|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lunardo Martineli
Registrado: 11/07/12 Idade: 37 Mensagens: 14 Localização: Lages-SC
|
Enviada: Qua Jul 11, 2012 3:42 pm Assunto: goiabeira |
|
|
Sou mto novo no assunto e quero tirar uma duvida, tenho uma goiabeira no quintal de casa uma arvore pequena. Esse tipo de goiabeira é um pouco diferente das convencionais ela é uma arvore menor com frutos um pouco diferentes eles possuem uma casca muito dura, enfim... Pensei em fazer a poda onde fiz a marca, estou correto? e depois relantala em um vaso para ela engrossar seu tronco, e quanto aos galhos que estao abaixo da poda devo mante-los ou podalos tbm?
grato.
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 12:15 pm Assunto: |
|
|
Lunardo, pode podar mas, no final do inverno. Por garantia deixe os ramos abaixo do corte. Aproveite e faça o transplante simultaneamente. a goiabeira aceita bem.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lunardo Martineli
|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 12:32 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Lunardo, pode podar mas, no final do inverno. Por garantia deixe os ramos abaixo do corte. Aproveite e faça o transplante simultaneamente. a goiabeira aceita bem.
abraço |
Muito obrigado Elio, mas cometi um erro terrivel eu me confundi, esse pé nao é de Goiaba e sim de Jasmin hehehehe |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 12:46 pm Assunto: |
|
|
Lunardo Martineli escreveu: | Elio escreveu: | Lunardo, pode podar mas, no final do inverno. Por garantia deixe os ramos abaixo do corte. Aproveite e faça o transplante simultaneamente. a goiabeira aceita bem.
abraço |
Muito obrigado Elio, mas cometi um erro terrivel eu me confundi, esse pé nao é de Goiaba e sim de Jasmin hehehehe |
Pode adotar o mesmo critério, Lunardo! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lunardo Martineli
|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 7:42 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Lunardo Martineli escreveu: | Elio escreveu: | Lunardo, pode podar mas, no final do inverno. Por garantia deixe os ramos abaixo do corte. Aproveite e faça o transplante simultaneamente. a goiabeira aceita bem.
abraço |
Pode adotar o mesmo critério, Lunardo! |
Obrigado novamente Elio. Só por conhecimento, porque deixar os galhos abaixo da poda?
E tambem vi um cedro em uma floricultura gostaria de sabe se são boas plantas para Bonsai, o vendedor falou que é um Cedro Nevada.
grato. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 8:25 pm Assunto: |
|
|
Lunardo, os galhos de baixo são como garantia de sobrevivência. Depois tira.
Cedro nevada é a Chamaecyparis lawsoniana. Não muito bom para bonsai. sugiro um juníperus nos lugar. Shimpaku é um dos mlehores para se trabalhar.
|
|
 |
Lunardo Martineli
|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 9:13 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Lunardo, os galhos de baixo são como garantia de sobrevivência. Depois tira.
Cedro nevada é a Chamaecyparis lawsoniana. Não muito bom para bonsai. sugiro um juníperus nos lugar. Shimpaku é um dos mlehores para se trabalhar.
abraço |
Ok axei o Cedro mto bonito, deu mta vontade de compra-lo hehehe
obg de novo. |
|
|
 |
Lunardo Martineli
|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 9:52 pm Assunto: Re: goiabeira |
|
|
Lunardo Martineli escreveu: | Sou mto novo no assunto e quero tirar uma duvida, tenho uma goiabeira no quintal de casa uma arvore pequena. Esse tipo de goiabeira é um pouco diferente das convencionais ela é uma arvore menor com frutos um pouco diferentes eles possuem uma casca muito dura, enfim... Pensei em fazer a poda onde fiz a marca, estou correto? e depois relantala em um vaso para ela engrossar seu tronco, e quanto aos galhos que estao abaixo da poda devo mante-los ou podalos tbm?
grato.
 |
Olá Elio, nao ouvi seu conselho e comprei o Cedro hehehe... voce sabe né agunia de principiante, comprei msm para "treinar" ver acertos e erros para aprendizado
E acredito que errei muito começando por podar e aramar praticamente de uma vez só mas enfim veja as fotos.
Antes da poda PS: ajudinha do cachorro...
Após a poda.
No vaso e aramado.
Aguardo suas criticas
Obrigado desde ja. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 11:27 pm Assunto: |
|
|
Lunardo, como vc mesmo disse: aguardo críticas.
Vamos lá!
O que vc fez de errado foi "pelar" os galhos. Coníferas têm dificuldade em brotar para dentro.
Embora eu não tenha visto todos os galhos disponíveis, a seleção não está mal.
Agora é necessário dar sinuosidade nos galhos para criar a impressão de ficarem mais curtos.
Posicione-os para baixo.
Se tiver um arame bem grosso, passe no tronco e tente dar alguma sinuosidade. Por pouco que seja já ajudará no visual.
Por enquanto é isso! Vamos ver como frica.
|
|
 |
Lunardo Martineli
|
Enviada: Sáb Jul 14, 2012 3:00 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Lunardo, como vc mesmo disse: aguardo críticas.
Vamos lá!
O que vc fez de errado foi "pelar" os galhos. Coníferas têm dificuldade em brotar para dentro.
Embora eu não tenha visto todos os galhos disponíveis, a seleção não está mal.
Agora é necessário dar sinuosidade nos galhos para criar a impressão de ficarem mais curtos.
Posicione-os para baixo.
Se tiver um arame bem grosso, passe no tronco e tente dar alguma sinuosidade. Por pouco que seja já ajudará no visual.
Por enquanto é isso! Vamos ver como frica.
abraço |
Deixa eu ver se intendi Elio, eu deveria ter deixado as brotações que estavam no meio dos galhos, isso?
Na questão dos galhos ela tinha um congestionamento de galhos, galhos pra td lado tds estranhos finos e acredito que n seriam "uteis" então axei que o melhor a fazer era tiralos mesmo.
Você diz pra colocar todos os galhos posicionados para baixo dessa forma?
Eu gostaria que ela ficasse mais ou menos como esta que vi na net.
depois posto fotos de algumas mudas que consegui pra vc dar uma olhada
até logo e mto obrigado de novo
abç |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 14, 2012 5:09 pm Assunto: |
|
|
Exato, galhos posicionados para baixo, inclusive a ponta do galho, pode, eventualmente acordar algumas gemas latentes no meio dos galhos.
|
|
 |
Lunardo Martineli
|
Enviada: Sáb Jul 14, 2012 5:32 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Exato, galhos posicionados para baixo, inclusive a ponta do galho, pode, eventualmente acordar algumas gemas latentes no meio dos galhos.
abraço |
De uma olhada. O fio vermelho é só para dar uma firmeza na planta...
em relação ao tronco n sei o que fazer pois ele é muito duro
de uma olhada na pitanga também devo deixar ela como esta para engrossar? ou tirar alguma coisa?
cachorro companheiro sempre me ajudando hehehehe
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 14, 2012 5:40 pm Assunto: |
|
|
A pitangueira deixe como está. Tem que engrossar muito. Não pode.
O Cedro tente aramar pelo menos do terceiro galho para cima e tente curvar para a direita.
No cedro, ainda, tente dar sinuosidade nos galhos, para trás e para frente, fazendo tipo uns "S".
Futuramente plantar inclinada para a esquerda, dará uma impressão de sinuosidade.
|
|
 |
Lunardo Martineli
|
Enviada: Sáb Jul 14, 2012 5:44 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | A pitangueira deixe como está. Tem que engrossar muito. Não pode.
O Cedro tente aramar pelo menos do terceiro galho para cima e tente curvar para a direita.
Futuramente plantar inclinada para a esquerda, dará uma impressão de sinuosidade.
abraço |
Está bem
agradeço muito a sua ajuda farei o que disse. Futuramente posto os resultados.
A minha regia é muitoooo fria fica na serra catarinense e estamos tendo muita geada nesses ultimos dias e estou recolhendo elas para dentro de casa, continuo assim ou posso deixar elas fora em area coberta? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 14, 2012 6:22 pm Assunto: |
|
|
Lunardo Martineli escreveu: | Elio escreveu: | A pitangueira deixe como está. Tem que engrossar muito. Não pode.
abraço |
Está bem
agradeço muito a sua ajuda farei o que disse. Futuramente posto os resultados.
A minha regia é muitoooo fria fica na serra catarinense e estamos tendo muita geada nesses ultimos dias e estou recolhendo elas para dentro de casa, continuo assim ou posso deixar elas fora em area coberta? |
Deixe fora em área coberta que está bom!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|