FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku de 15 anos qual estilo recomendado
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Camila Geracelly

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 10:23 pm    Assunto: Shimpaku de 15 anos qual estilo recomendado Responder com citação

Olá pessoal, meu outro bonsai morreu por excesso de cuidados, e descuido também, na segunda vez que adubei esqueci de retirá-lo do sol e em uma semana ele ficou marrom e morreu. Foi uma pena, ele estava lindo.
(http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20136&highlight=camila+geracelly)

Desde então procuro uma planta um pouco mais velha só que onde moro não existe nenhum lugar onde possa encontrar um bonsai de qualidade e pelo site os custos de envio são duas vezes o valor da planta.
Essa semana foi montada uma feira de plantas de Holambra e encontrei a planta que eu queria. Segundo o vendedor, esse shimpaku tem 15 anos.
Agora peço a vocês dicas de como trabalhar ele, qual o melhor estilo. Gostaria de fazer um Literati com o tronco sinuoso ou Fukinagashi ou Han Kengai. O que vocês acham?

"fotos no comentário abaixo"

Editado pela última vez por Camila Geracelly em Qua Jul 11, 2012 12:17 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Camila Geracelly

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 11:53 pm    Assunto: Links das fotos Responder com citação

Tinha esquecido como postar as fotos. Agora penso que serão anexadas.

Essa é a pitanga. Vocês confirmam se é mesmo?

Camila Geracelly

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2012 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Vou trocar o substrato do shimpaku, acho que está bastante compactado, comprei no site O bonsai um substrato padrão e vermiculita, o que vocês acham dessa mistura?

Quanto a estilização, alguém tem alguma sugestão?
Comprei também ráfia, arames - um mais grosso e outro mais fino.

Devo trocar o substrato agora ou esperar mais alguns dias?
Devo aramar agora ou esperar o fim do inverno?

O que vocês acham quanto ao estilo?
Camila Geracelly

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2012 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Já aramei.

Comecei com a ráfia molhada por toda a planta o que deixou o tronco e os galhos bem maleáveis. Depois protegi as partes onde o arame mais grosso iria tracionar com tira de borracha e aramei.

Como foi a primeira vez que fiz isso acho que não ficou muito bonito não. Como precisei de arame grosso, não consegui aramar no ângulo de 45°, mas ficou aproximado. Também tive que fazer umas gambiarras para fixar as formas que eu dei a planta.

Como não tive nenhuma orientação, preferi não eliminar galhos nem as ponteiras dos galhos. Consegui diminuir a altura do tronco principal. aproximei o primeiro galho dando foma mais sinuosa em toda a estrutura da planta.
(Mais tarde postarei as imagens, pois estou sem câmera agora)

Depois, coloquei-a na sombra, recebendo luz indireta.
Agora preciso saber quando posso fazer o reenvase dela. Como comprei em uma feira de plantas, ela apresenta um substrato bem duvidoso, compactado, terroso, que retem água.

Comprei substrato padrão e vermiculita, também possuo pedrisco grosso.
Fiz um vaso de argila para ele e está secando, provavelmente em 15 dias estará pronto.

Daqui a quanto tempo reenvaso?
Eugenio PS

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2012 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Camila - minha vizinha.

É bastante possível que seu primeiro bonsai tenha morrido por excesso de adubo. O sol geralmente não mata as plantas, se bem regadas.
E aqui em JP existe, sim, lugares onde a gente pode conseguir tanto bonsais prontos quanto bons materiais para trabalhar.
Perto da UFPB, no girador do Castelo Branco, presta atenção numa placa com o nome 'temos bonsai', o proprietário é o Sr. Fernando, um auto-didata que possui ótimas plantas, e por um preço razoável, ele também tem vasos, substratos e adubos de bonsai.
Por outro lado, se voce quiser fazer o seu proprio trabalho, tem umas boas floras na avenida beira rio, onde voce pode encontrar bons materiais.

Eu fui nessa feira hoje também, e comprei 3 shimpaku - o preço estava muito bom.
Quanto ao seu exemplar, a parte verde dele começa muito em cima, e eu realmente nao sei te dar nenhuma dica de estilo. Mas, como sempre, é bom pensar muito antes de fazer uma intervenção estética mais drástica. Não aja por impulso.
A segunda planta, me parece uma jabuticabeira, mas eu posso estar errado. Acho que dá pra fazer um bom hokidashi.

Referente ao substrato, realmente está muito compactado, e deve ser trocado, de preferencia por um bem drenante [cacos de telha], mas eu esperaria um pouco mais antes de trocar, já que na feira a planta fica um bom tempo sem a luz do sol, podendo ser que ela esteja frágil.
Acho que você fez bem em manter os galhos. É bom sempre ficar de olho na internet, se inspirando no trabalho dos colegas.

Se você quiser entrar em contato comigo, que sou da sua cidade, sinta-se à vontade, meu email é eugenio.pacelli@hotmail.com
Espero ter ajudado de alguma forma, apesar de ser um iniciante.

Best Wishes
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2012 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

so aconselho a nao misturar a vermiculita com o substrato, por se tratar de uma material extremamente drenante, ele iria reter muita agua no substrato sendo que a intenção e deixa-lo drenante. Vermiculita e direcionada para se fazer alporques, pelo mesmo fato de reter agua, pois no alporque e uma das caracteristicas necessarias.
Camila Geracelly

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2012 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada Marlon pela dica.

Eugênio, meu vizinho, tudo bom?
Fiquei sabendo, antes de ontem sobre os bonsais do contorno próximo a faculdade no Castelo Branco n é isso?
O Rapaz que trabalha no meu prédio também cultiva bonsais e me deu algumas dicas, me falou sobre essa casa de plantas que vende os substratos, vasos e bonsais.
Como estou morando a pouco tempo em João Pessoa, não sei direito onde procurar as coisas aqui.

Quanto a minha árvore, eu trabalhei nela e penso que o resultado será bom, de toda forma é a minha primeira intervenção.

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2012 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

Camila, sem considerar uma série de detalhezinhos, posso dizer que vc fez um bom trabalho!
Parabéns!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Camila Geracelly

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2012 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada Élio,

Mas quais foram os detalhes?
Posso corrigi-los?

Quanto ao reenvase, espero quanto tempo?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2012 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Camila Geracelly escreveu:
Obrigada Élio,

Mas quais foram os detalhes?
Posso corrigi-los?

Quanto ao reenvase, espero quanto tempo?

Camila, alguns detalhes:
1. Ramos rafiados e sem arame.
2. A Ráfia serve como protetor contra a agressão do arame e não para tornar o ramo maleável
3. O Shimpaku tem ramos bem maleáveis por natureza, como vc mesmo deve ter sentido.
4. A aramação (desculpe........está uma salada!! rsrsrsrsrsrs.....não fique braba comigo) mas, está cumprindo seu objetivo que é o que importa. Não adianta fazer uma aramação bonitinha e não dar a ela um objetivo concreto.

Pode transplantar para um vaso vaso de plástico daqui uns 3 meses.

Daqui uns 8 meses pode retirar a aramação. Creio que um dos troncos será interessante transformá-lo em Jin mas, isso é pra depois.

Repito, considero o reposicionamento dos galhos aramados como "muito bom"

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Camila Geracelly

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2012 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada Élio,

Vou tirar a ráfia dos galhos sem arame.

A aramagem ficou feia mesmo, como eu tinha falado antes a falta de experiência fez com que eu fizesse do jeito que deu pra fazer, mas ficou bem firme e consegui o movimento que queria.

Muito obrigada por suas colocações.
Eugenio PS

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2012 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Camila, na av. Beira Rio, paralela à Epitácio, tem umas 3 floras, onde você poderá encontrar bom material pra trabalhar.
Eugenio PS

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2012 11:47 am    Assunto: Responder com citação

é bom sempre ficar de olho em sites da internet, pra se inspirar:

http://ibonsaiclub.forumotion.com/forum
http://www.bonsai4me.com/
http://bonsaibark.com/
http://aidobonsai.com/
http://www.youtube.com/user/GrahamWPotter?feature=chclk

etc, etc
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: