|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 11:24 am Assunto: Ficus ishitsuki |
|
|
Este Ficus retusa vem sendo cultivado há seis anos, formando uma estruturação de altura media, com suas raízes fundindo-se naturalmente em uma pedra, conhecida popularmente por pedra-ferro (dado o som que emite quando batemos nela com um martelo). Após proceder a uma desfolha completa, reduzi o numero de galhos, mantendo apenas os mais bem posicionados, que foram aramados:
Nesta foto, pode-se observar bem a fusão raiz com a pedra:
A pedra, lisa de um lado, possui reentrancias e cavidades por onde as raízes foram inseridas, crescendo e preenchendo esse espaço natural na rocha:
Por detrás, a pedra apesar de lisa, foi envolvida pelas raízes, que a abraçam fortemente:
Apesar dessa primeira aramação estrutural não ter ficado satisfatória, ela será mantida na planta durante o próximo ano, até a primavera seguinte, quando a aramação será então retirada, e os galhos reconduzidos:
O vaso é de material ceramico, pintado com tinta ocre forte na parte externa, ovalado, medindo 48x37x10cm. Um material bruto, para suportar bem o peso da composição:
Planta envasada. Altura total desde o solo: 80cm. Substrato utilizado: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, substrato bioplant (contém vermiculita, casca de pinus e de coco queimadas, etc):
A altura total da planta, com o vaso, ficou em 90cm. Dependendo do desenvolvimento futuro, a planta poderá ser reduzida, desde que na sequenciação e formação estrutural tal medida possa ser adotada sem que se perca naturalidade na construção.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 1:26 pm Assunto: |
|
|
Bem conduzido Nickyfury,vou acompanhar a evolução.....  |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 6:38 pm Assunto: |
|
|
nickfury, adorei a planta meu amigo. Me permite mostrar aos colegas minha interpretação dela?
Eu usaria o conjunto Pedra + Raízes, para formar o "tronco" da árvore. Compactando toda a estrutura novamente.
A partir deste ponto seria construída a copa, frondosa, que englobe o vaso e seja proporcional ao tachiagari.
 |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 9:25 pm Assunto: |
|
|
O interessante, é que ele parece estar se abraçando, se segurando para n cair.
Gostei muito dele!
veremos entao a evoluçao! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 13, 2010 9:23 am Assunto: bonsai |
|
|
Arzi, se se tratasse de um acer kaede, como muitos que tenho nesse estilo, até poderia fazer essa remodelagem, sem nenhum problema. Entretanto, por ser um ficus, tal alturação não surtiria um bom efeito, vez que o ficus emite uma brotação mais intensa, com densificação mais acentuada. Teria que proceder a várias desfolhas anuais, para reduzir bem a massa verde, o que acabaria por comprometer a estruturação aerea. Acho que não vale a pena seguir esse caminho.
Mas agradeço a boa vontade do nobre amigo em indicar essa possibilidade. Que poderei, incluso, aproveitar em um dos meus aceres.
Aos demais colegas, agradeço as colocações incentivadoras. Certamente, o resultado desse laborioso trabalho, com a densificação foliar resultante em breve período, mostrarei aqui no forum, em primeira mão.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 13, 2010 1:38 pm Assunto: |
|
|
muito legal esse ficus , esse realmente ta agarrado na pedra , parabens belo material. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Set 13, 2010 2:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Nick! Quero parabenizá-lo, achei muito legal sua aramação.Uma pegunta: Falou em deixar os arames por um ano? Não vai marcar?O fícus tendo um crescimento monstruoso!
Gostei do desenho, tô tentando uma copa cogumelo em uma figueira sobre pedra, que tenho aqui.Abç, boa sorte... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 13, 2010 6:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
BozóbonsaiPoa, obrigado pela gentileza. A aramação foi colocada pelo bonsaista Roni, que me auxiliou no trato final com a planta. Após ele aramar, conforme minha indicação, fiz a movimentação que julguei necessária para reposicionar os galhos.
Em relação ao que vc colocou, de fato o ficus tem um crescimento acelerado e em pouco tempo o arame marca bem a casca, causando por vezes um pouco de estrangulamento nos galhos. Mas, como a planta está ainda em fase de desenvolvimento, tal situação poderá ser facilmente corrigida, sem nenhum problema, caso venha a ocorrer. Geralmente, não chega bem a um ano o tempo de permanência dos arames atuais. O que fazemos, na sequencia, é retirar os arames, verificar se o galho se mantém na posição pretendida e, caso negativo, recolocar os arames para fixar. Ao longo de um ano, incluso, sendo uma planta jovem, por vezes temos de repetir o processo de retirar e recolocar até umas tres vezes, até chegar ao que pretendiamos fazer.
Esse processo, é claro, faz parte do nosso trato diário com as plantas, em que temos de observar esses percalços e corrigir, tão logo possível, sob pena de perder material. Mas, como costumo regar todo o viveiro sempre ao final do dia, posso observar qualquer alteração e, no dia seguinte, efetuar a correção necessária, sem prejuízo nenhum.
Flávio, meu chapa, agradeço a opinião do amigo. Faltou vc em nosso ultimo encontro na casa do Lustosa. Fica devendo para a próxima, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 13, 2010 7:01 pm Assunto: |
|
|
nickyfury meus parabéns pela bela composição em que está trabalhando!! Desejo um bom desempenho para essa planta que mto me agradou e inspirou!
Grande abraço do amigo aqui do RJ |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2012 11:58 pm Assunto: |
|
|
i aí blz? como anda os trabalhos com o bonsai? atualize, sou um leitor firme das suas postagens, uma aula para nó iniciantes.  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 01, 2012 12:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bonsaitakin, as vezes eu até penso em atualizar alguns dos trabalhos que tenho apresentado aqui no forum, ao longo de todos esses anos que participo. Em alguns casos, cheguei até a fotografar os trabalhos, para mostrar como foi sua evolução, mas ao cabo e ao final, seja por que motivo for, não o faço......
Realmente, é algo lamentável não termos entre nós, bonsaistas participantes de forum, esse tipo de interesse em prosseguir, apresentando a evolução do trabalho inicialmente mostrado num post qualquer, mas, infelizmente, nós não temos essa preocupação, e tirante o fato de que amigos e colegas, como voce, nos cobrem por isso, vez ou outra, certamente as postagens são sumariamente abandonadas, não tenho o devido acompanhamento por parte seja de quem postou inicialmente, seja pelos demais foristas.
Nesses anos todos que participo aqui, apenas umas duas vezes foi que, instado por colegas foristas, fiz uma pseudo complementação, adicionando novas imagens, atualizadas, sobre alguns trabalhos que fiz. Eu gostaria de dizer que, doravante, voltaria a fazer isso. Mas, lamento dizer, não o farei, por uma série de motivos, dentre os quais a velha e boa preguiça....rsssss
Em todo caso, vou tentar me lembrar de fotografar esse ficus e mostrar as imagens aqui, neste mesmo post, caso eu o consiga encontrar novamente ativo como agora, apenas para que voce e outros interessados, possam apreciar a evolução. Um abraço e até lá. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jul 01, 2012 7:37 pm Assunto: |
|
|
Velho amigo Nicky!
Está ficando velho? Preguiçoso???
Pode parar com isso!!!
Tuas postagens e, principalmente, com as fotos e comentários são de real importância para todos.
Eu tenho me esforçado e postado evolução de algumas plantas minhas, nem sempre boas, mas precisamos manter o fórum dinâmico.
Contudo, concordo com o amigo! Pouco se tem postado com acompanhamento de evolução.
Porém, vejo o seguinte: tem muita gente nova aparecendo no fórum ansiosa por informações, orientações.
A mim, o que me deixa meio chateado é que, às vezes, novos, completamente leigos, aparecem, colocam uma foto e perguntam: o que faço?
Eu poderia responder: faça um torniquete no tachiagari!!!!
E ele: ham? O que é isso!
O pessoal não está se dando o trabalho de ler todos os artigos que o próprio site do Mário, gentilmente, dispõe, para depois colocar sua dúvidas, apenas as dúvidas.
Bom, acabei desviando o assunto, mas é isso aí!
abração, véio! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 11:05 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, meu velho e bom amigo, voce tocou justamente num ponto nevrálgico: justamente essas "cobranças" impertinentes de novos foristas, que não se dão ao trabalho de buscar subsidios para suas dúvidas mais comezinhas, antes de postá-las em nosso forum, e ficarem batendo sobre teclas tantas vezes "socadas", é que me tem deixado um tanto quanto arredio quanto ao que denominei de preguiça: vir até aqui e ficar repetindo, vezes sem conta, a mesma ladainha, é assaz cansativo, por vezes.
Mas, concordo com o nobre amigo, igualmente, no que tange a termos a responsabilidade de manter, ao menos em parte, uma continuidade, não só em nossas respostas e colocações, mas igualmente sobre as postagens uns dos outros, sempre palpitando e buscando esclarecer, quando devidamente inscritas as dúvidas pertinentes, boas respostas a essas questões.
Eu sempre busco pautar minhas colocações e opiniões sobre material de conhecimento e dominio público, seja através de referencias em sites e links nacionais e estrangeiros, seja sobre artigos de minhas revistas e livros, ou sobre a experiencia, pessoal e de amigos mais velhos na arte do que eu. Todavia, quero crer que se hoje nós temos um material muito mais intenso e atualizado à disposição de qualquer um que se digne a exercer um minimo de busca via canais de procura, como o google imagens, certamente podemos nos dar por achados quanto às nossas colocações, vez que se porventura um novato fizer antes uma pesquisa criteriosa sobre determinados assuntos e temas, particularmente aqueles que lhe forem de interesse imediato, e que por isso mesmo, serão mais facilmente compreendidos, poderia depois vir até o nosso forum, em busca de soluções mais realistas sobre o que têm em suas mãos conjugado com o que pretendem fazer com isso.
Há cursos em andamento por todo o Brasil, que ensinam o beabá primário a quem queira aprender a dar os primeiros passos na arte bonsai. Cursos esses, aliás, gratuitos, distribuídos via Youtube, por exemplo, bem como orientações sobre procedimentos não apenas padrão e básico, mas mesmo em áreas mais avançadas, incluso com plantas mais complexas. Mas, como bem salientado por voce, as pessoas, ávidas por obter respostas prontas, não estão se dando ao trabalho de ler os artigos no site do Atelier, ou em qualquer outro site, como os que cito serem facilmente encontráveis, seja no Youtube, seja no google imagens, e isso, mais que tudo, é que tem me cansado um bocado, bem como a voce, pelo que depreendi da sua resposta.
Agora, Torniquete no Tachiagari é algo realmente complexo.....rssssssssss _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 6:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ola amigo nicky,mais uma vez tenho que oarabeniza lo por mais uma aula que nos presenteia,muito lindo seu trabalho e nao querendo entrar nesta discussao mas apenas deixando minha opiniao eu pelo menos aprendi muito com suas aulas e de outros amigos que fiz e que nao vou citar nomes para nao deixar ninguem de fora mas os mesmo sabem que estao sendo citados aqui nao gostaria de deixar de ser presenteado com suas aulas e de outros amigos que aqui posta.Quando comecei tinha apenas 15 trabalhos mais ou menos e de tanto fazer perguntas e depoisde levar alguns chagualhoes hoje tenho 130 trabalhos quenestou fotografando desde o inicio para ni futuro postar alguns por aqui para sua avaliacao e de meus amigos citados.Destes tantos iniciantes que aqui se fazem presentes se salvarem uns 2 ou 3 que rralmente se interessem pela arte e comecem a pesquisar e aprender como voces ja nao seria valido?E aqui deixo minha mensagem a aqueles novatos que por aqui passam leiam,pesquisem e aproveitem as aulas que por aqui temos nos iniciantes a que facam arquiivosmcomo tenho feito com cada post que aqui estam e sao muito interessante e que nao se pagam nada e por sim se faz novos e grandes amigos como aqui tenho.Mais uma vez Parabens pelo trabalho e obrigado pela aula mais uma para meus aquivos.
Abracos |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Seg Jul 02, 2012 10:51 pm Assunto: |
|
|
fico constrangido com tais depoimentos, não que seja uma crítica aos sentimentos dos colegas, mas em saber que para muitos, essa arte é passageira. há muito me interesso pela filosofia, mas as ferramentas de "buscas" faz pouco tempo que as tenho e desde então fico coletando informações aqui e alí, motando apostilas, tirado fotos, trabalhando a observação e com isso ganho conhecimento, paciencia e claro, tenho a oportunidade de participar de um forum que abriu minha mente para o nosso tema principal. fico grato pelas postagens dos colegas, pela paciência e pelos pitacos. ao professor nicky, lamento pelo desprendimento daqueles que se iniciam na arte bonsai e depois a deixa de lado...
Editado pela última vez por bonsaitakin em Sex Jul 06, 2012 2:56 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|