Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 7:40 pm Assunto: Alporquia com vitamina b1 |
|
|
Olá a todos!
Segundo vi em uma matéria aqui do fórum mesmo, sobre a utilização de vitamina b1 como hormônio enraizador. Estou usando uma vitamina chamada "Vitaum" tiamina, aplicando três vezes por semana após as regas e espero que de resultado.
A minha dúvida é em relação a alporquia.
Será que é possível realizar a alporquia somente com a vitamina b1 ou o uso de um hormônio industrializado é mais aconselhável para esse fim?
É isso ai!
Agradeço dese já e até mais pessoal!
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

Registrado: 18/03/11 Idade: 44 Mensagens: 117 Localização: Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Jun 28, 2012 6:54 am Assunto: |
|
|
Amigo, bom dia eu já usei em alporquias e deu super certo só não esqueça de escorrer o excesso na hora de executar o procedimento, pois isso pode criar fungos e logo o alporque não pega. A tiamina é um hormônio fabricado pelas plantas com a função de estimular o crescimento de raízes, E em toda planta, é possível transformar células que iriam "virar" folhas em células que irão "virar" raízes, ou seja por uma necessidade/oportunidade da planta, ela consegue criar raízes onde antes era caule. quando usamos a vitamina B (TIAMINA) estamos estimulando, no caso do alporque, o crescimento de um novo sistema radicular.
espero ter ajudado |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Jun 28, 2012 11:23 pm Assunto: |
|
|
Vou dizer que alporque cria raízes somente com água, o que for usado a mais vem só beneficiar...supertrhive é o top entre todos, vale o investimento! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 29, 2012 6:56 am Assunto: |
|
|
amigo Marco bonsai, esse procedimento ao qual se refere não seria a estaquia, pois esse sim em algumas plantas ocorre apenas em água. O alporque necessita de um substrato para que a a planta crie novas raízes sem a retirada do galho da planta mãe. Ja a estaquia, é o processo de retirada de um ramo lenhoso ou não da planta mãe para a produção de uma nova planta. e em ambos os casos, o Superthryve ou qualquer outro enraizador funciona como acelerador do processo.
espero ter ajudado |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 29, 2012 8:33 am Assunto: |
|
|
Élcio, blz!?
Estou falando de alporque mesmo, já fiz com asfagno, estopa, barba de pau, terra, areia grossa, algodão e agora que estou experimentando a vermiculita...vamos ver no que dá! Antes de começar usar supertrhive, as raízes se formavam somente com a água aplicada no alporque, o supertrhive veio apenas a acelerar o processo e melhorar os resultados! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 29, 2012 9:49 am Assunto: |
|
|
Ok amigo.
agora entendi sua colocação. o uso de enraizador é a penas para estimular o crescimento, mas eu concordo com voce que apenas agua o alporque 'pega'.
abraço |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 29, 2012 8:54 pm Assunto: |
|
|
ô rapaziada!
muito obrigado pelas explicações heim!
vcs são feras mesmo
então, eu estou pensando em fazer e usar a vitamina b1 mesmo para ajudar então, já que tenho aqui eu vou usar.Legal os exemplos usados por vc, marco, estou pensando em usar palha de coco, já que dá certo com td isso ai deve dar tambem.
Tenho mais uma duvida:
vi em muitos lugares falando pra fazer somente na primavera, e estamos no inicio do inverno.
Algum de vcs já fizeram esse procedimento no inverno? deu certo?
é isso amigos, obrigado pelas respostas!
até mais!
---------------------------------------------------------------
nosso blog http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
--------------------------------------------------------------- |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 30, 2012 11:51 am Assunto: |
|
|
como tiamina comprei o BENEUM .... não vi aparentemente resultados que possam ser apontados como satisfatórios..... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 30, 2012 11:57 am Assunto: Bonsai |
|
|
Não conheço a palha de coco, mas se ela consegue reter a umidade...sucesso!
No inverno não se faz pelo fato da baixa atividade da plantas, isso para as regiões frias, mais ao norte creio que dê pra fazer. Existe estudos que comprovam o crescimento ativo das plantas acima de 12 graus em "média", lento mais contínuo. Isto pode variar de espécie para espécie.
Mas se cuidarmos da manutenção do alporque, pode ser feito em qualquer época o que vai determinar o sucesso vai ser o tempo em que vai levar pra soltar as raízes. A espécie tb vai determinar, por exemplo: um fícus vai precisar de pouco tempo até que vç possa tirá-lo(a partir de 3 meses já se pode conseguir raízes), já uma pitangueira pode levar até 2 ou 3 anos com manutenção no corte, pois tende a cicatrizar.. Acho que é basicamente isso! Abç mano véio _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 01, 2012 8:11 pm Assunto: |
|
|
marco e edicarlo, muito obrigado pelas respostas!
fiz aqui em um parque perto da minha casa em duas arvores. e espero que de certo!
coloquei as fotos no meu blog, se quiserem de uma olhada lá!
até mais e muito obrigado !!
-----------------------------------------------------------------
nosso blog http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
----------------------------------------------------------------- |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 03, 2012 12:25 pm Assunto: |
|
|
amigo so cuidado ao retirar os galhos do alporquer mais tarde, pois se fizeste em um parque, podes ter complicaçoes com a prefeitura. _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 03, 2012 9:14 pm Assunto: |
|
|
opa marlon, podexá meu amigo!
vou seguir em frente sim com os alporques!
depois eu coloco aqui na net as fotos!
vlw pela dica!
---------------------------------------------------------------
nosso blog http://entaosouvelho.blogspot.com.br
--------------------------------------------------------------- |
|
|
 |
DIMAS CORREIA
Registrado: 07/07/12 Idade: 47 Mensagens: 10 Localização: MATO RICO -PR
|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 5:51 pm Assunto: |
|
|
Blza pessoal...?!
Marco, tu disse que é preciso fazer a manutenção no alporque, isso quer dizer que é preciso sempre intervir cortando ou raspando o local do alporque, se for o caso?
Fiz alporque em uma acerola a três meses e esta semana eu abri, fiz com substrato vegetal que contém um bom percentual de vermiculita e usei hormonio aib, mas tinha apenas alguns nódulos, e raiz que é bom nada!rsrs) Preciso de uma dica como devo proceder!!!
Valeu!
----------------------- ------------------------------
Paz e luz! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 6:07 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Quanto a manutenção, eu me referia a água do alporque que não pode faltar, pra não botar tudo a perder... O tempo de três mese é curto, pois não estamos na época de crescimento! Deixe até dezembro! Que espécie é? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 6:09 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Desculpe...acerola, falta de atenção minha! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|