Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GrandGeraldo
Registrado: 25/07/12 Idade: 41 Mensagens: 10 Localização: Pará de Minas-MG
|
Enviada: Qui Jul 26, 2012 2:02 pm Assunto: Ajuda com Araçá - Projetos e desejos! |
|
|
Boa tarde pessoal!
Gostaria de várias opiniões.
Comprei esse pré-bonsai (acho que é um pré-bonsai a atual fase dele, porque bonsai ainda não é porque tem muito o que desenvolver), ele é de Araçá.
Perceba pelas fotos, parece haver alguns vícios de feitura. Mas não estou preocupado com isso agora.
A primeira coisa que estava pensando em fazer era um replante do mesmo.
Estive pensando em plantá-lo no sítio (perto aqui de casa porque fica na saída da cidade, posso ir todo dia se quiser sem problemas). Fica fácil o monitoramento do querido Araçá! Rs.
Lá tem algumas plantações, uma delas é de alface e é perto dele que gostaria de plantar, uma vez que todo dia ele recebá água e o solo é um bom solo para desenvolvimento de plantas. Perceba que a parte onde plantarei pegará mais sol.
A questão é:
Meu primeiro objetivo seria deixar a planta desenvolver e conseguir um certo porte e engrossar o tronco. Depois disso que gostaria de começar a moldá-lo. Talvez conseguindo fazer um nebari bacana para esse tipo de pé. Seria bacana esse replantio do araçá nessas condições? Porque teoricamente, no lugar que plantarei, dará a ele melhores condições do que se tivesse em uma bacia, no estilo mamadeira e escorredor, digamos assim.
O que acham?
A segunda questão é: seria necessário fazer alguma poda nessa situação?
Desde já agradeço!
Fotinhas: Estão em thumbnails, bastas clicar para vê-las maior.
 |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Qui Jul 26, 2012 6:51 pm Assunto: |
|
|
Se você tem a possibilidade de planta-lo no chão é a mais rápida para o desenvolvimento da planta, mas com os mesmos cuidados com a adubação.
Não vejo necessidade de nenhuma poda retiraria do vaso direto para o chão e deixaria crescer livremente.
Tem pessoas que colocam uma cerâmica em baixo da planta para que as raízes cresçam mais horizontalmente facilitando assim a coleta e o envaze.
Valeu. |
|
|
 |
GrandGeraldo
|
Enviada: Qui Jul 26, 2012 10:11 pm Assunto: |
|
|
Hmm.. quanto tempo você acha que dará um bom desenvolvimento plantada no chão? Tipo uns 8 meses?
Interessante essa dica do vaso !
Muito obrigado pelas dicas ! |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 26, 2012 10:36 pm Assunto: |
|
|
Vai ter que ter bastante paciência, talvez de 3 a 5 anos já tenha um resultado legal. Tenho uma muda dessa espécie que esta em um vaso grande há quase 2 anos e digamos que não esta nem perto do do ideal.
Mas esta em um vaso grande pois não tenho como planta-la direto no chão.
Valeu. |
|
|
 |
GrandGeraldo
|
Enviada: Sex Jul 27, 2012 12:08 pm Assunto: |
|
|
Interessante.
Nessa caso, vou replantar e tentar achar alguma árvore que ja esteja morrendo e que não seja de grande porte pra tentar fazer um yamadori.
Que você acha?
Quais são os critérios que vocês usam para buscar fazer um yamadori ? |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 27, 2012 7:08 pm Assunto: |
|
|
Sugiro que procure na sua região por viveiros, nesses locais geralmente existem muitas plantas com grande potencial para bonsai.
Se for fazer yamadori procure por plantas saudáveis, se a planta for mais velha vale a pena escolher plantas já com algum movimento no tronco, verificar também o nebari, e antes de coletar verificar a época ideal de coleta para a espécie, procure preservar ao máximo as raízes finas da planta. Eu sempre coloco direto em uma bacia com areia grossa de construção e aplico enraizador.
Tomar bastante cuidado com a rega após a coleta.
Outra maneira rápida de conseguir plantas mais desenvolvidas é o método da alporquia, de uma pesquisada e quem sabe se empolga e na primavera já terás bons materiais para trabalhar.
Valeu. |
|
|
 |
GrandGeraldo
|
Enviada: Sex Jul 27, 2012 7:25 pm Assunto: |
|
|
Opa! Valeu pelo direcionamento.
Vou olhar tudo isso.
Hoje mesmo fui no sítio e vi um pé de limão bem judiado. Acho que irei nele!
Mas voltarei lá e observarei. Caso for, ja busco os "equipamentos" para fazer tudo nos conformes!
Muito obrigado e em breve eu vou postar aqui novamente.
Se puder dar uma olhada depois, eu agradeço!
Abraço! |
|
|
 |
GrandGeraldo
|
Enviada: Sáb Ago 04, 2012 11:20 am Assunto: |
|
|
Amanhã irei em uma fazenda e irei atrás de alguns bonsai em potencial!
(Se der sorte né).
Postarei fotos. |
|
|
 |
|