui a 1 mes + -) fui medir corretamente o lugar e fiz um projetinho. Cheguei às seguintes medidas:
O que acham?? muito pequeno? as plantas que tenho não são grande, me parece suficiente para uns 2 anos, não?
No fundo do canteiro irei colocar cacos de telha.
O substrato: terra vegetal, caco de telha, esterco curtido e carvão. Não tenho ideia das quantidades, sugerem alguma coisa?
Corrigindo a lista anterior, as plantas que tenho para transplantar são:
Ulmus
Amora (2 alporques)
Pitanga (3 mudas)
Jabu (umas 8 mudinhas q já estão plantas no local)
Pinheiro Vermelho
Ligustrum (mudinha ainda no pote de iogurte)
Ipê de Jardim (mudinha ainda no pote de iogurte)
Posso colocar as espécies iguais no mesmo quadrante? é muita planta pra pouco espaço.. acho q as menores vou ter que colocar em bacias ou vasos mesmo, né? |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2012 7:39 am Assunto: |
|
|
arrumei o canteiro e coloquei as plantas...
Só que o lugar pega um pouco de sol e não consegui proteger bem.
Passada duas semanas, as folhas de todas as plantas secaram, apenas o ulmos está verde.
Acho que cortei as raízes e tirei pouca folhagem... (apesar de ler e ler e ler sobre isso, acho q ainda tirei pouca folha rs)
Também coloquei no novo substrato o esterco, não sei se isso poderia influenciar. verifiquei que o tronco, pelo menos da pitanga, ainda está verde...
será que vou perde-las? |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 03, 2013 4:21 pm Assunto: |
|
|
Atualizaçao:
Não sei como reduzir estas folhas da amora... Sao enormes! Talvez seja o solo? Preparado com esterco curtido....?
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|