|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
stormridersp

Registrado: 26/06/12 Idade: 44 Mensagens: 17 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 8:29 pm Assunto: Chokkan Kihongata (Estilo Basico) (?) |
|
|
Tenho uma pergunta ao que se refere às tecnicas de modelagem:
Após ler o livro da familia Mazakuni, que foi o único livro fisico que consegui encontrar até agora aqui em Sao Paulo e apesar de aprender algumas coisas, o livro me pareceu um pouco superficial, focado aparentemente mais nas ferramentas... Então segui minha busca e encontrei um exemplar em pdf na internet, do livro do John Yoshio Naka, Tecnicas del Bonsai, muito mais técnico e interessante.
Nele, me interessou sobretodo a parte tecnica do estilo Chokkan, pois como disse em minha apresentação, planejo criar um bonsai que se assemelhe o maximo possivel com aqueles grandes Jeffrey Pines, dos bosques de Lake Tahoe, norte da California.
Porém me surpreendeu ao ler este capitulo do livro, que o autor cortava continuamente, com a intenção de controlar a altura do Bonsai, o ápice do mesmo e, em seguida, realizava uma amarração da ultima rama, dobrando-a para que ficasse por fim em sentido vertical, substituindo assim o apice recem cortado. O mesmo procedimento era então realizado algumas vezes mais até que a altura desejada fosse alcançada.
É mesmo necessário realizar esta tecnica para obter-se um Bonsai de Pinheiro no estilo Chokkan, com aparencia o mais natural possivel?
abs
[/img] |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 28, 2012 9:43 pm Assunto: |
|
|
Caro storm, essa técnica é realmente necessária para que vc não tenha um bonsai muito longo, pescoçudo. Essa substituição é feita periodicamente enquanto o tronco engrossa e assim se mantém uma boa proporcionalidade diâmetro do tronco x altura.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
stormridersp

Registrado: 26/06/12 Idade: 44 Mensagens: 17 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2012 7:25 pm Assunto: |
|
|
Hoje comprei uma muda de um junipero de 16 anos e gostaria de saber a opinião dos membros mais experientes, sobre o que pode ser feito com ele e até mesmo se seria possivel transforma-lo num Chokkan.
Seguem algumas fotos:
abs |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2012 7:35 pm Assunto: |
|
|
Storm, excelente muda que vc adquiriu, contudo não se presta ao estilo Chokkan, pela sinuosidade do tronco, mesmo que pequena. O estilo exige tronco reto.
Creio que um Moyogi cairia bem nessa planta.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
andre_indaia
|
Enviada: Qui Jul 05, 2012 1:40 pm Assunto: |
|
|
Storm, com jacaré vai ser dificil fazer um chokkan, pois a maioria tem tendencia em crescer "rasteiro".
Na minha opnião é um dos estilos mais dificeis, justamente por ser dificil encontrar um tronco "ereto formal", entende?
Abçs.
André. |
|
|
 |
andre_indaia
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|