FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JA POSSO INICIAR ALPORQUIA AGORA? LIMOEIRO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 24, 2012 11:56 pm    Assunto: JA POSSO INICIAR ALPORQUIA AGORA? LIMOEIRO Responder com citação

Amigos,gostaria de saber se nesta época do ano ja posso iniciar a alporquia do meu limoeiro, a parte do tronco que irei fazer a alporquia é mais ou menos na espessura de um cano de 40mm, a base tem aproximadamente 100mm. irei fazer uns 3 alporques neste limoeiro. ele ja esta emvazado e mede 1,30mt.
esta sera a primeira alporquia que irei fazer de cima para baixo.
a minha duvida é se posso fazer a alporquia agora ou terei de esperar mais tempo.
,sei que temos de observar a estação do ano,e estamos no meio do inverno praticamente. estava querendo iniciar agora,para que daqui um mes que vai começar a primavera ele ja estara iniciando as raizes,sera que da ria certo começa agora

aguardo opiniões

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2012 9:47 am    Assunto: Responder com citação

Não vejo por que não... perder o material vç não vai! O que pode acontecer é criar raízes em seguida ou não, mas isso é questão de tempo. O alporque estando pronto, a primavera vai chegar no seu tempo dentro do alporque!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2012 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Também não vejo problema em fazer a alporquia agora. A planta antes de enraizar leva algum tempo formando o "calo" no local da alporquia. Bem este calo já pode ir se formando e em seguida irá enraizar. Também precisamos lembrar que muitas plantas e dependendo da região, começam o período vegetativo bem antes da primavera do calendário. Mãos-à-obra.
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2012 11:02 pm    Assunto: alporquia Responder com citação

Mais uma vez agradeço o apoio . Agora mãos a obra ,esta semana irei providenciar o material direitinho, e vou tirar umas fotos para servir de acompanhamento.a principio minha idéia é usar um plastico transparente e depois embalar com papel aluminio.
este pé de limão nao esta totalmente saudavel,pois perdi a parte de cima dele, a alguns meses atras, ela secou toda. vou fazer o alporque nas partes que estão verdes,as que restaram. acho que vai da trabalho,mas vou ter de arriscar antes que eu perca ele por completo.ele ainda tem muitas folhas verdes,este mes percebi que ele deu uma reagida.vou aproveita agora .Vamos ver o que vai da.

MARCELO

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 1:43 pm    Assunto: alporquia Responder com citação

Amigos,hoje ja fiz a alporquia no limoeiro,agora é so esperar pra ver se vai vingar vou fica na espectativa .logo mando as fotos,e assim que eu ver alguma raiz, atualizo as fotos

abs
Marcelo

希望 (esperança)
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 4:34 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Se for fazer com asfagno, sugiro não mexer nem quando for retirar o alporque para o plantio, pois arrebenta fácil as frágeis raízes. Interessante é gerar calor, o papel alumínio irá isolar, quem sabe opte por plástico preto por cima do transparente que será sua vitrine! Boa sorte!

Abç
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 8:52 pm    Assunto: alporquia Responder com citação

Marcobonsai,eu tinha aqui guardada uma quntidade de substrato mistura de areia com terra preparada e uma pequena quantidade de humus mais a parte maior é de areia.
eu nao tinha outro material disponivel.Agora ta feito vamos ver o que vai da.
quanto ao papel aluminio´deve ser para isolamento,o tronco esta envolvido em um saco plastico transparente com o substrato e deixei uma mangueira se precisar regar.
quando eu for ver se enraizou é só abrir pra ver, esta tecnica eu vi num site
assim que der mando as fotos

abs
Marcelo

希望 (esperança)
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Blz, o que vale é a experiência e não deixe de compartilhar os resultados!
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2012 10:36 pm    Assunto: alporque limoeiro Responder com citação

Marco,logo mando as fotos para todos verem,vamos ver se vai da certo,ontem fiz uma rega pela mangueirinha que deixei,encaixando uma seringa nela
mais uma vez agradeço o apoio de todos

希望 (esperança)
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Legal Marcelo! Torço para que dê certo, estou com um bom material pra coletar, e o bom é que é no meu quintal mesmo. O meu ficará um bonsai grande, exceto se eu fizer um alporque e aproveitar duas plantas. Estão com belas curvas e um diâmetro considerável...tb vou meter a mão na massa...
abç
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2012 12:42 pm    Assunto: alporque Responder com citação

Beleza Marco, quando trabalhamos com material bom é outra coisa, este limoeiro meu vai fica show de mais, estou torcendo para o alporque dar certo
pois o tronco ja ta pronto,se nao der vou cortar abaixo do alporque, e trabalhar com a parte de baixo mesmo,nem vou fazer outro alporque,para nao perder esse material este limoeiro ta com um tronco de quase 100mm
no nebari, é só esperar formar a copa e pronto a altura dele devera ficar entre 60 a 80 cm de altura .

depois manda fotos ai do seu trabalho ok boa sorte

abs
Marcelo

希望 (esperança)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: