Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Jul 30, 2012 2:46 pm Assunto: Alporquia de Figueira |
|
|
Amigos
Em fevereiro de 2011 fiz uma alporquia em uma figueira e em abril do mesmo ano já pude retirar.
De lá até hoje venho, literalmente, colhendo os frutos dessa planta tão interessante de cultivar como Bonsai.
Não utilizei técnica alguma até hoje, somente podas para ramificação.
O que acham?
Um mês depois de plantada (05/2011)
Em 10/2011
Em 11/2011
Em 04/2012
E as próximas fotos são de 07/2012. Muitos Frutos....
Assim que a primavera chegar pretendo começar a ramificar os patamares e o ápice para compactar e melhorar a silhueta da planta.
Abraço a todos... _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Ederson 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 30, 2012 6:13 pm Assunto: |
|
|
Rogério
Planta com belo movimento, na minha opinião deveria aproveitar o final do inverno para fazer uma podo elegendo um ápice e eliminado alguns galhos que nascem na mesma altura, mas em lado contrário. para os que ficarem arramar e dar movimentos semelhantes ao tronco.
Ou talvez analizando esta foto vc poderia deixar apenas este galho a esquerda como ápice e cortar o restante fazer um corte na diagonal. Formando dai um estilo moyogi.
Questão de escolher o melhor, ainda sou da segunda opinião, inicialmente brusca mas futuramente mais bonita.
Abraço |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jul 30, 2012 6:20 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Rogério blz!?
Virei um aficcionado por está espécie quando vi um trabalho na net de um cara de outro país, infelizmente não achei mais o trabalho do cara. Não me lembro se foi um link que alguém postou em algum lugar aqui do forum que li, não sei mais onde está....hehehe
Mas foi determinante pra mim, era uma planta muito linda, sua ramificação espetacular com a base bem calibrosa e o interessante nisso era o registro que o cara fez com a evolução da criatura. Um material didático inspirador...então, comecei com estacas, fiz algumas, hoje um ano depois estou com 4 afirmadas e espero poder acompanhar o post aqui e quem sabe irmos trocando experiências! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 30, 2012 6:50 pm Assunto: |
|
|
Ederson escreveu: | Rogério
Planta com belo movimento, na minha opinião deveria aproveitar o final do inverno para fazer uma podo elegendo um ápice e eliminado alguns galhos que nascem na mesma altura, mas em lado contrário. para os que ficarem arramar e dar movimentos semelhantes ao tronco....
|
Obrigado Ederson
Sim ... a idéia é essa...!
Logo farei uma poda geral onde escolherei galhos para os patamares e novo ápice, retirando o que for demais...
Por enquanto vou aproveitar as frutas... hahahahaha
Obrigado pela dica!
Abraço _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 30, 2012 6:55 pm Assunto: Re: Bonsai |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Rogério blz!?
Virei um aficcionado por está espécie quando vi um trabalho na net de um cara de outro país, infelizmente não achei mais o trabalho do cara. Não me lembro se foi um link que alguém postou em algum lugar aqui do forum que li, não sei mais onde está....hehehe
Mas foi determinante pra mim, era uma planta muito linda, sua ramificação espetacular com a base bem calibrosa e o interessante nisso era o registro que o cara fez com a evolução da criatura. Um material didático inspirador...então, comecei com estacas, fiz algumas, hoje um ano depois estou com 4 afirmadas e espero poder acompanhar o post aqui e quem sabe irmos trocando experiências! Abç |
Caro MarcoBonsaiPoa
Gostaria muito de ver tal reportagem... quem sabe consegue localizar as fotos ou o site para todos do Fórum.
Quando puder crie um post para vermos suas Figueiras também...
Quanto a trocar experiências, fico a disposição no que estiver ao meu alcance.
Obrigado e abraço! _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Seg Jul 30, 2012 10:34 pm Assunto: figueira |
|
|
ola amigo,lindissimo seu material tambem sou apaixonado pela especie tenho alguma que fiz a partir de uma muda que combrei e fiz algumas mudas e uma que fiz por yamadori mas nada perto de seu mateiral,lindissimo parabens.
Abracos |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Jul 31, 2012 9:27 am Assunto: |
|
|
Rogério a matéria e planta, postado pelo Bruno de Juíz de Fora no seu blog... quando eu vi pela primeira vez se apresentava em outro formato(tela cheia), mas dá pra ter uma ideia da planta em questão!
segue o link:
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2011/10/evolucao-de-um-ficus-carica-sensacional.html
fícus carica da matéria acima de
José Luis Pitarch Ávila
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Isaax
Registrado: 03/06/12 Idade: 41 Mensagens: 48 Localização: Jaboticabal -SP
|
Enviada: Ter Jul 31, 2012 11:08 am Assunto: |
|
|
A figueira e o gênero Ficus em geral, são muito gratificantes de se trabalhar devido a facilidade do "pegamento" em propagações vegetativas. O figo responde muito bem á técnica de madeira morta e grandes alporques para tocões. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 31, 2012 11:37 am Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Rogério a matéria e planta, postado pelo Bruno de Juíz de Fora no seu blog... quando eu vi pela primeira vez se apresentava em outro formato(tela cheia), mas dá pra ter uma ideia da planta em questão!
|
Obrigado MarcosBonsaiPoa
Ótima matéria!
Valeu e abraço! _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jul 31, 2012 11:46 am Assunto: |
|
|
Rogério, ótimo material obtido por alporquia. E está bem trabalhado e cultivado até aqui. Parabéns.
De fato a matéria mostrada no linck é muito inspiradora.
fiz dezenas de alporquias este ano em ficus carica e certamente esta matéria me será muito útil.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 31, 2012 12:11 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Rogério, ótimo material obtido por alporquia. E está bem trabalhado e cultivado até aqui. Parabéns.
De fato a matéria mostrada no linck é muito inspiradora.
fiz dezenas de alporquias este ano em ficus carica e certamente esta matéria me será muito útil.
abraço |
Amigo Elio
Obrigado pelas palavras! Sei que daqui em diante o trabalho será grande para chegar a uma boa planta com futuro promissor para Bonsai.
Já aproveitei para salvar o link nos meus favoritos para servir de fonte de consulta sempre que necessário.
Obrigado e boa sorte com suas alporquias!
Abraço! _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
RenatoCosta
Registrado: 24/02/12 Idade: 48 Mensagens: 8 Localização: Pindamonhangaba-SP
|
Enviada: Ter Maio 21, 2013 12:26 pm Assunto: |
|
|
maravilha! comprei um parecido com o seu na feira, deixei ele tomar um pouco de sol e as folhas murcharam e caíram, os galhos deram uma secada, será que morre? |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 21, 2013 1:04 pm Assunto: |
|
|
RenatoCosta escreveu: | maravilha! comprei um parecido com o seu na feira, deixei ele tomar um pouco de sol e as folhas murcharam e caíram, os galhos deram uma secada, será que morre? |
Caro Renato
A primeira coisa a verificar é se o substrato está muito compactado impedindo a penetração da água.
Se os galhos secaram é possível que a planta venha a morrer.
É uma planta muito nova? Obtida por estaca ou alporquia?
Seria interessante abrir um tópico em "Minha Árvore e a sua Opinião" para que possamos ver ela por inteiro com fotos perto e longe.
Abraço,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
|
|
 |
|