|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
reisreis 1.o PASSO

Registrado: 27/03/12 Idade: 34 Mensagens: 126 Localização: Areado-MG
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2012 4:03 pm Assunto: Mini Roseira Bizarra, Atualização 25/08 |
|
|
Olá galera!! >> MEU PRIMEIRO POST<<
Bom eu iniciei minha participaçao aqui no forum com 3 mudas de Ipê, mas depois de mt estudar e pesquisar percebi que apesar de resistentes, eu nao me sairia mt bem por ser apenas um iniciante mediocre..
Bom, minha ambição agora é essa: Encontrei uma mini roseira sufocada ao meio das plantas da minha mae na floreira, não sei a idade dela, sei que por ela ficar no meio de plantas maiores ela deu uma espichada no tronco e manteve suas folhas apenas no ápice, por ter esse tronco espichado e sem folhas, tive a ideia de tentar um Kengai.. hahhaa o que acham? ah e o ápice dela ja tava cortado quando a encontrei..
O resultado final das fotos foram fracos pq to sem camera e tirei do cel msmo.. se precisarem de fotos mais precisas por favor peçam..
Transplantei ela no inicio de junho para esse litro pet, um grande erro creio eu foi colocar em um vaso transparente, pois as raizes que ja cresceram tao tomando luz..
Gostaria de saber se dxo ela desenvolver bastante naturalmente ou se ja devo ir aplicando podas, como deixando apenas um galho principal e eliminando os ramos necessários..
usei um arame convencional para moldurar a planta
Tem brita ae nesse "vaso" kkk
estou usando um piso apoiado de lado no vaso para evitar bater sol direto nele, evitando assim fritar as raizes q estao crescendo..
abraço! _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Editado pela última vez por reisreis em Ter Ago 27, 2013 7:08 pm; num total de 7 vezes |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2012 5:05 pm Assunto: Mini Roseira |
|
|
Ola reisreis,nao desanime tambem tenho uuma mini roseiraa que estou trabalhando nela para ver se da uma estilo cascata,se possivel colocar fotos maiores para que o pessoal possa ver sei que aqui no sul este ano pelo clima vou poda-la para daar uma baixada agora em julho e vou postar uma fotos dela pra te animarr ok.
Abraços |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 23, 2012 6:09 pm Assunto: |
|
|
valeeu andré!!
cara to loco pra ver tuas fotos, mas as imagens ae tao grande sim eh soh vc clicar nelas que abre.. mas vo tenta colocar maior.. mas me diga ae, vc acha q da pra fazer um efeito cascata nessa magrinha ai?? nao sei como conduzi-la cara, nao sei como podá-la, ela resistiu bem ao stress e ta cheia de broto...
uma dúvida que tenho eh se ela vai ficar maior que isso pq seu ápice foi decapitado ja hahahha _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 25, 2012 2:28 am Assunto: |
|
|
po galera ngm vai me ajuda?
nem pra dizer q ta tudo errado e que eh pra começa dnovo? kkkkk
abraço _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

Registrado: 18/03/11 Idade: 44 Mensagens: 117 Localização: Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Jun 25, 2012 12:28 pm Assunto: |
|
|
eu tenhop o habito de desfolhar toda a planta apos o procedimento. |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 25, 2012 1:18 pm Assunto: |
|
|
hm, qual motivo? ela nao morre?
tenho medo de matá-la, a época certa de podar e intervir em roseiras eh no inverno certo?
Será que convém uma desfolhagem ao final de julho?
Transplante agora só daqui um ano certo?
As roseiras se adaptam melhor em vasos mais razos ou fundos?
Abraço amigos! _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 26, 2012 8:24 pm Assunto: |
|
|
Será que deveria ter primeiramente feito o processo de engrossamento do tronco e desenvolvimento das raizes com escorredor + mamadeira? é mine roseira, nao sei se ela engrossa mais do que a espessura de uma ceneta bic...
Coloquei esse vaso dentro de outro preto pra evitar a luz nas raizes..
Abraço amigos! _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 7:51 am Assunto: |
|
|
O motivo é simples, devido ao fato de você mexer nas raízes, você tem que diminuir a perda de água pela planta e o órgão que faz isso é exatamente a folha. Mesmo que você mexa pouco nas raízes, eu aconselho a desfolha, pois isso minimiza o stress hídrico da planta, minimizando a chance de perda da mesma. faço isso ate com todas as minhas as minhas e ate agora, elas não reclamaram |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 11:45 am Assunto: |
|
|
Grande Elcio, cara, obrigadão pela atenção, é muito importante esse tipo de atenção e paciência dos experientes com os amadores, vou fazer a desfolha então, mas já se passaram quase 1 mes do transplante.. será que ela ainda sofre com o défict de H2O?
Eu entendi que devemos diminuir a perda de H2O da planta retirando as folhas, mas estas não são cruciais para sua sobrevivência por conta da fotossíntese?
Entendi também que neste momento tem "mais folha do que raiz" e isso desiquilibra certo? mas ta crescendo tão bem e tao verdinha, devo mesmo assim desfolhar sem dó?
Desculpe torrar sua paciencia, to procurando ler bastante matéria aqui..
gostei das roseiras como experimento inicial pq elas crescem mt rapido..
Abraços! _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 1:16 pm Assunto: |
|
|
se ela esta crescendo bem, relaxa.
quanto as suas perguntas,as folhas sim, são os órgãos responsáveis pela fotossíntese, e não , não são cruciais para a sobrevivência NESSE MOMENTO, pois a planta ira emitir novas folhas em um período curto de tempo. assim que ela estiver estável. mas nem sempre emitir folhas é sinônimo de raízes, visto que algumas plantas como a amora e o piteco emitem folhas sem apresentar uma raiz se quer apenas com as reservas existentes no galho, dai a importância de deixarmos as estacas escançando por um período de um ano para criarem um sistema radicular eficiente
uma das regras da arte é o desapego então sim se for o caso deve fazer a desfolha mesmo que pareçam verdinhas e bonitinhas |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 4:03 pm Assunto: |
|
|
valeu Elcio!
vou interferir nela só daqui um ano.. quando começar o inverno de novo...
hoje percebi que ta cheia de pulgão, (quse certeza que é pulgão, uns bixinho verde limão) como nao tinha inseticida ou folha de fumo, borrifei um poco agua com detergente nas folhas, eles vazaram na hora! _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 4:46 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde! =]
Será que deveria ter primeiramente feito o processo de engrossamento do tronco e desenvolvimento das raizes com escorredor + mamadeira por alguns anos?? _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 6:19 pm Assunto: |
|
|
sim clrao Reis Resis, mas isso que estamos conversando, é apenas uma medida que deve ser tomada sempre em caso de yamadori, transplante e outros....
abraços |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 4:00 pm Assunto: atualização, do dia 23/06 para dia 13/07, 20 dias.. |
|
|
Olá galera, se passaram 20 dias e surgiram brotações no topo..
To esperando o finalzinho de julho agora pra transferi pra uma bacia grande vazada, com substrato drenante. TO CERTO?
Dúvidas:
1 - Como me inspiro no estilo Kengai, será que devo eliminar esses ramos novos que nasceram do topo?
2 - Não consegui nenhuma receita de solo pra roseiras... vou usar qualquer outra proporção de Areia grossa, Terra adubada e pedrisco..
Essas folhas amarelas ae de cima pode ser alguma deficiencia do solo?
Ta td mt bagunçado, nao tentei dar forma dos galhos ainda pq nem tem galhos direito, tao pequenos e nem se formaram ainda..
 _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 7:11 pm Assunto: |
|
|
Cara,sou tanto amador ou até mais que você,mas nunca vi um kengai assim.vou esplicar:
Normalmente eles crescem, formam uma "mini copa" e um dos galhos desce e forma a cascata,a sua esta saindo do chão e mergulhando pra baixo direto.
Não sei se essa é a sua intenção.
Perdoe minha observação se estiver equivocada.
e parabéns pela saude da planta !!!!
Abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|