|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2012 4:40 pm Assunto: Buxus - Moyogi |
|
|
Esse buxus está sendo trabalhado a uns 3 ou 4 anos...
Era um buxus desses de topiaria, estava judiado num garten centrer e comprei por um preço bem bom, na época tinha cerca de 1 metro de altura, foi sendo reduzido pouco a pouco até chegar a essa altura de hoje, que +- 30 cm com o vaso...
Estou tendo dificuldade para fazer engrossar o ápice, o crescimento dele é muito lento... acho que vou plantá-lo no chão no ano que vem para dar uma "bombada"
Esse jin e urô eram de dois galhos grossos que tive que tirar...o projeto inicial dele era mais voltado p/vassoura...
Cima
Opiniões?? _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Raoni Moraes 2.o PASSO

Registrado: 26/11/09 Idade: 38 Mensagens: 239 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Dom Jul 22, 2012 10:07 pm Assunto: |
|
|
Não conheço o trato com o buxinho.
Muito bom o nebari da sua planta, acredito q o próximo passo deveria ser a formação dos patamares ou da copa!
um grande abraço e parabens |
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Dom Jul 22, 2012 11:15 pm Assunto: |
|
|
acho o buxinho uma das plantas mais bonitas, as folhas, a textura da madeira, masss... pra mim é a mais complicada de trabalhar.. |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Jul 23, 2012 9:13 pm Assunto: |
|
|
Frk leal, tudo bem?
Na minha opinião, o mais difícil já está feito, que é ir baixando pouco a pouco. Se foce meu, eu não iria plantar no chão, apesar de ser o melhor lugar para o desenvolvimento da planta.Se vc plantar no chão, depois vc tem que por em vaso de treinamento para só depois ir para o vaso de bonsai.Com isto vc perderia tempo.
Acredito que na próxima primavera, com uma boa adubação e aramação fina vc deixará ele quase pronto.
Parabéns pelo trabalho realizado até agora,na minha opinião, muito bom.
Abraço! _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jul 24, 2012 11:03 am Assunto: |
|
|
Bom dia .. infelizmente nós ainda não atingimos( nós , me incluo nesta..) um estagio mais aprimorado na arte e acabamos por pular etapas na busca por rapidez . Sendo que temos um desejo incontrolavel de ver nossas plantas em vasos pequenos para poderem ser chamados de BONSAI.
"Estou tendo dificuldade para fazer engrossar o ápice, o crescimento dele é muito lento... acho que vou plantá-lo no chão no ano que vem para dar uma "bombada" "
A meu ver o ideal seria retirar deste vaso pequeno colocar numa bacia para que se desenvolva e tenha os patamares bem compactados , inclusive com o aumento da massa verde os galhos tb ganhariam em diametro .
O tachiagari é bom , mas a ramificação esta deficitaria e deve ser melhorada, para tanto a planta precisa de espaço para as raizes e adubação adequada e cultivo a pleno sol ...
Depois de pronta seria colocada novamente neste vaso ou num outro redondo de bordas baixas. |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Ter Jul 24, 2012 12:41 pm Assunto: |
|
|
Sei bem como é isso Sérgio, a pressa das coisas e a escolhas que fazemos para atender certas necessidades.
Mas essa planta, bem como algumas outras que tenho atualmente no meu apartamento, foram transplantadas para vasos de bonsai por pura necessidade.
Não tinha como levá-las para o meu apartamento nas bacias que estavam, além do espaço, minha mulher iria me matar.
Esse buxus mesmo, foi mantido desde que comprado em uma bacia grande, com um crescimento mais intenso logo que feitas as podas, mas depois estabilizado. Infelizmente, hoje, isso é impossível...as opções que disponho são trabalhar a ramificação e dele no vaso mesmo e me contentar com o desenvolvimento lento ou então plantá-lo no chão para corrigir esses defeitos com mais rapidez.
A bacia pode te permitir maior controle e ajudar quando não a pessoa não tem um terreno ou quintal. Mas para quem tem disponibilidade, acho que a melhor opção ainda é o plantio direto no solo. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Jul 25, 2012 10:32 pm Assunto: |
|
|
FrK_leal , Muito bonito este buxus , seu crescimento realmente é muito lento ,mas não acho que seja uma planta difícil de se trabalhar , a unica coisa que nao podemos fazer é desfolha-lo o resto ele suporta muito bem.
Também acho que neste vaso pequeno seu crescimento será quase nulo , se puderes passar para um maior ou uma bacia seria ótimo. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Brenno Brandão Pereira
Registrado: 13/01/12 Mensagens: 21 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2012 8:26 am Assunto: |
|
|
Meu buxinho mesmo acho muito resistente, pq faço cada poda radical nele, troco de vaso ai molho direitinho e quando vou ver em uns 10 dias já esta com brotação no tronco!
tou doido pra entrar logo a primavera pra dar uma bombada na adubação só pra ver ele e minhas outras plantas se desenvolvendo!
um dia deixo meu pequeno buxinho tão bonito quanto o seu! _________________ www.bonsaiba.blogspot.com.br
www.moedasba.blogspot.com.br |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2012 10:02 am Assunto: |
|
|
FrK,
também gostei da planta; está quase pronto. Como os amigos disseram a parte mais difícil já foi feita. Eu daria duas sugestões:
1 - Não descuidar da manutenção deste jin para evitar apodrecimento;
2 - O ápice destoa bastante da linha do tronco. Eu puxaria ele para a direita.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2012 1:52 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Frank, bem legal sua planta... baixou até 30 cm, não pensou na hipótese de baixar mais um pouco e aproveitar a robustez, bom nebari, jin e dar mais alguns anos de aparência pra sua planta? Vou dar um pitaquinho sugestivo, sei que quando começamos a trabalhar uma planta por tanto tempo, ficamos meio conservadores com nossas ideias e obsessivos na busca pelo resultado idealizado, mas...já pensou em algum momento se desfazer deste ápice em formação? Pois é, olhando por foto, quem está de fora pode se equivocar, mas analizando toda a folhagem que está abaixo deste ápice eu ví grande possibilidade de formar a copa daplanta a partir da mesma, transformando o ápice atual em madeira morta, ficando exposto acima desta suposta copa mais baixa, mais próxima do chão. Imaginei uma copa aberta, arredondada olhando de cima, rala olhando de frente e com as pontas ligeiramente caídas, simulando mais ou menos as linhas de um guarda chuva mas sem peso de folhagem, trazendo ao observador justamente ao tronco que ficará com a impressão de mais grosso, o nebari belo que se forma e as madeiras mortas que se sobressairão acima da copa verde mostrando um certo peso de idade e adversidade na qual a árvore foi sujeita! É apenas uma visão minha, seu trabalho está muito bom!
Quero aproveitar pra compartilhar que a cada 2anos eu desfolho o buxus pelo pecíolo e ele brota muito bem! Existe muito mito! Não podemos é cortar um galho e deixá-lo pelado! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|