FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Gostaria de umas dicas sobre essa Tuia Azul
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2012 2:57 pm    Assunto: Gostaria de umas dicas sobre essa Tuia Azul Responder com citação

Ai, pessoal, boa tarde!!

Vista Frontal

Detalhes do troco aramado

Vista superior

Gostaria de algumas opiniões sobre minha Tuia Azul. Eu comprei esta num horto e fiz algumas intervenções nela, mas confesso que estou muito inseguro quanto a sua estrutura (afinal, é meu primeiro pré-bonsai). Algumas dicas seria ótimo. Abraços!

Jamerson Pereira
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2012 4:07 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

A primeira dica, não se apegue a espécie, pois ela não se apega a vç. Considero uma das espécies, se não a mais chata e temperamental de se cultivar. Não aceita qualquer tipo de poda, seca muito de dentro pra fora, ficando com folhagem fina, comprida e viva só nas pontas. No chão ela vai bem, quando passa pro vaso é que começam a mostrar decadência.
Ela precisa de muito sol, rodízio da posição do vaso, 1/10 de uma adubação normal, constante pinçagem das pontas com as unhas, sem podar com tesoura seus extremos e tb galhos que fiquem pelado de folhagem viva. Aceita bem arame desde que não misture o procedimento com transplante, poda de raízes eu prefiro os dias frios do inverno...próximo ao fim da estação! E se alguém puder citar mais alguma coisa, estarei acompanhando para aprender um pouco mais sobre está espécie difícil...
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2012 4:13 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Os "mausais" desta espécie adquiridos em supermercados, geralmente já são comprados mortos. Fica o alerta, pra que esbarrar no super com elas, ficar atento!!
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2012 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Sim, entendo. Obrigado pelas dicas e aguardo novas.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2012 5:36 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Jamerson, vç tem outras plantas ou é a sua primeira experiência a tuia azul?
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2012 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho uma destas e concordo planamente com o Marco. E bota temperamental nisso. Fica bonita lindona e derrepente seca como o Marco falou do tronco para fora. Parece que não gosta muito de mudanças. Vou fazer o que o Marco disse vou plantar no chão e ver o que acontece. Outra coisa acho também que não gosta de solo encharcado. Parece que quanto mais você esquece dela, mais ela fica bonita. E quando ela está bonita você fal qualquer procedimento e ela sente muito e fica feia. Se alguém tiver dicas também estou aceitando.

www.santacruzbonsaiclube.com.br

Editado pela última vez por LEAO em Ter Jun 12, 2012 11:52 pm; num total de 1 vez
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 12, 2012 11:51 pm    Assunto: Responder com citação

LEAO escreveu:
Eu tenho uma destas e concordo planamente com o Marco. E bota temperamental nisso. Fica bonita lindona e derrepente seca como o Marco falou do tronco para fora. Parece que não gosta muito de mudanças. Vou fazer o que o Marco disse vou plantar no chão e ver o que acontece. Outra coisa acho também que não gosta de solo encharcado. Parece que quanto mais você esquece dela, mais ela fica bonita. E quando ela está bonita você fal qualquer procedimento e ela sente muito e fica feia. Se alguém tiver dicas também estou aceitando.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2012 12:40 am    Assunto: Responder com citação

Marco, essa Tuia é minha primeira árvore. No entanto, adquiri algumas sementes via net e estou aguardando chegar: Acer Rubrum, Pau-Ferro e Sakura. Talvez com alguma dessas ai eu tenha mais sorte ou não Sad

De qualquer forma, muitíssimo obrigado pelas informações e qualquer novidade dessa peça rara aqui eu postarei de imediato.

Abraços
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2012 8:31 am    Assunto: Responder com citação

Jamersom aproveitando que vç citou o nome de algumas espécies que tentarás por semente, te digo... o pau ferro precisa quebrar a dormência para brotar, existem vários métodos e o que deu mais certo pra mim, com germinação mais rápida(3 dias) foi...lixar das laterais da semente até a ponta, preservando a parte de trás da semente, deixando de molho dum dia pro outro e plantando com a ponta em diagonal pra baixo em substrato granular(turfa) leve. É só um relato meu, pode ser que de alguma forma ajude! abç

Leão, é bem assim mesmo! abç
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2012 10:24 am    Assunto: Responder com citação

Ah, sim, Marco! Ajuda muito muito mesmo! Algumas das sementes vem com manuais de plantio, mas não me recordo quais. De qualquer forma, já imprimi a dica, rs.

À propósito, acredito que minha beldade (Tuia Azul) possa se inspirar em uma das duas plantas que vi. Logo mais posto as fotos para vc me ajudar, abraços!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: