|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Davson Santos
Registrado: 18/07/12 Idade: 41 Mensagens: 3 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Qua Jul 18, 2012 7:43 pm Assunto: Jabuticabeira - Me ajudem!! |
|
|
Olá amigos, primeiramente saudações a todos.
Bom vamos la... dei um bonsai pra minha namorada e ocorreu um fato desagradável, houve uma reforma na casa dela e a jabuticabeira ficou toda empoeirada de pó de gesso, alguns dias depois ela começou apresentar aspecto nada normal parece que esta morrendo, os galhos enrugados, folhas secas e queimadas.
Creio que o bonsai ainda não morreu, raspei o tronco para ver se estava verde, retirei da vasilha que estava, podei e lavei a raiz sem tirar o excesso de terra, ainda não lavei a parte superior.
Avaliei a terra que estava, aparentemente tinha um aspecto bom e parecia ser uma terra vegetal (preta) misturei substrato e húmus de minhoca (nem sei se fiz o certo).
Gostaria que vocês me dessem a opinião sobre o que fazer desde como recuperar e que caminho devo seguir para ter uma planta saudável e bonita, quero que esse desafio seja minha primeira experiência de muitas com a criação de bonsai, estou muito motivado.
Como sou bastante leigo queria saber:
Qual espécie é minha jabuticabeira?
Como tosar?
Como desfolhar?
Quais nutrientes eu devo utilizar?
Devo usar essas pedrinhas?
Adicione quaisquer informações relevantes.
Agradeço a todos

Editado pela última vez por Davson Santos em Qui Jul 19, 2012 3:31 pm; num total de 5 vezes |
|
|
 |
luisgarske 1.o PASSO

Registrado: 03/09/08 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul - RS
|
Enviada: Qua Jul 18, 2012 9:27 pm Assunto: |
|
|
Olá Davson,
Não vejo as fotos.
Mas se a planta fosse minha não teria mexido nas raízes, sempre que a planta não esta demonstrando um bom aspecto não é bom transplantar, nem adubar.
Eu teria apenas lavado a parte aérea e observado melhor o local onde ela estava e cuidar na regas.
Agora é rezar para que ela se recupere.
Conselho, entre em www.atelierdobonsai.com.br tem muito material para ler.
Abraço, seja bem vindo e boa sorte.
Luis Garske |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Jul 19, 2012 1:32 pm Assunto: |
|
|
Amigo, no mamento só repouso e muito penssamento positivo, mas quanto as tuas outras duvidas a especie ta dificil, pois não aparecem as fotos, a PODA deve ser de acordo com o estilo e momento da planta, a desfolha e sempre util para raduzir o tamanho das folhas e adubação somente apos 45 dias do transplante se ele sobreviver, se vc tem as pedrinhas brancas decorativas retire, pois so ornamentamos o bonsai depois de definitivo e com muita saude.
No mais seja bem vindo e tente postar novamente as fotos. |
|
|
 |
Davson Santos
|
Enviada: Qui Jul 19, 2012 2:17 pm Assunto: Como postar as fotos?? |
|
|
faço o que sugerem e não aparece as imagens, alguém sabe o porque? |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
Registrado: 09/03/12 Idade: 37 Mensagens: 96 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Jul 19, 2012 2:53 pm Assunto: |
|
|
Amigo. Baixe/hospede a imagem por este site.
Foi nesse que eu consegui me encontrar.
http://tinypic.com/?t=postupload |
|
|
 |
Davson Santos
|
Enviada: Qui Jul 19, 2012 3:21 pm Assunto: |
|
|
Rafael eu fiz isso desde princípio mas não deu!
[img]http://tinypic.com/r/ojh0kh/6[/img]
[img]http://tinypic.com/r/j162rq/6[/img]
[img]http://tinypic.com/r/s25vy8/6[/img]
[img]http://tinypic.com/r/2ntbjmg/6[/img]
[img]http://tinypic.com/r/kxish/6[/img]
[img]http://tinypic.com/r/2mmh5yg/6[/img] |
|
|
 |
Rafael Ribeiro
Registrado: 09/03/12 Idade: 37 Mensagens: 96 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Jul 19, 2012 3:34 pm Assunto: |
|
|
Não sei o que aconteceu, mas as imagens estão aparecendo!! |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Jul 19, 2012 3:44 pm Assunto: É |
|
|
EU TO VENDO AS FOTOS SIM,,,OLHA VÉIO,,,,TIRA ELA LOGO DESSA BANDEJINHA E COLOCA NUM ESCORREDOR DE ARROZ,,DESSES DE 1,99.....DEPOIS DO TRANSPLANTE DEICHE ELA NA SOMBRA POR UNS 7 DIAS,,,REGANDO REGULARMENTE,,,SE POSSIVEL COM ORMÔNIO ENRAIZADOR,,,NÃO ADUBE,,,NESSE ESCORREDOR PROCURE COLOCAR UM SUBSTRATO BASEADO EM AREIA DE CONSTRUÇÃO E TERRA PRETA COMUM,,,MEIO A MEIO.DEPOIS DOS 7 DIAS,,,COLOQUE O ESCORREDOR NUMA OUTRA BACIA TODA FURADA COM TERRA E ADUBO ,,,,TUDO MISTURADO(MAMADEIRA)ELAS GOSTAM DE MUITO SOL,,,E MUITA ÁGUA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jul 20, 2012 1:29 pm Assunto: |
|
|
Agora aparecem as fotos, de fato a mamadeira seria um bom começo para sua planta, apos uns dois anos ela estaria mais gorda e com uma copa definitiva, mas para o momento dieche a planta se recuperar para não perde-la!!!! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jul 20, 2012 2:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Cara não consegui ver as fotos, mas vç disse que ela tomou um banho de pó de gesso? Isso não seria problema se a planta não fosse de solo ácido... A jaboticabeira é de solo com ph baixo e o gesso é um calcário que misturado a terra vai alcalinizar a mesma proporcionando um "mal estar" na planta, debilitando-a na capacidade de absorver e metabolizar alguns tipos de micro e macro nutrientes. É bem simples de arrumar isso. Tire-a do vaso, solte toda a terra das raízes, lave bem a planta toda, inclusive as raízes e replante em substrato com 60% terra vegetal(preta) e o restante com material drenante, mantendo a sombra na primeira semana e devolvendo ela ao sol gradativamente. Folhas com defeitos devem ser eliminadas e as adubações devem ser suspensas por 2meses, deixando a árvore reagir sozinha! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jul 20, 2012 9:01 pm Assunto: |
|
|
Davson,
sinto muito ser pessimista mas acho que esta já viajou...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Seg Jul 23, 2012 2:49 pm Assunto: |
|
|
DÁ UMA RASPADA NO TRONCO PRA VER SE ESTA VERDE , PQ PELAS FOTOS PARECE QUE ELA JÁ ERA, TA COM ASPECTO SECO .
TOMARA QUE NÃO MAS ACHO QUE SE FOI |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|