 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Átila 4.o PASSO


Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Jun 14, 2012 8:28 pm Assunto: Espécie nova??? |
|
|
Não sei se é o lugar correto pra postar, mas... Se alguém puder ajudar fico grato.
Essa espécie encontrei numa das minhas andanças pelas montanhas e matas, e não encontrei descrição dela em lugar nenhum. O fruto parece com tamboril, "Enterolobium contortisiliquum" mas a folhagem é de angico.
[img]
By atilamalcon1 at 2012-06-14[/img]
[img]
By atilamalcon1 at 2012-06-14[/img]
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qui Jun 14, 2012 9:00 pm Assunto: |
|
|
cara,quem sabe não é um hibrido?,falando no assunto me envie seu endereço para eu te enviar as sementes de caliandra e carambola _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Átila 4.o PASSO


Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sex Jun 15, 2012 5:34 pm Assunto: |
|
|
Valeu Thássio, talvez seja mesmo, tou muito curioso com essa planta, parece um angico com porte menor e copa em forma de guarda chuva. Encontrei ela numa área de Mata Atlântica secundária em transição para serrado na borda da mata a uns 700mt de altitude. Deve ser algum tipo de interolobium. Vou continuar pesquisando.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jun 15, 2012 7:13 pm Assunto: Re: Espécie nova??? |
|
|
Parecida com timbaúva, orelha de macaco! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jun 15, 2012 7:17 pm Assunto: Re: Espécie nova??? |
|
|
Timbaúva. A árvore que tem orelhas
Autor: Tatiana Arruda Correia. Colaboração: Edinho Pedro Schäffer. Publicado em 28/02/2009.
24 comentários | Comentar
As orelhas (frutos) da Timbaúva.
É uma árvore de crescimento rápido que fornece boa sombra na primavera e verão e perde suas folhas no inverno, deixando a luz do sol passar. Desta forma ela é bastante apropriada para arborização de regiões com estações bem marcadas.
A Timbaúva pode medir de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetros de tronco. Está dispersa em várias formações florestais, com ocorrência nos estados do Pará, e Piauí até o Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
As inflorescências surgem na primavera com cerca de 10 a 20 flores brancas. Os frutos que se seguem são vagens, recurvadas e semilenhosas, em formato de rim ou de orelha, o que rendeu a esta espécie diversos nomes populares, como: orelha-de-macaco, orelha-de-negro, orelha-de-preto, árvore-das-patacas, orelha-de-onça, etc.
Eles surgem verdes e se tornam pretos em junho e julho, quando amadurecem. Cada fruto pode conter de 2 a 12 sementes, brilhantes e de cor marrom. Uma das características dessa espécie, é a disparidade na produção de sementes de ano para ano.
As saponinas, substâncias que se caracterizam pela formação de espuma encontradas nos frutos e na casca, são aproveitadas para produção de sabões. Estas saponinas dos frutos, também são responsáveis por intoxicações em herbívoros, que ocorrem geralmente durante a escassez de alimentos.
Essa espécie deve ser cultivada sob pleno sol, em solo fértil, preferencialmente úmido e irrigado no primeiro ano de implantação. Multiplica-se por sementes. Elas devem ser semeadas em saquinhos preparados com solo adubado. Após quatro meses em viveiro, sob meia-sombra as mudas já podem ser plantadas no local definitivo.
É uma espécie pioneira, de rápido crescimento inicial e muito rústica, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), tem produzido muitas mudas de Timbaúva no Viveiro Jardim das Florestas, pois é uma espécie muito indicada para reflorestamento. Sua madeira é leve, macia, pouco resistente e utilizada para a fabricação de canoas, caixotaria em geral, brinquedos, compensados, etc.
Timbaúva
Nome científico:Enterolobium contorstisiliquum (Vell.) Morong
Família: Leguminosae-Mimosoideae
Utilização: madeira utilizada para fabricação de pequenos barcos e canoas, compensados e caixas.
Coleta de sementes: diretamente da árvore
Época de coleta de sementes: abril a agosto
Fruto: preto, seco indeiscente, com forma de orelha ou rim, contendo várias sementes por frutos, possuindo 8 cm de comprimento.
Flor: branca
Crescimento da muda: rápido
Plantio: mata ciliar, área aberta, solo degradado.
Observação: as sementes desta espécie necessitam de quebra de dormência em água fervente. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 15, 2012 10:09 pm Assunto: |
|
|
Eliseu, creio que o amigo chegou perto, mas não exato. De fato a frutificação da timbaúva é idêntica a esta planta, o que sugeriria ser a timbaúva. Porém a caracaterísta do tronco, galhos e mesmo a extremidade de galho em que o fruto se encontra denuncia contra a possibilidade de ser a tibaúva. Também a formação foliar da timbaúva é levemente diferente.
E tem ainda o aspecto da região em que ela se encontra....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Átila 4.o PASSO


Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sex Jun 15, 2012 10:13 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela força eliseu, mas como eu disse no primeiro post, o fruto realmente se parece com o tamboril ou timbaúva que são a mesma planta, porém não se trata da mesma espécie. Observe a foto das folhas da timbaúva. Os foliólulos são bem maiores que desta planta em questão.
FOLHA DA TIMBAÚVA
[img]
By atilamalcon1 at 2012-06-15[/img]
FOLHA DE ANGICO IGUAL A ESPÉCIE QUE ENCONTREI:
[/img]
By atilamalcon1 at 2012-06-15
Essa foto é de uma folha de angico, e é idêntica a folha dessa espécie, só que ela é ainda menor (cerca de 10cm) do que a folha de angico. é que quando tirei a foto os folíolos estavam fechados, e não dá pra observar bem a diferença, mas lá onde trabalho tem muitos "pés" de tamboril, "timbaúva" e realmente não dá pra confundir de perto. Amanhã vou postar fotos com os folíolos abertos pra você ver melhor a diferença.
O mistério continua... rsrsrsss
PS: Verdade Élio, a timbaúva não ocorre naturalmente na minha região.
Abraço.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2012 1:04 pm Assunto: |
|
|
Enterolobium tem muitas variedades e todas com muita semelhança... difícil _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Átila 4.o PASSO


Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sáb Jun 16, 2012 5:24 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Enterolobium tem muitas variedades e todas com muita semelhança... difícil |
Pois é Marco... Também creio que seja uma espécie de interolobium.
Essa listagem foi tirada da Wikipédia:
Enterolobium barinense Cardenas & Rodriguez
Enterolobium barnebianum Mesquita & M.F.Silva
Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong
Enterolobium cyclocarpum (Jacq.) Griseb. - Guanacaste (México central até norte do Brasil)
Enterolobium ellipticum Benth.
Enterolobium glaziovii (Benth.) Mesquita
Enterolobium gummiferum (Mart.) J. F. Macbr.
Enterolobium maximum Ducke
Enterolobium monjollo Benth.
Enterolobium oldemanii Barneby & J.W. Grimes
Enterolobium schomburgkii (Benth.) Benth.
Enterolobium timbouva Mart.
Provavelmente é alguma dessas aí. De qualquer maneira, penso se tratar de uma espécie rara, pelo menos aqui na minha região.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Átila 4.o PASSO


Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Jun 28, 2012 5:39 pm Assunto: |
|
|
Segue cópia do email que recebi hoje do Jardim botânico do Rio de Janeiro, após envio da foto da planta.
Prezado Atila
Após envio da foto para ao especialista da instituição (Marli Pires Morim), a mesma informou que parece ser uma LEG. MIM. - Enterolobium glaziovii (Benth.) Mesquita.
Cópia da Ata Botânica Brasileira em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061993000200002
Estudo sobre a espécie:
http://www.scielo.br/pdf/rbb/v28n4/30376.pdf
RESUMO
Eleva-se Enterolobium schomburgkii var. glaziovii Benth. a categoria de espécie, estabelecendo Enterolobium glaziovii (Benth.) Mesquita, "status novum" para as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Tal resultado está baseado em estudo de coleções herborizadas, em observações de campo, em estudo comparativo de frutos, sementes embriões e na análise de padrões de distribuição geográfica. Apresenta-se uma descrição completa da espécie e tabela comparativa dos caracteres diferenciais entre esta e a espécie próxima E. schomburgkii (Benth.) Benth.
Na verdade trata-se de uma espécie rara e endêmica da Mata Atlântica.
Chegamos perto!!! rsrsrs
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|