FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Granulosidade boa para sementes?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2012 8:41 pm    Assunto: Granulosidade boa para sementes? Responder com citação

Olá, amigos do Atelier!

Eu quero saber se a areia grossa (a que se referem muitos por ai) que produzi a partir de areia de construção está com uma granulosidade boa para o plantio de sementes. Fico grato!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2012 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Jamerson, granulometria muito grande. No máximo 01 mm.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2012 12:28 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado, amigo Elio!

Vou peneirar mais então, abraços!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2012 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Jamerson, em tese também depende do tipo e tamanho de semente a ser plantada. De qualquer modo e para sementes em geral, a areia para semeadura é a areia grossa de construçào civil do jeito que é vendida, sem peneirar. Ela tem granulos de diversos tamanhos misturados e uns complementando os espaços dos outros. Isso cria um abiente de abrigo para a semente e mantém um nível de umidade adequado. Se você for peneirar e escolher uma bitola apenas de grãos, vai ficar muitos espaços vazios por onde as sementes, se forem pequenas vão se infiltrar, indo parar no fundo do vaso e se vierem a germinar nào terão força suficiente para sairem do substrato.
Por exemplo, a camada de subtrato que deve cobrir uma semente, deveria ser uma ou duas vezes a sua grossura!!! Ora, se for semear por exemplo piracantas, que tem sementes de em torno de 1mm em uma areia grossa ela vai descer pelas frestas e jamais vai conseguir sair, mesmo que vier a germinar.
abraço
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2012 12:05 am    Assunto: Responder com citação

Sim, sim, tem toda razão Elio e muito obrigado pela informação! A julgar pela granulosidade em função do tamanho das sementes de pequeno porte, tenho sim que possuir grãos ainda menores que os que mostrei. No entanto, sinto-me bastante receoso acreditando que essa areia possa formar um "bloco" no composto (será?). Entretanto, meu problema não seria esse, pois as sementes que quero plantar tem dimensões próximas de 2x2x3,5. De todo modo, acredito que o amigo já tenha feito experiências com a areia sem peneira, sendo assim, considerarei isso na hora de plantar as minhas sementes. À propósito, as sementes que quero plantar são de Acer Rubrum e Sakura (Prunus Serrulata). Sendo que as sementes de pau ferro que tratei em outro post já foram plantas em composto (areia 80% + composto orgânico 20% + substrato poroso 10 %- caco de bloco). Assim, deixo margem agora a sugestões quanto ao composto adequado para as duas espécies citadas. Abraços!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2012 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Pode manter o msmo composto. Mas eu sempre planto Sakura em areia grossa purado jeito que vem, sem peneirar, deixando todo tipo de granulometria misturada. Sempre tenho sucesso. O mesmo faço com outras sementes.... sempre areia de construção pura...
abraço
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2012 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Elio! Entendi a mensagem, vou providenciar o plantio dessa forma agora. Assim que eu tirar fotos das minhas mudas de pau-ferro e das outras (Acer e Sakura) eu posto para vc acompanhar.

abraço
Igor Ferrer

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2012 1:29 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, o que vcs acham de casca de pinus bioestabilizada como substrato de germinação? Para mim e o melhor.
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2012 11:56 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Igor!
Não sei ao certo se a casca de pinus da qual você fala é a mesma que eu encontro nos mercados daqui. Caso seja, a casca apresenta elemento com mais de 2 cm, o que não seria nada adequado para a semeadura. No entanto, eu recomendaria a turfa + areia de jardim ou turfa + terra vegetal ou areia de rio ou areia de construção peneirada. Todos esses compostos mencionados deram bons resultados para mim na semeadura de pau-ferro. Aliás, o composto nesse momento não é tão importante quanto aos procedimentos de estratificação ou (caso não necessite a estratificação) dos cuidados como manter a meia sombra e deixar sempre úmido (e não encharcado!!). Para a maioria das minhas sementes, utilizei apenas areia de construção peneirada mesmo como foi orientado pelo amigo Elio, com granulosidade de aproximadamente 2 mm. É bom ressaltar que para sementes, mudas muito jovens, mudas jovens é bom manter uma granulosidade pequena, pois facilita o brotamento. Ah, já ia me esquecendo, eu consegui germinar sem problemas até em algodão. Mas tome cuidado apenas de mantê-lo sempre úmido, não encharcado. E por cima deixe apenas uma leve camada de algodão, bem leve mesmo, pois quando úmido, o algodão pode pesar demais em cima da brotação. Mas espere mais algumas sugestões caso ainda tenha restado dúvidas. Abraços!
Igor Ferrer

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2012 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

olá Jamerson,

A casca de pinus que mencionei não é a que imaginas, a que falas é aquela bruta, correto? Utilizada em projetos paisagísticos, como cobertura de espaços e vasos. A que me refiro é um condicionador de solo composto basicamente de casca de pinos compostada, que não se compacta e tem em média 55% de umidade retida (perfeito para germinação), inclusive utilizo cerca de 20% em meus substratos de pré-bonsai.

Uma marca desse condicionador é a MecPlant.

http://www.mecprec.com.br/substratosbr.htm

Abraço,

Igor
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2012 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Ow, adorei saber disso amigo, Igor! Realmente não conhecia a casca de pinus dessa forma. De todo modo, desejo a você bons resultados. Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: