FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duas jabuticabeiras- Atualizando(23/08/13)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
matsena

MensagemEnviada: Dom Jul 15, 2012 6:59 pm    Assunto: Duas jabuticabeiras- Atualizando(23/08/13) Responder com citação

Caros colegas de forum,
já faz algum tempo postei um vídeo no youtube mostrando algumas jabuticabeiras daqui da região, que crescem em meio aos eucaliptais. O link para o vídeo é este:
http://www.youtube.com/watch?v=UEvqafS1EI8

No vídeo mostrei duas árvores que considero lindíssimas e que ficam no meio do caminho onde dou minhas corridas matinais quando vou ao sítio.
Qual não foi a minha surpresa quando dias atrás, passando pelo local, vi que as duas árvores estavam podadas muito brutamente, por que invadiam a estrada dos caminhões, serviço executado pela prefeitura, segundo disseram. O que pergunto aos amigos é o seguinte: conheço o proprietário do terreno e disse a ele que as duas árvores estavam a perigo no local, devido à proximidade com a estrada, no que ele me permitiu tirá-las!!!!!!
E agora? como faço para fazer um bruta yamadori desses? são duas árvores de bom tamanho e não quero correr o risco de perdê-las. A da direita foi mais violentada que a da esquerda, mas acho que ainda sobrevive.

Para terem uma noção melhor das árvores, fiz um pequeno vídeo que vou postar daqui a pouco, só está baixando no youtube.
Grande abraço a todos e agradeço as contribuições.

Matheus Sena
www.olhares.com/matheussena

Editado pela última vez por matsena em Qui Ago 22, 2013 5:37 pm; num total de 4 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
matsena

MensagemEnviada: Dom Jul 15, 2012 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Taí o link das jabuticabeiras na data de hoje:

http://youtu.be/CpuGmQGShjQ
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 15, 2012 8:32 pm    Assunto: jaboticabeiras Responder com citação

Ola matsena lindissimas estas plantas olhando as fotos se fosse eu iria determinar primeiro como iria ficar como bonsai e podaria os galhos depois como estao no barranco ia escavar com cuidado para tirar elas dai vao ficar muito lindas,mas os mais experientes vao opinar se a epoca e esta mas voce corre o risco de alguem tirar elas dai de um dia pro outro.Se tirar nao deixe de postar como ficaram.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2012 11:21 am    Assunto: Responder com citação

Olá. Achei muito oportuna a sugestão do André de adiantar a poda adiantando o formato e o estilo nas árvores com elas ainda no chão, (e dando-lhes um tempo para recuperação) inclusive estou aplicando esta técnica em algumas casuarinas próximas de minha casa. Claro que fica o risco de alguém arrancar as árvores antes de nós, mas é um risco inevitável ao usar este recurso. Quanto aos resultados creio que poderão muito compensadores, pois as plantas não sofrerão um estresse muito menos impactante. Boa Sorte!
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2012 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

meuuuu faca de tudooo... vc terá 2 plantas animais.....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
matsena

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2012 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel,
realmente a disposição dos galhos lembra uma árvore muito velha, que cresceu com dificuldade em meio a outras espécies mais altas.
Minha dúvida é mesmo que quantidade de torrão tirar e os procedimentos relativos ao pós-yamadori. Fiquei animado com o que disse!!!
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2012 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

ESTOU PRA FAZER UM YAMADORI EM UMA PITANGA, QUE NA VERDADE EU FIZ UMA PODA DRASTICA A DOIS MESES E DEIXEI ELA SE RECUPERAR NO CHÃO, NO FINAL DE SEMANA FUI DAR UMA OLHADA E ME SURPREENDI COM A RECUPERAÇÃO DA PLANTA, ELA ESTA PRONTA PRA SER RETIRADA, SE VC TEM COMO FAZER DESSA MANEIRA EU TE ACONSELHO A FAZER ISSO ...
ABÇ
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2012 10:28 am    Assunto: Responder com citação

cara tentei salvar uma jabu sabara de 60 anos porem ela ja tinha sido retirada da terra e estava com muito pica raiz rarticular(as finas) e nao sobreviveu.

como vc mesmo ira retira-las deixe o torrao com bastantes raizes finas e replanteas em areia grossa

ae é muita h20

porem eu esperaria ate final do inverno para isso
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2012 10:31 am    Assunto: Responder com citação

uuuuaaauuu,você vai ter muito trabalho ,aida mais que esses barros de barranco são bem compactados,pelo menos a recompensa é gratificante!

boa sorte com essas lindas jabuticabas!
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2012 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

acho que vc vai precisar de um munk
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2012 11:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Matheus, na minha humilde opinião, voce tem em mãos um ótimo material, e a coleta está parcialmente facilitada pelo padrão de solo, vez que parte do sistema radicular está exposto, o que irá facilitar e muito a retirada das plantas.
Entretanto, antes de proceder a retirada (yamadori), voce deve primeiro providenciar onde irá ser replantada cada uma delas. Pode usar, por exemplo, um tambor plastico, cortado ao meio, que irá render cada um um recipiente adequado, vez que após fazer diversos furos na lateral e no fundo, se tornarão um bom "vaso" de recuperação e treinamento, onde as plantas poderão ficar pelos próximos dez anos, enquanto voce as modela a vontade, sem risco algum. Esses tambores plasticos são vendidos em diversos locais, e tenho certeza de que, na tua cidade ou nas duas outras próximas (Ipatinga e Timóteo), com todo certeza irá encontrar esse material por um preço razoável. Lembre-se de lavar bem, com detergente e agua sanitária, para desinfetar, antes de usar.

O substrato ideal para o replante deve ser caco ceramico, carvão (desses vendidos para churrasco), pedriscos, areia grossa de construção (sem peneirar) e bioplant ou similar (um composto usado por horticultores para germinar sementes). Geralmente, o Bioplant é vendido em casas de material agropecuário, ou similar, e um saco será mais que suficiente para essas duas jabu.

Exceto o Bioplant, o restante do material para substrato deverá ser misturado em porções iguais. Forre uma primeira camada no fundo usando apenas telhas quebradas em pedaços grandes (algo do tamanho de um fundo de copo americano pequeno, p.ex.), em seguida, deposite uma camada do substrato misturado, mais uma camada alta de Bioplant. Coloque então a planta, cuidadosamente no centro, sobre o Bioplant, preenchendo sobre ela, cobrindo bem suas raizes, com mais bioplant, para só então complementar com o restante do substrato, até mais ou menos um palmo acima da base do tronco, enterrando este.

Após o replante, regue abundantemente, até encharcar bem o solo. Os recipientes irão ficar pesados, então terá que fazer esse replantio no local onde serão cultivados. Lembrando que após a retirada e o replantio, as plantas deverão ficar sempre, isto é, o dia inteiro em area aberta, onde recebam luz e calor solar, sem sombra, nem cobertura, para não atrasar sua recuperação. O solo, deve ser irrigado sempre que observar que está levemente seco. Se possível, antes de replantar, apoie os recipientes sobre lajotas de cimento, para evitar contato direto com o solo, e ao mesmo tempo, favorecer a oxigenação na parte inferior, que terá acesso pelos orificios no fundo.

Os orificios devem ser feitos com broca media (da grossura da metade do diametro de um cabo de vassoura, p.ex.,), em todo o fundo e pelo menos um ou dois palmos desde a linha da base até o meio, na lateral dos recipientes. Apenas depois que executar o trabalho de preparo do solo e dos recipientes, dentro do que citei acima, é que irá, então, proceder a retirada do material do solo e fazer o replantio.

Após a retirada, não precisa lavar as raizes, podendo deixar até mesmo um pouco do substrato original grudado nelas. Mas é conveniente cobrir as raizes, enquanto nãfo faz o replantio, com um pano previamente umedecido com solução enraizante diluida em agua (o melhor enraizante que recomendo é o superthrive).

Eu selecionei uma das fotos que voce apresentou para sugerir os cortes que julgo necessários fazer, antes de retirar as plantas. A linha horizontal mostra o melhor, pois deixará as plantas com um tamanho interessante, que permitirá no futuro delinear um trabalho rápido e consistente quanto a formação estrutural, além de permitir um agilidade maior na recuperação da planta. As linhas verticais, por outro lado, sugerem que voce poderá escolher, ou selecionar, os troncos mais bem posicionados dentro da linha central, isto é, contando sua orientação desde a base, e que mantidos em certa altura, poderão ser futuramente explorados para a formação estrutural das plantas. Marquei mais de um pois não sei como estão distribuídos nas plantas, então o critério de seleção caberá a voce, naturalmente.

A planta menor, da direita, tem uma raiz lateral muito longa, que deve ser cortada o mais próximo possível da base. Faça isso não só com esta raiz, mas com qualquer outra existente nos mesmos moldes, pois de nada irão servir no futuro. Raizes pivotantes, que crescem verticalmente, existentes na base do tronco, grossas ou não, devem ser sumariamente cortadas rente tambem, pois apenas aproveita-se o máximo de raizes capilares, que são as finas raizes de alimentação. Quanto maior sua quantidade, mais chance de recuperação terão as plantas. Raizes grossas, por outro lado, não servem para nada, então corte-as todas, se puder.

Lembre-se de aplicar pasta seladora ou cola branca para madeira em todos os cortes realizados, para impermeabilizar a area exposta e evitar agressão externa, seja por umidade seja por agentes patogenos agressivos. Faça mais de uma demão de cola, isto é, camadas sucessivas, após aguardar a secagem dela.

Bem, em linhas gerais, essas são as dicas para extrair e ter sucesso na empreita. Não use adubo em hipotese alguma, misturado ao substrato ou sobre o solo, antes de um ano após a retirada e o replante. Só rega diária, caso não chova, sol pleno e mais nada. Não arame, nem desfolhe, nem adube. Aguarde a plena recuperação das plantas, o que deverá ocorrer em um ano ou um ano e meio, com emissão de novas e vigorosas brotações em todo o tronco, inclusive na base dele. A imagem com minha sugestão de corte:

https://lh5.googleusercontent.com/-W-jL7AYtBaE/UAYgODtIUxI/AAAAAAAAQdg/BeU6Vu5PO2o/s640/img7687r.jpg

https://plus.google.com/photos/102349586222941176615/albums/5735682351736584481/5766331798779351826

Lembre-se: o que faz termos bonsai de qualidade não se chama pressa, mas sim, paciência. Aprenda a moldar a sua, e terá sucesso nesse yamadori.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
matsena

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2012 12:41 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço profundamente aos colegas que opinaram, em especial ao nickyfury que me deu uma aula sobre yamadori. Vou tomar o maior cuidado com estas plantas e à medida wue os resultados forem aparecendo vou postando para os amigos verem, ok?
Grande abraço a todos e desejem-me sorte!!!

Matheus Sena (www.olhares.com/matheussena)
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2012 1:09 am    Assunto: Responder com citação

Matheus excelente material, porém de grande porte, vai dar uma trabalheira danada. Desde já pode ir providenciando substrato, recipiente e uma caminhonete (rssss). Primeiramente não se preocupe com os galhos podados brutalmente, pois as jabuticabas brotam com facilidade, mesmo nos cortes radicais. Quanto ao risco de perder, acho que sempre haverá, até mesmo em bonsai já formados, o yamadori é como uma cirurgia delicada. Uma vez por exemplo, coletei uma jabuticaba e fiz todo o procedimento e cuidados necessários, mas não vingou, ás vezes acontece, no inicio eu até ficava triste e chateado, mas hoje penso que uma planta para ser bonsai ela deve ser resistente, lutadora, sobrevivente e capaz de sobreviver a várias adversidades. Na nossa região estamos no inverno e em plena seca, se você observar, algumas jabuticabas até caem as folhas parecendo estar mortas ( vou tirar algumas fotos ) . A maioria das jabuticabas velhas no campo, como essas que você postou, apresentam troncos múltiplos, devido ao crescimento basal. Você pode optar pelo estilo troncos múltiplos, o que formaria um bonsai em menos tempo e mais natural pra essa espécie, ou fazer cortes radicais com ela ainda no chão em estilos como o moyogi, shakan , só que a cicatrização pode demorar anos. Se você quiser iremos no local analisar, escavar a terra em volta do nebari, estudar várias possibilidades e por via das dúvidas levaremos motosserra ( rsssss) caso você decida radicalizar. Mas acho prudente na nossa região coletar na primavera (falta pouco) e como disse o nicky , o que faz termos bonsai de qualidade não se chama pressa, mas sim, paciência.
matsena

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2012 7:27 am    Assunto: Responder com citação

Fala Márcio!!
A minha dúvida agora é o seguinte: a melhor época é o inverno ou primavera?
Abraço a todos.
matsena

MensagemEnviada: Ter Jul 24, 2012 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,
torçam por estas jabuticabas. Neste fim de semana vou fazer o yamadori, seguindo as recomendações do nickyfury.
Assim que tiver as duas nos vasos posto as fotos aqui, ok?

Grande abraço a todos.

Matheus Sena (www.olhares.com/matheussena)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: