FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

algumas duvidas intermediarias
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2012 10:37 am    Assunto: algumas duvidas intermediarias Responder com citação

bom pessoal tenho iniciado o estudo dos bonsai a +ou- 1 ano e meio, e agora me veio algumas duvidas.

depois de ler muito da tentar dar uma resumida, aprendi algumas coisas q agora ja estou achando que estão erradas. vamos la...

usar vasos pequenos desde o inicio favorece o cultivo do bonsai.
tenho observado que varias plantas que tenho não estão desenvolvendo e acredito que seja por falta de espaço, então estive pensando, se seria viavel uma vaso grande, tipo 1 baude, pq não gosto de plantar no chão ja que a remoção e chata a terra normalmente e muito dura e temos dificuldades para adubação. correto?

areia groça ate de 1 a 2 anos.
observei em quase todas as plantas que tenho que apos algum tempo tipo uns 2 meses a areia cria uma capa que dificulta muito a entrada de agua, outra questão e que indicamos areia groça por causa do fator dela não compactar com facilidade, mais ela facilita muito a deficiencia de nutrientes, tipo "ferro" por exemplo nem todos os adubos tem ele. apesar das plantas necessitarem de muito pouco dos micro nutrientes a areia num tem nada. pensando por esse lado ja estou procurando outras alternativas para ter um solo que não compacte e que num seje zero de tudo, como por exemplo terra normal com uma mistura de palha de café (so exemplo num sei se dá) e outra coisa se a planta tem muitas raizes devo podar e replantar na areia ou deixo com bastante mesmo e planta em terra com menos areação?

sobre adubo foliar.
posso aplica-lo constante tipo 1 vez por semana (ja que ele e somente complemento)

segundo o autor João Chaddad Junior no livro O trabalho Bonsai - Miniaturização de árvores pg 112

Tipo de Absorção
O processo de absorção foliar de nutrientes é ativo, isto é, a planta gasta energia para realizá-lo. Por isso que a pulverização noturna é desvantajosa, a planta ainda absorve um pouco gastando algumas reservas de “ATP”, mas ela realiza melhor quando há luz solar. O motivo disto é a utilização da Fosforilação Oxidativa da Fotossíntese para fornecer um “combustível” a ser usado nessa absorção.

isso procede?

existe superdosagem para adugo organico? tipo posso fazer uma camada no fundo do vaso com tipo uns 3cm de esterco de gado ou cavalo ou galinha (tenho codornas em casa deve ser igual ao de galinha né)

adubagem com enraizador deve ser efetuado sempre ou enquanto tem pocas raises?

adubo quimico normal tipo 4-14-8 ou o 25-05-20 pode ser usado disolvido na agua da rega? quantia? (5g por L? 10g? (adubo normal que compramos para joga na roça encontrado em qualquer agropecuaria)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodolfo Kubiak

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2012 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

as vezes eu diluo na água para poder aplicar junto adubo orgânico liquido, pois eu faço meu próprio adubo orgânico com restos de frutas, verduras, etc que sobra aqui de casa, e no minimo duas vezes por mês eu diluo o adubo orgânico e rego, aproveitando também para diluir o adubo químico junto. A medida de adubo químico por litro de água é cerca de 3 a 5 gramas (uma colher de cafezinho), mais que isso satura e não consegue diluir o adubo na água.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2012 4:03 pm    Assunto: Re: algumas duvidas intermediarias Responder com citação

SMART2 escreveu:
bom pessoal tenho iniciado o estudo dos bonsai a +ou- 1 ano e meio, e agora me veio algumas duvidas.

depois de ler muito da tentar dar uma resumida, aprendi algumas coisas q agora ja estou achando que estão erradas. vamos la...

usar vasos pequenos desde o inicio favorece o cultivo do bonsai.
tenho observado que varias plantas que tenho não estão desenvolvendo e acredito que seja por falta de espaço, então estive pensando, se seria viavel uma vaso grande, tipo 1 baude, pq não gosto de plantar no chão ja que a remoção e chata a terra normalmente e muito dura e temos dificuldades para adubação. correto?

R: Correto! Vaso grande!

areia groça ate de 1 a 2 anos.
observei em quase todas as plantas que tenho que apos algum tempo tipo uns 2 meses a areia cria uma capa que dificulta muito a entrada de agua, outra questão e que indicamos areia groça por causa do fator dela não compactar com facilidade, mais ela facilita muito a deficiencia de nutrientes, tipo "ferro" por exemplo nem todos os adubos tem ele. apesar das plantas necessitarem de muito pouco dos micro nutrientes a areia num tem nada. pensando por esse lado ja estou procurando outras alternativas para ter um solo que não compacte e que num seje zero de tudo, como por exemplo terra normal com uma mistura de palha de café (so exemplo num sei se dá) e outra coisa se a planta tem muitas raizes devo podar e replantar na areia ou deixo com bastante mesmo e planta em terra com menos areação?

R: Sempre usar em torno de 50% de matéria orgânica (terra granulada, turfa, terra vegetal, etc). Se a planta tem muitas raízes o correto é podar as raízes grossas, deixando as finas e transplantar em substrato novo, como citei acima (Na época certa).

sobre adubo foliar.
posso aplica-lo constante tipo 1 vez por semana (ja que ele e somente complemento)

R: Eu não uso adubo foliar, somente no solo. Adubação foliar deve ser encarada somente como adubação complementar não substituindo a adubação de solo. Estamos falando de planta em vaso e não em horticultura, já que nesta é perfeitamente normal a adubação foliar.

segundo o autor João Chaddad Junior no livro O trabalho Bonsai - Miniaturização de árvores pg 112

Tipo de Absorção
O processo de absorção foliar de nutrientes é ativo, isto é, a planta gasta energia para realizá-lo. Por isso que a pulverização noturna é desvantajosa, a planta ainda absorve um pouco gastando algumas reservas de “ATP”, mas ela realiza melhor quando há luz solar. O motivo disto é a utilização da Fosforilação Oxidativa da Fotossíntese para fornecer um “combustível” a ser usado nessa absorção.

isso procede?

R: Não sei responder!

existe superdosagem para adugo organico? tipo posso fazer uma camada no fundo do vaso com tipo uns 3cm de esterco de gado ou cavalo ou galinha (tenho codornas em casa deve ser igual ao de galinha né)

R: Pode ocorrer superdosagem principalmente se o esterco não for compostado (fermentado). No teu caso especificamente, depois de fermentado o esterco (seco) misturar com o substrato e deixar descansar por uns 30 dias. Só então aplicar.

adubagem com enraizador deve ser efetuado sempre ou enquanto tem pocas raises?

R: Eu uso enraízador apenas uma vez, quando do momento do transplante.

adubo quimico normal tipo 4-14-8 ou o 25-05-20 pode ser usado disolvido na agua da rega? quantia? (5g por L? 10g? (adubo normal que compramos para joga na roça encontrado em qualquer agropecuaria)

R: Adubo químico eu uso o líquido e sempre na metade da dose recomendada pelo fabricante. Não uso adubo sólido ou farelado.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2012 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

esse e o grande Elio.

ja ja aparece uma pedra numa praça com as escritas...
Em Homenagem a Elio....

vlw amigo como imaginava estava certo na maioria, so fiquei intrigado com a tal adubação foliar durante o dia... eu uso como complementar mais como ja me foi indicado inclusive por um agronomo, que fosse usado a tardinha depois da rega. quanto aos vasos, meio sem oq fazer então acho q vo tenta uns vasos manuais de cimento (tenho meio saco em casa e muita areia q sobro da reforma).

mais uma duvida, falamos em vasos maiores, ok, mais será indicao maior em largura ou profundidade?

pela minha cabeça me veio umas medias aproximadas para minhas plantas que enstão em litros pet cortados no meio, pensei em (tentar) fabricar uns vasos tipo 8x15x15 (AxLxC) ou seria melhor tipo 5x15x20 (AxLxC).

se tiver um bom tutorial ae pra indicar agradeço tb (sobre a fabricação)
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2012 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Smart, amigo é pra ajudar! E, bem menos..........hehehehehe!

Quanto à adubação foliar, o que posso dizer é que à noite os estômatos se fecham e quando o sol é muito forte também se a planta estiver desidratada.
Daí a importância dos estômatos estarem abertos por ocasião da adubação foliar.

Smart, essas medidas seriam para vasos para bonsai pronto.

Sugiro comprar vasos de plástico preto, tipo 5 litros cada um, custam barato. Aqui pago em torno de 3,00 reais cada, em floriculturas e até em lojas de 1,99.

Sobre fabricação de vasos não tenho matéria nenhuma.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2012 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

5l Fexo... vamos a matematica de quando eu estudava...

Altura X Lragura X Comprimento
1litro = 1000cm³

13 x 20 x 20 = 5200

5,2 L

to pensando em fazer pq to sen nada pra fazer final de semana e tenho os materiais e num tenho o $$ heiuehuiehei e tenho muitas mudas tipo umas 30 pra compra baude a 2 conto kda eu vo a falencia...

essas medidas vão da uns vasão
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 06, 2012 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

SMART2 escreveu:
5l Fexo... vamos a matematica de quando eu estudava...

Altura X Lragura X Comprimento
1litro = 1000cm³

13 x 20 x 20 = 5200

5,2 L

to pensando em fazer pq to sen nada pra fazer final de semana e tenho os materiais e num tenho o $$ heiuehuiehei e tenho muitas mudas tipo umas 30 pra compra baude a 2 conto kda eu vo a falencia...

essas medidas vão da uns vasão

Manda ver, Smart!

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: