Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jun 14, 2012 5:29 pm Assunto: |
|
|
Amigo Marco, não a senna alata que me refiro não... A floração é bem diferente entre as duas... vamos continuar procurando... Infelizmente nesta época ela não tem floração devido ao inverno. aliás com a geada da semana passada até as folhas queimaram. Se encontrar algo vou fotografar para mostrar, mas talvez só possamos desvendar este mistério no começo da primavera...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Jun 14, 2012 6:21 pm Assunto: |
|
|
Claudio Clementino escreveu: | As sementes dela parecem sementes de acer. |
Bom... já é um dado a mais! Se as sementes são como de acer, então devem parecer com isso: Procede?
By atilamalcon1 at 2012-06-14[/img]
Os frutos da tipuana também são desse tipo, "sâmaras". Pode ser também amendoim bravo, ou mesmo esta que o Elio se refere. Resta saber agora como é a florada.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 15, 2012 9:37 pm Assunto: |
|
|
Átila, a planta mostrada pelo amigo Andre não produz sementes com este formato. Ela produz uma vagem com cerca de 5-8 sementes do tamanho de um grão de ervilha. Volto a insistir, as flores são de cor alaranjadas e não flores amarelas como algumas espécies aqui citadas. Os colonos alemães daqui do sul chamam de stolze heirich. Porém se pesquisar por este nome, vamos encontrar diversas plantas com esta denominação popular, aliás como a maioria dos nomes populares. Mas infelizmente esta planta que procuramos não encontrei também com esta denominação. Segue foto de um glaho e folha de uma planta em meu jardim, que mostra ser a mesma do amigo Andre.
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 15, 2012 9:51 pm Assunto: |
|
|
Amigo Leão, como já havia respondido a colocação do colega Marco que também sugeriu tipuana, infelizmente não é. A flor da tipuana é amarela. As flores desta planta são de cor alaranjadas, e a forma da flor também é completamente diferente. Como disse, infelizmente nesta época, ainda mais na serra, onde vivo, sem chance de encontrar a flor. Vou ter que esperar a primavera...
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 15, 2012 10:31 pm Assunto: |
|
|
Acho que já vi desta planta por aqui, pela descrição do Elio, trata-se de um pequeno arbusto na verdade... porém não tenho ideia do nome também. Identificar uma fabaceae só pela folhagem é uma tarefa muito mais difícil do que parece, pois é uma família botânica muuuuuito grande.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
|
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2012 12:39 pm Assunto: |
|
|
Élio, acho que a sua e a do André não são da mesma espécie! Analisando pela imagem que postou! A quantidade de pares de folhas na sua é bem maior! Mas pra saber exatamente, a planta to André terá que produzir flores e frutos... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2012 6:34 pm Assunto: |
|
|
'Tá dificil, heim, pessoal!!!!!! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 16, 2012 9:47 pm Assunto: |
|
|
Marco, a quantidade de pares de folículos é em função de que a plana do andre foi podada e teve inúmeras ramificações, enquanto a que postei foto é uma planta de crescimento livre, brotação forte. Para minhas afirmações nào estou me fixando apenas nas folhas, mas também no aspecto de formação dos galhos e tronco, inclusive a textura da casca, desde os galhos novos até o tronco. observem estes aspectos nas fotos abaixo e comparem com aspectos dos galhos e do tronco que na foto do andre aparece levemente, mas o suficiente para ver que tem a mesma textura e formação.
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 6:02 pm Assunto: |
|
|
pessoal pra mim ta parecendo garapuvu!
garapuvu!
da uma pesquisada na net sobre esse nome e veja se não é parecida? _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 8:13 pm Assunto: |
|
|
Acho que o amigo quis dizer guapuruvu. Se for isso, é bem diferente a folhagem.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
|
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 8:36 pm Assunto: |
|
|
Guapuruvu, sem chance. Pessoal, isso aí é um arbusto e não uma árvore. Não passa de 3 metros de altura. E tem vida muito curta. Para bonsai não vale a pena pois quando estiver pronto, simplesmente morre por causa que seu tempo por aqui terminou.
Neste fim-de-semana consegui fotografar as vagens e sementes dela. Talvez ajude a encontrar o nome. Segue....
Cacho de vagens. As flores crescem pendentes desta mesma forma, porém nem todas as flores se transformam em vagens...
As vagens...
Vagem aberta mostrando as sementes...
Agora só falta encontrar as flores, mas creio que isso somente obteremos na primavera pois com o frio da serra dos últimos dias até as folhas por aqui cairam...
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 7:59 am Assunto: |
|
|
Blz Élio!? Se for de vida relativamente curta...então já começa a florescer desde muito nova, correto? Temos que acompanhar a planta do André, que já tem uma bitolinha criada e já deve produzir flores se for a mesma espécie e comparar com as flores das suas...só teremos que esperar por elas!abção _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
|
|
 |
Eduardo Valmórbida

Registrado: 26/03/11 Idade: 32 Mensagens: 70 Localização: Iomerê-SC
|
Enviada: Sex Jun 22, 2012 12:54 am Assunto: |
|
|
Boa noite a todos.
Eu conheço esta espécie, mas n sei o nome dela.
Não se trata de um arvore de grande porte, ela tem a vida relativamente curta, e não passa de 3 metros de altura.
Sua inflorescência se da em forma de cachos com cerca de 10, 15 flores em cada um, as flores são parecidas com flores de Senna, entretanto não amarelas e sim laranja.
Tenho certeza da planta que estou falando, fiquei meio em dúvida no começo ao ver somente as folhas, mas com as fotos do caule e das vagens não resta dúvida.
Pena eu não saber o nome dela, nem um nome comum.
Vou procurar na biblioteca da faculdade para ver se descubro pelo menos o gênero dela. Espero conseguir fazer isso amanha mesmo.
Abraços. |
|
|
 |
|