FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga - poda drástica
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 1:22 pm    Assunto: Pitanga - poda drástica Responder com citação

Fiz uma poda drástica em um pé de pitanga que eu tinha em vaso, ele tinha mais ou menos 1,5 metros de altura.

Agora ele está com vários brotos novos e gostaria de ajuda para saber se estou conduzindo certo, que brotos devo tirar e quais devo manter.

Obrigado!!!

Editado pela última vez por attilaokada em Dom Out 14, 2007 11:45 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Pela terceira foto dá pra perceber um novo broto também à direita, eu deixaria crescer o da esquerda como galho de sacrificio e trabalharia a partir do da direita Wink já aproveitava para dar um movimento aos demais também, talvez com um pouco de inclinação se conseguiria um moyogi.

A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Atila,

pela foto parece que vai dar moyogi mesmo. Não retire os brotos ainda. Espere a brotação completar. Até a primavera ainda podem sair novos brotos e ajudar melhor ana composição do estilo ou outro que escolha. Até o fim de setembro seria melhor para esperar.

T+
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 9:57 pm    Assunto: Recuperação Responder com citação

Átila

A recomendação feita pelo Darkaso de não retirar ainda as brotações "extra" é muito importante. Este início de brotação significa que a planta vai se recuperar, não que ela já tenha se recuperado da poda drástica. Devido à eliminação de todos os ramos, as raízes pararam de crescer por certo tempo e agora necessitam receber os hormônios produzidos pelos brotos para reiniciar o crescimento. Este tempo pode variar de 2 a 6 meses, dependendo da espécie e da intensidade da poda das próprias raízes. Retirar as brotações antes da recuperação total pode colocar a planta em estresse, com risco de morte.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Bom a recomendação era esperar até o fim de setembro, mas como eu sou um pouco impaciente, resolvi postar as fotos de como ela está agora.
Desfolhei um pouco pra vc´s poderem ver como estão os galhos. Segue as fotos dos 4 lados.

Gostaria de idéias e opiniões quanto ao caminho a seguir, críticas também são bem vindas.

Fiz uma projeção à partir da segunnda foto para ilustrar a idéia que eu tive, os galhos pretos são galhos de fundo. Gostaria de opiniões também quanto a ela, se é viável, se é uma boa projeção e o que pode ser corrigido no meu desenho.

Valeu!

Editado pela última vez por attilaokada em Dom Out 14, 2007 11:46 am; num total de 1 vez
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 6:17 pm    Assunto: Pitanga Responder com citação

Atila

Sua projeção não está ruim, mas não aproveita o que a planta tem de melhor: a possibilidade de fazer um moyogi com algumas curvas.

O desenho mostrado pelo Júnior é um belíssimo exemplo, com uma estrutura perfeita, obra do nosso artista Duprat. Pelo teu próprio desenho, parece que você preferiria uma copa com folhagem mais densa. Portanto, minha sugestão seria fazer como indicado pelo Junior (plantar inclinado para gerar a 1a. curva) e construir a estrutura com base no modelo do Duprat, mas deixando galhos mais próximos, para fazer uma copa cheia como no seu desenho. Ficaria show!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando com foto e projeção mais recentes.

Segui o modelo do moyogi que o ferreira mandou...
O que acham?
Dicas, sugestões, idéias, críticas?
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 14, 2007 11:49 am    Assunto: Responder com citação

Ah, aproveitando a oportunidade, queria tirar umas dúvidas:

Se repararem bem verão que no meio do tronco do lado esquerdo tem um brotinho nascendo. Posso usá-lo de galho de sacrifício?

Tem esta mesma foto em tamanho grande aqui:
http://farm3.static.flickr.com/2273/1535477819_d513dff9f6_o.jpg

Se eu o fizer, o tronco vai engrossar mais desta parte pra baixo, né?
Como fazer? É só deixar crescer bastante sem podar nunca até achar que ficou bom e depois podar bem rente ao tronco?

vlw.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Attila,

será exatamente como colocou. Crescendo sem podar o tronco engrossará dali para baixo. Após chegar no calibre que deseja faça a poda bem rente mesmo. isto produziria um uro bem interessante nessa parte.

T+
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2012 10:37 pm    Assunto: de volta ao fórum... Responder com citação

Fiquei afastado do fórum por um longo tempo, mas agora voltei.
Acabei descuidando das minhas plantas, perdi quase todas, mas salvei esta. Ela é a primeira que eu peguei pra aprender bonsai.

Nestes 5 anos minha pitangueira não teve o devido cuidado... Pra piorar eu ainda tive alguns contratempos. Ano passado fiz uma poda leve de copa e uma poda de raiz pra arrumar o nebari . Até ai tudo certo, mas no dia seguinte meu cachorro pegou o vaso arrancou a planta e espalhou a terra toda pelo quintal.. fez uma bagunça e eu quase perdi a planta.. Ela ficou no sol e com todas as raízes descobertas, tava bem murcha. Replantei na pressa sem mexer nas raízes que podem ter ficado meio bagunçadas.

Bom a planta se recuperou muito bem. Essa semana começou a soltar vários novos brotos e inclusive algumas flores.

Hoje fiz uma desfolha pra densificar mais a copa e engrossar mais os galhos e então resolvi voltar a estilizar a planta para ver se um dia ainda consigo transformar ela num bonsai. Fiz fotos que seguem ao final para que vocês possam me ajudar.

Há 5 anos atrás eu era meio sonhador e não sabia muito bem o que ia acontecer, hoje vejo que minha pitangueira não seguiu muito bem o caminho que eu tinha imaginado, mas até que está ficando uma planta bonita.

Gostaria muito da ajuda de vocês, para decidir se devo podar, de que forma e qual a melhor época para fazer.

Na minha opinião os galhos ainda não engrossaram o suficiente, então o que eu estou fazendo é só uma desfolha no inverno e outra no início do verão.

Minha planta também não foi aramada nenhuma vez... Agora não sei se eu aramo ela do jeito que está ou se eu deixo ela crescer sem fazer nada até que os galhos se engrossem.
Pensei em fazer uma poda semidrástica daqui uns dois anos e aramar os novos brotos do início pra criar as curvas e estilizar melhor.

Segue algumas fotos:

Este é um antes e depois da desfolha, com o lado que eu escolhi pra ser frente:

Agradeço novas idéias, criticas ou sugestões.
Todas as opiniões serão muito bem vindas!!!
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2012 4:18 pm    Assunto: Fiz a aramação, agora não sei qual poda devo fazer... Responder com citação

Fiz a aramação da minha planta, mas não sei o que fazer com o topo dela...

Estou pensando em duas possibilidades de poda. Será que fica bom?? Alguém tem alguma idéia melhor?

Obrigado!!!
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2012 3:30 pm    Assunto: Outra idéia. Responder com citação

Hoje pensei em uma poda diferente, estilo moyogi e uma planta um pouco maior, será que dá certo?

marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2012 12:09 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Attilaokada vou dar 3 pitacos de poda ok..

1:

2:

3:

A escolha é sua rsrs
Abraços...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: