|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 9:05 pm Assunto: Bougainville |
|
|
comprei esse bougainville de um amigo de uma floricultura, era uma arvore grande, dai foi realizado o yamadori no tocão, e agora está com as brotações, que cresceram bastante por sinal, podei os galhos que brotaram, estavam bem altos, e estou pensando em começar a aramar, pela cor dos galhos que já estão ficando marrom acho que já está chegando a hora de aramar, o que acham ? seguem as fotos...
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 9:52 pm Assunto: |
|
|
Paulo, eu não quero te desanimar, mas essa planta apresenta um sério problema estético para ser utilizada no bonsai, que é a conicidade invertida. O fato de a base ser muito mais fina que a parte superior desvaloriza muito um bonsai e normalmente os bonsaistas mais experientes nunca comprariam uma planta com tal defeito. Acho que antes de mais nada você deveria dar uma estudada na planta para ver se é possível aproveitar alguma coisa fazendo uma alporquia. Desculpe-me, mas acho que essa planta talvez nem com alporquia, talvez só com muita madeira morta para corrigir esse problema.
Ela também poderia ser aproveitada para você treinar aramação ou como planta matriz para fazer mudas. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 10:10 pm Assunto: |
|
|
''normalmente os bonsaistas mais experientes nunca comprariam uma planta com tal defeito''
não sou um bonsaísta experiente rsrsrs, comecei a trabalhar com bonsais não tem nem 1 ano ainda, na verdade sou bem iniciante ainda, nunca errei com nenhuma das minhas plantas, mas, esse é meu primeiro erro com alguma planta (plantas,pré-bonsais,etc), mas eu vejo isso não como uma perda de tempo, mas como aprendizagem, não havia me atentado para essa questão de conicidade inversa, e em questão financeira não vou uma grande perda hehe, obrigado pelas dicas cara, agora vou ver o que posso fazer com essa planta, na verdade, estou me desafiando, vou tentar trabalhar com essa planta, arrumar esse tronco de algum jeito, agora como eu vou fazer isso, eu não sei ainda hahahah... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 10:12 pm Assunto: |
|
|
a e se a planta render algo, daqui uns meses eu posto aqui a situação rsrs |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 10:24 pm Assunto: |
|
|
O que acontece se plantar uma estaca de bougainville ao contrário? A parte originalmente mais alta enfiar na terra e a mais baixa deixar pra cima. Se não fizer diferença, você pode simplesmente esperar ela se recuperar do atual yamadori e depois plantar invertida, assim vc aproveita a atual canonicidade e sinuosidade do tronco, que por sinal é boa! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 10:26 pm Assunto: |
|
|
Paulo, eu também já comprei muita coisa “errada”, é normal. Principalmente quando começamos a comprar plantas mais grossas, nós acabamos vendo uma qualidade e esquecendo de olhar os defeitos, por isso é sempre bom seguir o "ritual de avaliação": primeiro a saúde da planta, depois o nebari, depois a conicidade, a sinuosidade do tronco, a grossura do tronco e a disposição dos galhos.
Abraço! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 9:36 am Assunto: |
|
|
Bruno, este lance de plantar de cabeça para baixo, em algumas poucas espécies funciona, mas é difícil. E em bouganville não vai rolar.
Paulo, de fato a questão de conicidade invertida é um problema muito sério a ser avaliado sempre que se adquire uma planta. Mas fazer, o que? A gente aprende com os erros muto mais do que com os acertos. Faz parte.
Vou mostrar a você e aos colegas um trabalho que estou fazendo em uma bouganville que uma vizinha arrancou do jardim e ia jogar fora. Era somente um toco que ela vinha cortando perto do chão há tempo e tinha este mesmo problema de conicidade invertida. O lance é partir mesmo para a madeira morta. Apesar de se falar muito que madeira morta não combina com bouganville por ser uma madeira muito macie e que apodrece facilmente, esta madeira morta poderá se transformar com o passar do tempo em uros, ocos, vazados, etc... que é muito comum se ver em velhas bouganviles que sofreram a ação de cortes, de quimadas, enfim, e acabou sobrevivendo muitas vezes apenas um cascão de um lado que mantém a planta com sobrevida.
O que fiz, que pode ser visto abaixo foi corrigir a conicidade retirando madeira. Boa parte desta madeira que ficou vai apodrecer sim, mas daí eu deixo a natureza me dizer qual o rumo que vou tomar depois que a madeira apodrecer.
Não tenho a foto de como a planta era no início, mas a primeira foto mostrada dá para ver bem o tipo de intervenção dem madeira morta. Sabendo que boa parte desta madeira no futuro apodreceria, não foi dada a devida atenção às formas, apenas dado conicidade.
Depois a sequência até hoje. ainda falta alguma coisa, mas a planta segue um caminho razoável, acredito.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 11:03 am Assunto: |
|
|
é isso ai, a minha idéia era corrigir a conicidade com madeira morta mesmo |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
Registrado: 09/03/12 Idade: 37 Mensagens: 96 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Jul 10, 2012 2:07 pm Assunto: |
|
|
Desculpem a intromissão, mas acho que tenho o mesmo problema que o amigo aqui.
sei que ainda é muito cedo, mas já gostaria de ter um rumo a seguir!
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 11, 2012 12:46 pm Assunto: |
|
|
a tua planta não apresenta muito a conicidade invertida.. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Ago 03, 2012 12:59 am Assunto: |
|
|
Não sei como estão as raízes, mas talvez pudesse inclinar a planta uns 90 graus para que praticamente todo o tronco encostasse no substrato, formando uma base bem larga que esconderia a conicidade invertida, com formação de novas raízes. Uma idéia _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|