Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 6:00 pm Assunto: Duranta repens (pingo de ouro) - yamadori |
|
|
Pessoal
Comecei a agir e fiz meu primeiro yamadori de um pingo de ouro do meu quintal. É uma planta de uns 5 anos ou mais e possui o tronco com mais de 8 cm e altura de uns 40cm. Achei o formato do tronco interessante e há possibilidade de fazer alguns uros futuramente.
Seguem as fotos:
Fotos 16-10-11
E esta mais atualizada já com o início das brotações.
Foto 13-11-11
Vou aguardar brotar bastante, para daqui um ano ou dois começar a trabalhar algo.
Tenho uma dúvida, quando poderei adubar? e qual adubo devo utilizar? Coloquei cacos de telha no fundo da bacia e depois areia grossa.
valeu |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 7:04 pm Assunto: pingo |
|
|
gilbertovm ,estou com um tronquinho aqui tb ,com praticamente a mesma quantidade de raizes do seu, só que o meu é um pouco menor.
plantei o meu na areia igual ao que vc fez , e tem mais gente ai no forum
com mais pingos iguais ao nosso e tao começando do zero igual a gente.
agora acho que com esse tronco um dos estilos mais favoraveis é o hokidachi,
mas vamos ver o que sai de brotação. o meu sera hokidashi mesmo,pois o tronco é reto,e pelo calibre nao da pra envergar com aramação,ou qualquer outro meio.
vamos aguardar mais pra frente pra ver o que sai de brotação
abs e boa sorte ,vou ficar acompanhando seu trabalho, e depois se quiser ver o meu estarei postando as fotos e atualizando. por enquanto ainda nao brotou _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 8:54 am Assunto: |
|
|
Show de bola, parabéns!
Recomendaria o orgânico, após 45/60 dias. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 12:28 pm Assunto: |
|
|
Aguarde 60/90 dias para adubar.
Um tronco bastante interessante, nada impede de formar um moyogi alto, um shakan ou como nosso colega falou um hokidashi. Tem a opção também de trabalhar madeira morta nela (especialmente para acertar a conicidade invertida que apresenta).
De qualquer forma, vai ter que aguardar as brotações para começar a esboçar qualquer projeto. A duranta brota rápido e bastante, o que eu faria, independente do estilo a se trabalhar seria ir tracionando delicadamente os galhos quando ainda estiverem verdes (não lignificados) para deixa eles mais na horizontal. Assim quando definir o estilo basta escolher os galhos melhores posicionados para trabalhar.
Se deixar eles crescerem a vontade pode ser que não consiga posicioná-los adequadamente, sob o risco de ter que podar os galhos bem curtos e reiniciar quase do zero. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 10:47 pm Assunto: |
|
|
pingão centenario hem!!! acompanhando.. |
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Qua Maio 09, 2012 9:19 pm Assunto: |
|
|
Pessoal
As brotações do pingo de ouro não sairam do jeito que eu imaginava. Um lado todo dele secou. Acho que do jeito que está daria pra inclinar um pouco o tronco, fazer varrido pelo vento e escavar o lado seco todo (madeira morta).
Qual a opinião dos colegas? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 1:33 am Assunto: |
|
|
Gilberto, sugiro trabalhar a madeira morta do lado direito e inclinar o tronco uns 40 graus para a direita. Aí então trabalhar a copa sobre o tronco inclinado.
Varrido creio que não seja uma boa opção já que o tronco não tem esse visual.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 4:51 pm Assunto: É |
|
|
VÉIO,,,,MATERIAL SHOW DE BOLA,,,UM GIN NESSA MADEIRA MORTA VAI FICAR SENSACIONAL.ESPERANDO ATUALIZAÇÕES. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 7:20 pm Assunto: |
|
|
Estou de acordo com o Elio. |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 10:01 pm Assunto: |
|
|
Gilberto
tenho uma duranta parecida com a sua e aconteceu a mesma coisa. A minha eu inclinei ela um pouco como mencionado pelo amigo Elio.
Devo esta semana tirar mais umas fotos para colocar aqui no forum e ai vc pode tomar como exemplo.
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 11:34 pm Assunto: |
|
|
Concordo com meu xará sobre inclinação e utilização apenas dos galhos superiores para formar a copa.
Veja exemplo de um ligustro trabalhado em um wokshop em Novo Hambugo.
A planta incial tinha extamente o mesmo tipo de galhada de um lado só como a sua.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elenildo abreu

|
Enviada: Qua Jun 13, 2012 7:56 am Assunto: |
|
|
boas ideias vc tem so direcionar
boa sorte continue mandando fotos... |
|