Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
renatolaureano 1.o PASSO

Registrado: 04/10/09 Idade: 47 Mensagens: 155 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 10:59 am Assunto: Jabuticaba - quase yamadori |
|
|
Pessoal,
essa jabuticabeira adiquiri por acaso numa floricultura a quase 1 ano e meio. É da espécie que chamam de hibrida, com as folhas um pouco maiores.
Achei a estrutura dela muito boa para a formaçao de um exemplar de aproximadamente ums 45 cm. Atualmente a planta tem 1 metro e 10 cm, e gostaria da opiniao dos nobres conhecedores da arte sobre quais caminhos tomar com a planta.
Quais as possiveis projeçoes posso encaminhar.
Obrigado a todos. |
|
|
 |
renatolaureano 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 22, 2012 9:18 am Assunto: |
|
|
obrigado a todos pelo interesse.
Acho que pelo grande numero de pessoas interessadas em ajudar, o site congestionou e acabou nao saindo as respostas.
Brincadeiras a parte, me ajudem a dar rumo a esse projeto pessoal. |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

Registrado: 18/03/11 Idade: 44 Mensagens: 117 Localização: Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Jun 22, 2012 11:37 am Assunto: |
|
|
Vamos la meu amigo, se minha eu deixaria ela com cerca de 30 cm a guia mais grossa mais alta que a mais fina, alem de retira-la desse latão e coloca-la em uma vasilha mais rasa e com um substrato melhor, antes que os floristas me consumam, rsrsrsrs, fiz isso com uma jabuticaba de 4 metros, reduzi ela para 40 cm e o torrão para 1/4 ou 1/5 do inicial, isso no mesmo dia. A brotação dela é monstruosa, e isso em 3 meses de trabalho.
boa sorte
ai esta o link do post
http://arte108.forumeiros.com/t1762-jabuticaba-elcio?highlight=elcio
espero ter ajudado |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Jun 22, 2012 2:47 pm Assunto: É |
|
|
YAMADORI É SÓ QUANDO A PLANTA É TIRADA DO CHÃO....NO SEU CASO SERÁ UM TRANSPLANTE.MAS O MATERIAL É BOM.NÃO ESKEÇA QUE JABU COME E BEBE MUITO MESMO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
renatolaureano 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 25, 2012 3:24 pm Assunto: |
|
|
Rogerio,
foi uma brincadeira que fiz com a situaçao. Más essas jabuticabas em latas de tinta, sao realmente quase um yamadori.
Li a respeito desses exemplares que sao plantadas dessa maneira, e nao poderei podar tudo.
Gostaria de saber se posso ou nao fazer como o Elcio sugeriu em passar o torrao para 1/4 ou 1/5.
Obrigado. |
|
|
 |
renatolaureano 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 25, 2012 3:24 pm Assunto: |
|
|
Rogerio,
foi uma brincadeira que fiz com a situaçao. Más essas jabuticabas em latas de tinta, sao realmente quase um yamadori.
Li a respeito desses exemplares que sao plantadas dessa maneira, e nao poderei podar tudo.
Gostaria de saber se posso ou nao fazer como o Elcio sugeriu em passar o torrao para 1/4 ou 1/5.
Obrigado. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Jun 25, 2012 4:19 pm Assunto: É |
|
|
É SEMPRE INDICADO DEIXAR UM POUCO DO TORRÃO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jun 25, 2012 6:34 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Eu podaria bem baixo, e talvez eliminaria o tronco mais grosso, continuando a árvore com o fino, gerando um movimento na base da planta na qual está desprovida do mesmo se manter os dois, restando apena o hokidashi(vassoura). Eu podaria exatamente dois dedos acima o tronco mais fino e o grosso tiraria rente, inteiro... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

Registrado: 31/05/11 Idade: 46 Mensagens: 112 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Seg Jun 25, 2012 7:07 pm Assunto: |
|
|
Podaria mais baixo, deixando os dois troncos mesmo, buscando uma jabuticabeira como ela se apresenta na natureza mesmo. É comum a bifurcação nas jabus... |
|
|
 |
renatolaureano 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 11:06 am Assunto: |
|
|
Estou me decidindo pela opniao do Elcio, em ter o tronco mais baixo e um mais alto, pois sabemos que as folhas de jabuticabeira hibrida é maior que a sabará.
Assim, tendo um exemplar mais alto ficará mais proporcional.
Concordam? |
|
|
 |
|